• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 cidades onde carros são proibidos

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      15/09/19 às 21h04

Todo mundo sabe que, hoje, os carros são extremamente importantes na nossa sociedade. É um bem de consumo muito desejado e muito útil. Afinal, a gente precisa se locomover, e quanto mais prático e confortável for, melhor. Em contrapartida, os carros também são bastante prejudiciais ao meio ambiente, ainda mais em um mundo cada vez mais cheio de carros, onde isso se torna um problema em grande escala. O aquecimento global que o diga.

Pensando nisso, muitas cidades já estão implementando regras e condições para diminuir a dependência desses veículos. Esse é um ponto que já vem sendo estudado há pelo menos uma década. Planejadores urbanos e formuladores de políticas de todo o mundo já começaram a debater formas para que as cidades comecem a criar novos espaços para pedreses e assim reduzir a emissão de CO² do diesel.

Madri, na Espanha já começou isso faz tempo. Inclusive, agora a cidade implantará uma mediada que proíbe o uso de carros não residentes na cidade. Os únicos veículos permitidos serão os de moradores locais, contando que sejam carros de emissões zero, táxis e transporte público. E a capital espanhola não é a única cidade que está caminhando para um futuro sem carros. Confira 7 cidades onde os carros são ou serão proibidos em breve.

1 - Oslo, Noruega

A capital da Noruega, Oslo pretende proibir permanentemente todos os carros do centro da cidade até o final desse ano. Seis anos antes da proibição em todo o país entrar em vigor. Assim, a cidade norueguesa irá investir em transporte público e substituirá 56 quilômetros de estradas que antes eram dominadas por carros por ciclovias.

2 -  Madri, Espanha

Até 2020, Madri irá proibir o uso de carros em 2 mil quilômetros de estradas no centro da cidade. A iniciativa é uma parte do "plano de mobilidade sustentável", onde planejadores urbanos irão remodelar 24 das ruas mais movimentadas da cidade. Assim, as pessoas poderão caminhar ao invés de dirigir. O plano visa reduzir de 29% para 23% o uso de carros na cidade. Os motoristas que não seguirem as novas regras irão pagar multa. E os carros mais poluentes pagarão mais caro para estacionar.

3 - Hamburgo, Alemanha

Embora a cidade ainda não tenha proibido o uso de carros, Hamburgo tem planos ambiciosos de tornar a caminhada e o ciclismo o seu meio de transporte dominante. Nos próximos 20 anos, a cidade alemã irá reduzir o número de carros, permitindo apenas pedestres e ciclistas em determinadas áreas. Posteriormente, o projeto implantará uma "rede verde", com vários espaços conectados para a população acessar sem carros.

4 - Copenhague, Dinamarca

Atualmente, mais da metade da população de Copenhague se locomove de bicicleta diariamente. Isso é reflexo de um esforço da cidade para introduzir zonas exclusivas para pedestres, implementadas ainda na década de 1960. A cidade tem uma das menores porcentagens de posse de carro em toda a Europa. Além disso, Copenhague também prometeu que, até 2025, será completamente neutra em termos de emissão de carbono. Ou seja, uma cidade sem carros.

5 - Paris, França

Em 2014, a capital francesa proibiu carros com placas de número par por um dia no ano, a poluição caiu em 30%. A medida faz parte de uma série de esforços para reduzir as emissões de CO². E agora, a cidade quer desencorajar os carros de se locomoverem no centro da cidade. Em 2016, todos os carros, fabricados antes de 1997, não puderam dirigir por uma semana. Essas foram apenas algumas das medidas iniciais. Agora, Paris pretende dobrar o número de ciclovias e limitar o uso de carros elétricos até 2020.

6 - Bruxelas, Bélgica

Bruxelas, na Bélgica, tem a maior área livre de carros de toda a Europa. Isso porque a maioria das ruas, que cercam o centro da cidade, são apenas para pedestres. Em 2002, a cidade lançou a primeira "Semana da Mobilidade", para incentivar o transporte público ao invés do transporte privado. E por um dia, todo o mês de setembro, todos os carros são proibidos no centro da cidade. No começo desse ano, a cidade começou a proibir carros a diesel, que foram fabricados antes de 1998. Outra medida de incentivo, é que o transporte público da cidade será gratuito nos dias de alta poluição do ar.

7 - Berlim, Alemanha

Em 2008, a capital da Alemanha criou uma zona de baixa emissão de poluentes, onde proibiu o uso de todos os veículos a gás e diesel, que não cumpram os padrões nacionais de emissão. São 54 quilômetros de área, o que afeta aproximadamente um terço da população de Berlim. A cidade também começou a construir super ciclovias, onde carros são proibidos.

E você, o que acha dessas medidas que proíbem o uso de carros, mesmo que em algumas regiões? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+