icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 coisas cotidianas que você pode ter alergia e não sabe

POR Jesus Galvão EM Ciência e Tecnologia 16/10/18 às 18h47

capa do post 7 coisas cotidianas que você pode ter alergia e não sabe

Somente nos EUA, cerca de 30% dos adultos e 40 % das crianças possuem algum tipo de alergia. Já no Brasil, 30% da população apresenta sintomas alérgicos. As alergias tendem a surgir durante a infância. Porém, elas também podem se desenvolver durante a fase adulta, afetando as pessoas independente de raça, gênero e idade. Pessoas cujos pais possuem alergias, podem ter até 4 vezes mais de chances de também serem alérgicas.

É muito comum vermos as pessoas falando sobre alergias de alimentos, animais domésticos e poeira. Porém, há alguns tipos que são tão raros que é bem provável que você nunca tenha ouvido falar neles. Pensando nisso, trouxemos algumas coisas que você certamente lida em seu dia a dia e que podem causar alergias. Confira!

1 - Celulares e tablets

Muitos telefones modernos possuem em sua composição metais como o níquel ou cobalto e que podem acarretar em alergias. Coceiras, erupções cutâneas nas mãos, orelhas e bochechas podem acontecer. Caso isso aconteça com você, diminuir a frequência que você utiliza o aparelho pode ajudar, bem como o uso da opção do viva-voz.

2 - Botões das calças

Assim como acontece com os smartphones, as pessoas podem apresentar alergias devido ao níquel usado na fabricação de alguns botões usados nas calças. Pessoas alérgicas podem usar algo entre o botão e a pele, como um pedaço de tecido, por exemplo, para evitar o contato e minimizar a probabilidade de reações alérgicas.

3 - Carne

Há pessoas que após ingerirem um pedaço de carne experimentam coceiras por todo corpo, congestão nasal e/ou iniciam crises de espirro. Se isso já aconteceu com você, provavelmente, você é alérgico ao alimento. O carrapato estrela solitária, muito comum em boa parte dos Estados Unidos e no México, parece estar contribuindo para o aumento deste tipo de alergia.

4 - Luz solar

Conviver com alergia da luz solar deve ser algo realmente complicado. Os alérgicos podem sentir coceiras, erupções e inflamações na pele quando expostos à luz. Algumas medicações podem produzir estas reações. Entretanto, caso a alergia não desapareça após um tempo, o melhor a se fazer é consultar um médico para ele avaliar seu caso.

5 - Água

Urticarias e erupções cutâneas podem surgir para aqueles que sofrem de uma doença rara chamada urticária aquagênica. A doença é, na verdade, uma espécie de manifestação alérgica a qualquer contato com a água. Em geral, este tipo de alergia é mais comum nas mulheres do que nos homens.

6 - Exercícios

Apesar de as pessoas muitas vezes inventarem desculpas para não praticarem exercícios, a anafilaxia induzida pelo exercício é uma condição real. Nas pessoas que sofrem dessa enfermidade, a proteína dos alimentos não consegue ser sintetizada por seus corpos, e dessa forma, quando a temperatura corporal aumenta devido a prática do exercício, falta de ar, erupções cutâneas, inchaços na garganta e até mesmo angioedema podem acontecer.

Entretanto, algumas atividades ainda podem ser feitas por pessoas sofrendo de tal condição. A ioga, por exemplo, traz bons benefícios à saúde enquanto os riscos de tais reações são bem menores do que de uma atividade que exige mais do corpo. Evitar alimentos proteicos antes de se exercitar também é uma opção.

7 - Suor

Em algumas pessoas, erupções cutâneas podem acabar surgindo devido a transpiração. Esta alergia é chamada de urticária colinérgica e, geralmente, desaparece depois que o corpo retorna para sua temperatura corporal normal.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest