• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 cidades fantasmas mais interessantes do mundo

POR Bruno Dias    EM Mundo Afora      21/01/20 às 00h23

Quase todo mundo já ouviu falar de cidades fantasma espalhadas pelo mundo. Esse assunto sempre desperta a curiosidade de muita gente. Principalmente pela vontade de saber quais foram os motivos que levaram todos, ou pelo menos boa parte, dos habitantes de um local a sair dali.

Nos EUA, por exemplo, essas cidades fantasmas são bastante associadas ao Velho Oeste. O caso, geralmente, é que uma cidade surgiu do nada, ao lado de uma mina e quando as oportunidades de negócio acabaram todos se mudaram. Mas ao redor do mundo essas realidades são diferentes. Algumas cidades foram abandonadas por razões que não tem nada a ver com economia. E em alguns casos, o abandono teve que ser tão rápido, que as pessoas deixaram seus pertences para trás. Mostramos aqui, algumas das cidades fantasmas mais interessantes do mundo.

1 - Bodie

Essa cidade foi nomeada em homenagem a WS Bodey, que foi um mineiro que encontrou ouro, me 1859. E foi por causa desse achado, que começou uma pequena corrida do ouro anos depois. Em um momento a cidade parecia que poderia se tornar uma grande metrópole. Isso porque em 1880 era a terceira maior cidade da Califórnia.

Na década de 1890, o ouro já tinha começado a diminuir. E em 1892, a cidade foi atingida por um incêndio, que afetou grande parte da cidade. Em 1917, Bodie já estava quase morta. E em 1932, outro incêndio atingiu grande parte da cidade. E a mina foi oficialmente destruída, em 1942.

A cidade foi ficar totalmente vazia em 1962, e foi tida como um local histórico a ser preservado. E isso fez com que ela se tornasse um destino turístico. Bodie recebe mais de mil visitantes por dia, nos verões. Mas no inverno, a cidade volta a ser fantasma pois seus invernos são bastante severos.

2 - Craco

Essa vila foi esculpida em rocha na região italiana do sul de Basilicata, e foi fundada no século VI d.C. A vila enfrentou várias coisas como por exemplo a peste negra. E o que a fez virar uma cidade fantasma foram uma série de terremotos nos anos 1950 e 1960, que deixaram o lugar instável. O governo não queria colocar em risco os 1.800 cidadãos e eles foram expulsos do lugar antes que o lugar despencasse.

A vila ainda continua de pé até hoje. Mas não se sabe, ao certo, o quanto seria os danos causados se as pessoas ainda continuassem vivendo lá. Mesmo sendo uma cidade fantasma, essa vila sedia, todo semestre, festivais. E também foi cenário para produções de filmes como A Paixão de Cristo.

3 - Ilha Hashima

Essa ilha fica na costa da cidade de Nagasaki. Então não é de se surpreender que ela seja uma cidade fantasma. Na década de 1850, o local foi tido como uma mina de carvão bastante rica e atraiu vários mineiros. O lugar era um ponto de negócios tão grande que ele atraiu cinco mil pessoas. Por ela ser uma ilha, esse tanto de pessoas no mesmo local a tornou o lugar mais densamente povoado do planeta.

Mas em 1974, a mina de carvão secou e todas as pessoas resolveram deixar a cidade. O Japão até tentou declarar a ilha como patrimônio da UNESCO, em 2006. Esse pedido foi atendido em 2015.

4 - Wittenoom

Essa cidade mineira fica na Austrália Ocidental e foi fundado em 1950. Quando ela estava no auge ela tinha uma população de 20 mil habitantes. Ela existiu até 1966, quando foi descoberto que a mina de amianto estava enchendo o ar de toxinas. E por causa disso, aproximadamente, 300 mineiros morreram.

O governo fechou a mina e a população da cidade foi caindo drasticamente. Mas foi somente em 2007 que ela sumiu do mapa. Mesmo com os riscos, em 2019, três pessoas quiseram morar na cidade. E convidaram turistas para descer as minas mortais.

5 - Kolmanskop

Essa cidade namibiana tinha diamantes abundantemente. Em 1912, as minas dessa cidade produziam cerca de 12% do suprimento mundial de diamantes, e a população do lugar nunca passou de mil habitantes. Mas o tempo "fértil" da cidade acabou super rápido. E em 1930, todas as minas da cidade estavam limpas. E em 1956, o lugar estava totalmente abandonado.

A cidade fica em meio a dunas de areia e isso tem seu lado positivo e negativo. O lado negativo é que a cidade pode ser enterrada pela areia. Mas o lado positivo é que a falta de vegetação e umidade deixou os prédios bem preservados.

6 - Tyneham

Os moradores dessa vila foram expulsos, em 1943, porque a Escola de Artilharia da Royal Armoured Corps queria aumentar o seu campo de tiro. E mesmo depois do fim da Grande Guerra, as forças armadas do Reino Unido disseram que eles ainda precisavam do lugar. E o único dano estrutural que a vila teve foi a demolição de uma mansão para que suas peças fossem recicladas.

O lugar é bastante preservado e produz plantas raras por causa da ausência de humanos ao redor. Em 2019, o acesso de turistas a sete prédios foi proibido por serem considerados não seguros.

7 - Dhanushkodi

Essa comunidade pesqueira foi um sucesso por muito tempo. Mas em 1964, o sucesso acabou porque o local foi atingido por um ciclone. E isso deixou 1.800 pessoas mortas. E a parte que costumava ser a vila, está submersa.

Algumas pessoas ainda residem nesse lugar e estão afastadas das comodidades modernas. E estão lá por sua conta em risco de outro ciclone.

Próxima Matéria
Via   Toptenz  
Imagens Youtube
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+