• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas estranhas da evolução que permanecem em nossos corpos

POR A redação    EM Entretenimento      31/12/15 às 07h22

A seleção natural desempenhou o seu papel no desenvolvimento do homem moderno e  muitas funções e partes do nosso corpo humano, foram perdendo a suas reais utilidades, até chegarem a não serem mais uteis para nós. Ou vocês acham que as pessoas costumam tirar o siso apenas porque está incomodando? Assim como o dente siso, vários músculos e outras partes do nosso corpo se tornaram inutilizáveis, mas não deixaram de estarem presentes no corpo humano.

Bom, por esse motivo nós separamos uma lista de 7 coisas estranhas da evolução que ainda permanecem em nossos corpos e provavelmente ainda vão demorar muito tempo para desaparecer. Confira:

1 - Irritabilidade a sons agudos

The Young man closed ears on grey background with doodles scetch

De acordo com os cientistas, a frequência sonora emitida por esse tipo de sonoridade é parecida com a mesma que é pertinente ao grito de alerta dos macacos. Nos tempos primórdios, esses gritos eram uma excepcional defesa quando vivíamos em grupos e a nossa fala não era aprimorada. Portanto, essa é uma explicação extremamente viável de existir essa relação, afinal a gastura, e o sentimento que concebemos ao sermos expostos ao ruído do gênero, é insuportável.

2 - Dentes Siso

siso

Os primeiros seres humanos comiam muitas plantas, e precisavam comer o suficiente para obter todos os nutrientes necessários. Por isso, os dentes sisos eram muito usados, para nossa mastigação ser mais produtiva. Mas a evolução fez suas seleções, nossas dietas mudaram e nossos queixos estão um pouco  menores, tornando o dente siso desnecessário.

3 - Terceira pálpebra

evolucao-3

Se você prestar atenção no piscar de olho de um gato, você verá uma membrana branca atravessando seu olho, o que é chamado de terceira pálpebra. É uma coisa muito rara em mamíferos, porém comum em aves, répteis e peixes. Nos humanos essa terceira pálpebra tornou-se muito pequena, mas algumas pessoas tem essa terceira pálpebra visível. Existe apenas uma espécie conhecida de primatas que ainda tem uma terceira pálpebra funcionando, que é a Angwantibo Calabar, que vive na África Ocidental.

4 - Cóccix

8-partes-do-corpo-inúteis-04

O cóccix é o remanescente do que foi outrora, em tempos remotos, uma cauda humana. Ao longo do tempo nós perdemos a necessidade de  termos uma cauda, mas não perdemos a necessidade de termos um cóccix, que agora funciona como uma estrutura de suporte para vários músculos e ajuda ao sentarmos, não causarmos desconforto ao ânus.

5 - Apêndice

APENDICE2

O apêndice não tem nenhum uso conhecido nos humanos modernos e muitas vezes é removida quando é acometida por inflamações. Embora seu uso original ainda seja especulado, o apêndice tornou-se menos útil, cada vez mais que ao longo dos anos fomos variando nossa dieta. Já que uma das teorias para o uso do apêndice do nosso corpo, seja que ele ajuda a filtrar impurezas, provenientes de alimentos do reino vegetal que ingerimos.

6 - Músculo plantar

plantar-fasciitis

O músculo plantar é usado por animais para agarrar e manipular objeto com os pés, tipo os macacos que usam os pés tão bem quanto usam as mãos. Os humanos possuem esse músculo, mas é tão inutilizável para nós que quando os médicos precisam de tecidos para reconstrução de outros órgãos, eles pegam do músculo plantar.

7 - Arrepio

arrepio

Os seres humanos sentem arrepio quando estão com frio, com medo, com raiva, ou quando sentem admiração. Muitas outras criaturas também sentem arrepios pela mesma razão, é por isso que um gato ou um cão ficam de cabelos em pé e os espinhos de um porco-espinho levantam abruptamente quando se sentem ameaçados. Os pelos se arrepiam, como uma resposta ao medo, para aparentarmos maiores e assustarmos os "inimigos". Isso se vivêssemos em condições selvagens, como os demais animais. Os arrepios não tem mais essas funções em nós, por vivermos com roupas e não precisarmos "parecer maiores", pois não temos predadores naturais.

E aí amigos, sabem de mais alguma coisa estranha da evolução que permaneceu em nossos corpos? Comentem!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+