icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 civilizações antigas que você nunca ouviu falar

POR Leticia Rocha EM Curiosidades 11/04/19 às 17h00

capa do post 7 civilizações antigas que você nunca ouviu falar

Nosso planeta tem mais de 4,5 bilhões de anos. Com certeza, esse é um tempo que deve ser levado em consideração para a história de nosso planeta. Nem sempre as coisas foram como são agora. Nós evoluímos significativamente ao longo do tempo. Nos tornamos mais inteligentes, mais ágeis e versáteis. Aprendemos a construir coisas e mudamos completamente o habitat em que vivemos. Mas e quanto aos nossos antepassados? Acredite, existem civilização antigas que você nunca ouviu falar, de tão antigas que são.

A verdade é que a Terra é muito extensa e vários povos e civilizações viveram aqui. Não seria possível conhecer todos eles, mas para te ajudar, nós vamos te mostrar algumas dessas civilizações tão antigas que a maioria das pessoas nunca ouviu falar.

1 - Civilização do Vale do Indo 

Essa civilização descoberta recentemente se estendia por partes do Paquistão, do Afeganistão e da Índia. Duas cidades foram encontradas durante as escavações. Nas casas encontradas, os pesquisadores descobriram que cada uma tinha seus poços e banheiros. Além disso, contavam também com um moderno sistema de drenagem subterrânea. Ao que parece, a civilização tinha uma língua própria que foi encontrada em pastilhas de cerâmica e cobre. No entanto até hoje ninguém conseguiu decifrar os códigos. Como a civilização sumiu também não está claro, as teorias são várias. Poderiam ter desaparecido depois de o rio secar, ou depois de ocorrer enchentes. Talvez, a civilização tenha sofrido uma invasão, mas nada é certo.

2 - O Reino de Aksum 

Aksum foi um reino que se localizava onde hoje é o norte da Etiópia. Um escritor persa descreveu que a civilização era uma das maiores potências do mundo naquela época. Acredita-se que a sociedade se organizava hierarquicamente entre reis e nobres, mas isso é tudo. Não se tem muitas informações sobre Aksum e por isso é considerada uma civilização perdida.

3 - Konar Sandal

Konar é outra civilização que só foi descoberta muito recentemente. O que os especialistas encontraram até agora foi um edifício de dois andares feito com paredes muito grossas. Acredita-se que a civilização se pautava em uma série de rituais e crenças da época da Idade do Bronze. Antes de ser descoberta pelos cientistas, várias escavações não autorizadas foram realizadas e vários tesouros foram perdidos. No entanto, as buscas continuam e os especialistas pretendem descobrir mais sobre. Acreditam até que podem encontrar evidências da mais antiga língua escrita do mundo.

4 - Sanliurfa, Turquia

Sanliurfa está localizada onde atualmente é a Turquia. No local, os pesquisadores encontraram o que acreditam ser um dos templos mais antigos do mundo. O templo é formado por pedras dispostas de forma circular. Algumas pedras tem até 5 metros de altura e pesam entre 7 e 10 toneladas. Além disso, elas também foram entalhadas com figuras de animais. Sanliurfa também pode ter um local sagrado, já que acreditam que uma das cavernas encontradas por lá foi o local de nascimento do profeta Abraão.

5 - Reino Ariano

Os arianos surgiram há cerca de 1000 anos antes de Cristo, quando um grande grupo de nômades se mudou para a Índia. No local, eles desenvolveram a língua ariana e também a agricultura. No entanto, não existem muitas outras informações sobre eles.

6 - Mehrgarh

Vestígios da civilização de Mehrgarh foram encontrados no Paquistão há algum tempo. Acredita-se que essa pode ser uma das civilizações mais antigas, que surgiu há cerca de 7 mil anos antes de Cristo. Infelizmente, existe um certo descaso quanto à exploração do local e é por isso que até hoje não se descobriu muito sobre. O que já foi encontrado pelos pesquisadores sugerem que Mehrgarh era uma sociedade altamente desenvolvida e que tinha vínculos de comércio com as mais distintas regiões.

7 - Nubia

A civilização de Nubia foi tão importante que chegou a governar o Egito. O reino tinha sua própria escrita, cultura e pirâmides (algumas delas ainda podem ser vistas). No entanto, essa rica civilização teve fim depois que o faraó Sneferu a invadiu e a transformou em um posto de extração mineral. E foi assim que a região se tornou apenas mais uma sob a liderança de um faraó.


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest