• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas assustadoras sobre o mercado negro

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      01/08/18 às 15h25

O mercado negro é uma realidade que é de conhecimento de todos. Mas ninguém sabe muito bem como funciona porque não é que ele seja como uma feira, onde barraquinhas de produtos ilícitos são montadas em algum lugar da rua, onde os produtos anunciados com o menor preço atraem os clientes.

Esse mercado está em uma crescente e prospera em todo mundo. Os itens ilegais vendidos são os mais variados e uma estimativa recente avaliou quanto esse mercado valeria. O valor é absurdo, 10 trilhões de dólares, o que equivale a 22% do PIB mundial. Nessa lista mostramos algumas coisas bizarras que aconteciam e acontecem nesse mercado.

1 - Venda de órgãos

O roubo e venda de órgãos é o que mais as pessoas imaginam que acontece no mercado negro, mas não era ilegal vender seus órgãos até meados dos anos 1980. Foi o Ato Nacional de Transplante de "rgãos de 1984 que tornou ilegal comprar e vender órgãos nos EUA. Antes disso, os EUA concediam o direito aos parentes da pessoa falecida de como queriam se desfazer do cadáver.

2 - Cirurgia plástica

Procedimentos estéticos ilegais são feitos desde 2000 e estão em ascensão desde 2010. Alguns exemplos são botox feito com concreto, feridas fechadas com super-cola, injeções na bunda com fixador de pneus, entre outros. Obviamente esses são procedimentos de alto risco e baixo custo, e todos causaram as maiores taxas de mortes dos últimos tempos.

3 - Transplantes renais

O Irã é o único país do mundo no qual a venda de órgãos é legal, e um rim pode custar U$ 6 mil. Por mais que esse país represente uma pequena parcela da população mundial, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 5 a 10% de todos os transplantes de órgãos são feitos ilegalmente. O roubo de órgãos é mais popular do que se imagina, e as pessoas aproveitam os problemas financeiros de pessoas pobres para conseguirem esses órgãos.

4 - Petróleo bruto

Uma estimativa recente afirma que US$ 133 bilhões em petróleo são roubados ou adquiridos por meio de fraude. Esse petróleo é roubado utilizando oleodutos já existentes ou subornando funcionários corruptos. Nos últimos 50 anos, US$ 400 bilhões foram roubados somente na Nigéria. Esse petróleo roubado é misturado com aditivos e vendido a um preço cheio.

5 - Se tornou digital

Antigamente as pessoas precisavam de rotas pré estabelecidas para realizar seu comércio, mas o mercado negro se tornou praticamente totalmente digital. Você pode comprovar isso enquanto navega pela deep web. O maior dos mercados negros na deep web, o AlphaBay, foi abolido em 2017, mas mesmo na web normal é possível comprar drogas ou encomendar um crime violento se você navegar pelas profundezas do Tumblr.

6 - Cosméticos com formaldeído

Vários cosméticos falsos são vendidos em todos lugares na internet. É impossível alguém ver um produto dos sonhos por um preço muito menor do que seu verdadeiro valor e não querer. Na melhor das hipóteses você comprará outro produto com a embalagem de marca, mas as vezes pode ser pior. Podem ser produtos feitos com quantidade excessiva de formaldeído, um produto químico que quando em contato pode ser irritante para os tecidos, trato respiratórios e olhos.

7 - Pessoas

Você acha que você vale muito? Pode até valer em propagandas da L'Oreal, mas no mercado negro não é bem assim. O tráfico de seres humanos chega a quase 1 milhão de pessoas por ano. Elas são atraídas com propostas de relacionamentos falsos e empregos com pagamentos rápidos. E hoje em dia um escravo está valendo U$ 90 e quanto mais jovem melhor.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+