icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 coisas desesperadoras que podem acontecer com o nosso Planeta no futuro

POR Natália Pereira EM Ciência e Tecnologia 25/01/18 às 13h21

capa do post 7 coisas desesperadoras que podem acontecer com o nosso Planeta no futuro

Existem muitas teorias sobre o destino do planeta e da própria humanidade. A maioria delas acaba de forma catastrófica e faz o futuro parecer algo realmente tenebroso. Isso acontece, em sua maioria, porque muitos problemas ambientais já tem se tornado preocupantes devido alguns maus comportamentos humanos. Infelizmente essas questões tendem a piorar, fazendo com que a maioria seja pessimista quando a sobrevivência da Terra e de tudo que a habita.

Até o renomado Stephen Hawking se pronunciou a respeito das suas expectativas para o futuro do planeta na matéria "Por que Stephen Hawking está preocupado com o futuro da humanidade?". Além disso muitos filmes também tem mostrado possíveis destinos trágicos e já chegou a causar grande alvoroço entre as pessoas. Se você se interessa por essas assuntos e se preocupa com o futuro da Terra então aí vão algumas questões que tem sido abordadas sobre isso.

1 - A nova Era do Gelo

Uma das teorias a respeito do futuro do planeta afirma que, se sobrevivermos mais 50 mil anos, enfrentaremos uma nova era do gelo. Eles acreditam que depois de um tempo a Terra voltará lentamente para o período glacial. As temperaturas iram abaixar consideravelmente e teremos um avanço no nível das geleiras. Independente do cenário apocalíptico ou utópico que você acredite vir junto com essa nova era que nos aguarda é melhor preparar os aquecedores e torcer para que a humanidade consiga sobreviver a isso.

2 - Erupção de um supervulcão

Acredita-se que daqui a 100 mil anos ocorrera a primeira erupção de um supervulcão. Ela será grande o suficiente para produzir cerca de 400 km3 de magma. Os vulcões capazes de produzir tal efeito catastrófico podem ser encontrados na Califórnia. Eles estão inativos a mais de 1,1 milhão de anos mas, como afirmam os cientistas, é tudo uma questão de tempo. Um acontecimento como esse pode colocar em risco toda a civilização da Terra.

3 - Separação terrestre

Inicialmente todos os nossos continentes compunham uma única camada de terra chamada Pangea, cercada por um imenso oceano. Ela foi se separando aos poucos até formar a estrutura como a conhecemos hoje, mas ela não vai continuar assim para sempre. Daqui a 80 milhões de anos esse processo irá continuar a se desenvolver e fará com que a Africa seja dividida e um novo oceano surja. Suas partes iram se encontrar com a Europa e a Ásia e criaram uma cordilheira parecida com a do Himalaia. Além disso acredita-se que o Havaí se perca no processo e afunde.

4 - Camada de ozônio afetada

Daqui a aproximadamente 500 milhões de anos alguns eventos como a explosão de raios dama e o surgimento de uma supernova aconteceram próximas a Terra. Isso fará com que a camada de ozônio seja afetada e ocorra uma extinção em massa.

5 - Dióxido de carbono

De acordo com alguns dados o sol vai produzir tanto dióxido de carbono que, daqui a 600 milhões de anos, a crosta terrestre vai estar extremamente coberta. Isso fará com que o processo da fotossíntese se torne impossível, trazendo o fim dos organismos multicelulares.

6 - Falta de oxigênio

Com os problemas gerados pelo dióxido de carbono, a aproximadamente 800 milhões de anos, os problemas continuaram se estendendo. Isso fará com que o oxigênio livre e o ozônio deixem aos poucos de existir na atmosfera. Nesse ponto apenas alguns organismos unicelulares conseguiram sobreviver e habitar a Terra.

7 - Nova Marte

As condições de Marte, apesar de parecidas com as da Terra em alguns aspectos, são escassas e sem vida. Todos esses efeitos danosos que cairam sobre o nosso planeta no futuro faram com que, daqui a cerca de 1 bilhão de anos, a Terra perca todos os seus seres vivos. Assim como seus oceanos. Se aproximando muito do atual estado de Marte.

Todas essas questões abordadas são realmente trágicas e mostram como o futuro do planeta pode ser tenebroso, não é mesmo? Comenta aí em baixo o que achou disso tudo.


Próxima Matéria
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest