• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas espaciais incríveis que você pode ver a olho nu

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      23/10/18 às 18h03

A visão do céu noturno é completamente diferente para aqueles que moram no Hemisfério Norte. A visão que temos aqui no Sul é outra. Alguns tesouros astronômicos acabam ficando escondidos de nossos astrônomos. Entretanto, ainda somos privilegiados, pois muitas estrelas e constelações podem ser vistas a olho nu daqui debaixo.

Para poder visualizá-las, basta você encontrar um lugar tranquilo longe da cidade em uma noite de céu limpo. Com certeza, o que não vai lhe faltar são motivos para admirar a beleza que o espaço abriga. Pensando nisso, hoje trouxemos para vocês algumas jóias que estão acima de nós e que para admirá-las basta que você mire seus olhos na respectiva direção. Confira!

1 - O Cruzeiro do Sul

O Cruzeiro do Sul, também conhecido como Crux, das 88 constelações que conseguimos reconhecer é a menor. Tal nome foi dado por seu formato, que visto aqui da Terra se parece com um dos símbolos do cristianismo, a cruz em que Jesus foi crucificado. A constelação é representada nas bandeiras de alguns países. Dentre eles a Austrália, a Nova Zelândia e o Brasil.

2 - Alfa Centauri

Na imagem, vemos uma forte luz que se parece com uma estrela gigantesca. Na verdade, o Alfa Centauri é um sistema estelar composto por 3 estrelas. O brilho que vemos com tamanha intensidade é o brilho de uma delas, a Proxima Centauri, que é a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar.

3 - Beta Centauri

Apesar de ser um pouco ofuscada por sua "vizinha" Alpha Centauri, Beta Centauri é muito maior e mais brilhante do que ela. Entretanto, devido à sua distância, parece muito menor. Alfa e Beta, juntas, são chamadas de "As Apontadoras", porque elas acabam facilitando para que possamos encontrar a constelação Cruzeiro do Sul.

4 - Centaurus

A constelação de Centauro é uma constelação do hemisfério celestial sul. O eixo da Terra oscila, o que causa uma mudança na visibilidade das constelações em diferentes pontos do planeta. O fenômeno é chamado de precessão dos equinócios. Nessa constelação também está presente o maior aglomerado de estrelas de nossa galáxia, o Omega Centauri, com cerca de 10 milhões de estrelas.

5 - Polo Celeste do Sul

No Hemisfério Sul, caso você trace uma linha reta imaginária a partir do Pólo Sul, você encontraria um ponto imaginário chamado Polo Celeste do Sul. A noite, tudo parece se mover nesse ponto do céu, devido à rotação da Terra. No Hemisfério Norte, o Pólo Celeste do Norte pode ser encontrado facilmente pela estrela brilhante Polaris.

6 - A Ema

Próxima ao Cruzeiro do Sul, uma noite de céu limpo pode lhe revelar um desenho feito pelas manchas criadas pela poeira cósmica da Nebulosa do Saco de Carvão. As manchas se estendem formando a silhueta de uma ema, com a cabeça do suposto animal ganhando forma na constelação Crux.

7 - Omega Centauri

O maior aglomerado de estrelas da Via Láctea, o Omega Centauri, possui algumas das estrelas mais antigas que podem ser vistas. Algumas delas são estimadas em cerca de 12 bilhões de anos. Essas estrelas se mantêm pelas forças da gravidade. Acredita-se que o aglomerado tenha se formado antes que nossa galáxia tivesse se achatado e se moldado em formato de espiral. Outro acreditam que ele possa ser remanescente de uma antiga galáxia anã.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+