icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas boas da Idade Média que ninguém comenta

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      14/11/19 às 11h52
capa do post 7 coisas boas da Idade Média que ninguém comenta

Idade Média é um dos momentos mais insanos da humanidade que temos notícia, acumulando uma quantidade absurda de loucuras. Não é à toa que, durante o período Renascentista, a Idade Média era chamada de Idade das Trevas. É quase consenso que sua duração foi dos anos de 476 até cerca de 1453. Em suma, quase um milênio. Basicamente, na prática, ela teria tido início com a queda do Império Romano. Posteriormente, acabaria com a queda da capital de Bizâncio, Constantinopla, sob o ataque dos turcos otomanos.

A Idade Média colecionou numerosas guerras, doenças e uma higiene precária. Consequentemente, o nível de mortalidade era extremamente alto. Talvez, ela seja um dos melhores períodos para se estudar, devido a ser uma época interessante. Em síntese, por mais que o período fosse chamado de Idade das Trevas, aconteceram coisas que não foram tão ruins assim. Mostramos aqui algumas delas.

1 - Universidades

A educação clássica, que ainda é usada nas escolas, é o mesmo sistema usado pelas universidades, criadas no começo da Idade Média. Elas ensinavam artes, direito, medicina e teologia.

A primeira universidade a dar um diploma foi a Universidade de Bolonha, fundada em 1088. As universidades medievais tinham influências fortes da educação islâmica, que prosperava na época.

2 - Fundamentos científicos

O progresso na ciência foi lento, nesse período do Ocidente. Mas a sua qualidade era bastante alta. Sem o estudo da ciência feita na Idade Média, a humanidade estaria bastante atrasada nos conhecimentos científicos.

Alguns mitos, que passaram como verdades históricas sobre esse período, foram que: a ascensão do cristianismo matou a ciência antiga, a igreja cristã medieval suprimiu o crescimento das ciências naturais, os cristãos medievais pensavam que o mundo era apartamento e que a Igreja proibiu autópsias e dissecações, durante a Idade Média.

3 - Era de ouro bizantina

Nesse período, também tivemos o Corpus Juris Civilis, que é o Corpo de Direito Civil, um grande compêndio de Direito Romano. A alfabetização era crescente, o ensino fundamental era generalizado, o ensino médio começava a ficar disponível para muitas pessoas e o superior bastante acessível.

Além disso, o Império Bizantino, nesse período, contou com uma quantidade de livros bastante alta. Desde enciclopédias, léxicos e antologias. Eles solidificaram e protegeram o pensamento, para as gerações futuras.

4 - Unidade religiosa

No começo da Idade Média, a Europa tinha uma igreja unida, um cânone da bíblia acordado e uma tradição filosófica bem desenvolvida. Por essa razão, houve um grande período de paz nas nações ocidentais.

Foi essa união de crenças que permitiu o progresso intelectual, desde o Império Romano até em seu auge. Esse período foi como uma calmaria antes da tempestade.

5 - Álgebra

Por causa do aprendizado do povo islâmico no Oriente, o mundo teve o seu primeiro livro de álgebra. O Livro Compêndio sobre Cálculo por Conclusão e Balanceamento, e seu título em árabe, nos deram a palavra álgebra.

Foi esse livro quem deu a primeira solução sistemática de equações lineares e quadráticas.

6 - Arte e arquitetura

No começo da Idade Média, a arquitetura era diversa e bastante inovadora. Basicamente, foi ela quem introduziu a ideia das imagens realistas na arte, e lançou as bases para o período romântico, que aconteceu na Alta Idade Média.

Nesse período, também foram introduzidos e absorvidos as formas e conceitos clássicos da arquitetura. Esse foi o primeiro período da alta arte.

7 - Clima

O clima teve um grande papel na Idade Média. Imagens de tempestades de neve, chuva, trovões e trevas. Isso porque, no começo da Idade Média, a região do Atlântico Norte estava se aquecendo.

O período quente derreteu muito gelo e deu a possibilidade dos vikings começarem a colonizar a Groenlândia e outras nações no norte.


Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens Listverse
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest