• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas de alto valor histórico que se perderam no tempo

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      27/12/18 às 12h26

Nossa sociedade já realizou grandes avanços tecnológicos, isso é fato. Mas não significa que as sociedades antigas não desenvolveram ferramentas e estruturas a frente de seu tempo. Muitas foram as criações de nossas antigas gerações, consideradas muito modernas para época.

Apesar de serem a frente de seu tempo, algumas delas não foram bem aproveitadas por nós. Eram objetos que poderiam ser utilizados por nós, para promover ainda mais avanços nas máquinas e ferramentas que utilizamos hoje em dia. No entanto, por algum motivo, perdemos esses objetos históricos e tudo o que resta hoje são histórias para contar.

Confira agora os 7 coisas de alto valor histórico que se perderam no tempo:

1 - Piscinas de Sutro

Esta era a maior instalação de piscina dos Estados Unidos na época em que foi criada. Eram 7 piscinas, com variadas temperaturas e vários escorregas. O local era tão grande que tinha capacidade para 10 mil pessoas. No entanto, o local sofreu uma baixa significativa durante a Grande Depressão e nunca mais voltou a ser como antes. Se ainda existisse, seria ainda hoje o maior complexo aquático dos EUA.

2 - Hipódromo de Nova York

Atualmente Nova York conta com alguns competidores pelo título de maior teatro da cidade. No entanto, há décadas atrás o teatro do Hipódromo não dava vez para nenhum outro concorrente. O local tinha capacidade para até 5.200 pessoas. Quanto ao palco, era 10 vezes maior que o da Broadway, um dos mais famosos da atualidade. No entanto, a época da Grande Depressão o local enfrentou dificuldades para se manter, o que levou a sua posterior demolição.

3 - Guaira Falls

Todos nós já vimos cachoeiras extraordinariamente bonitas. No entanto, as Cataratas de Guaíra tinha uma das maiores quedas de água que já existiu. Bombeava 2 vezes mais água do que as Cataratas do Niágara e era considerada uma das maravilhas naturais da América do Sul. Infelizmente as quedas foram destruídas para que se construísse a represa de Itaipu, que fornece 75% de toda a eletricidade do Paraguai.

4 - Antídoto Universal

Imagine existir um antídoto para todos os venenos que existem. Seria revolucionário não? Mas esse antídoto já existiu e bom, nós o perdemos. A invenção foi cunhada pelo rei Mithridates VI de Pontus que tinha uma verdadeira paranoia quanto a possibilidade de ser envenenado. Ele teria então desenvolvido um antídoto universal, para todos os tipos de venenos. A receita ficou famosa na Grécia e em Roma, no entanto, não se sabe como a receita se perdeu no tempo.

5 - Chacaltaya Glacier

A Chacaltaya Glacier era uma famosa estação de esqui da Bolívia. A estrutura ficava a 5.421 metros de altitude e hospedava diversos esquiadores que iam se aventurar nas montanhas. No entanto, isso não durou muito tempo, já que as mudanças climáticas interferiram drasticamente no local. A geleira simplesmente derreteu e desapareceu, o que levou o Chacaltaya Glacier a ser desativado em 2009.

6 - Violinos de Stradivari

Os violinos fabricados por Antonio Stradivari são considerados os melhores que já existiram. O italiano viveu entre os séculos 17 e 18 e tinha uma técnica que ninguém nunca conseguiu reproduzir ou copiar. Os exemplares de tais instrumentos são poucos e vendidos há quantias extremamente altas. Alguns especialistas acreditam que a superioridade dos instrumentos foi resultado da madeira utilizada, mas ninguém consegue afirmar com absoluta se esse é o diferencial dos violinos de Stradivari.

7 - Espadas de Damasco

As espadas de damasco foram forjadas com aço wootz, o melhor aço que já existiu, uma espécie de aço valiriano. A matéria prima foi enviada da Índia para todo mundo, devido a sua grande qualidade, muito superior que o aço que utilizamos hoje. Há técnicas até conseguem replicar as espadas de Damasco, mas não com o mesmo material. De alguma forma, o aço se perdeu e nem mesmo as técnicas mais modernas conseguem reproduzir o aço, de acordo com sua composição de antigamente.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+