• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas importantes que aconteceram em menos de 1 segundo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      28/05/20 às 14h21

O tempo é um mestre que, inevitavelmente, mata todos os seus estudiosos. Ele pode ser nosso amigo se fizermos o que quisermos e pode ser o nosso maior problema se não soubermos lidar com seu avanço. Podemos medi-lo, mas cada um de nós tem um relógio particular. E ele pode ser grande ou pequeno dependendo do referencial adotado.

No curso da história vemos que o tempo pode ser irrelevante ou pode fazer toda a diferença. No espaço bilhões de anos podem não ser nada com relação ao nascimento e morte de estrelas. E de acordo com Einstein, o tempo só importa quando existe alguém para ser afetado por ele. Mostramos aqui alguns eventos ou invenções que aconteceram em menos de um segundo.

1 - Extinção da Era Mesozoica

Nessa extinção, há 66 milhões de anos, um asteroide do tamanho de uma montanha atingiu a Terra a aproximadamente 64.373 quilômetros por hora. A magnitude dele foi de  cerca de 100 trilhões de toneladas de TNT. E de acordo com a  cientista Joanna Morgan, qualquer coisa que estivesse a 900 quilômetros de distância sofreu um impacto instantâneo ou em poucos segundos.

E em um piscar de olhos um dos eventos mais cataclísmicos da história começou. As consequências não foram limitadas a imediata devastação. A longo prazo, todos os dinossauros foram extintos e também 75% de todas as espécies do planeta.

2 - Pensamentos conscientes

Arquimedes passou muito tempo trabalhando para solucionar o problema de conseguir saber se uma coroa era feita de ouro maciço. Mas o momento em que ele gritou "eureka" foi em um segundo. Os estudos dos estímulos aos neurônios mostram que são necessários cerca de 300 a 500 milisegundos para que o cérebro reaja e envie sinais para  corpo.

3 - Bala que matou Lincoln

No dia 14 de abril de 1865, o então presidente americano Abraham Lincoln estava com sua esposa no Ford's Theatre em Washington, quando John Wilkes Booth entrou no camarote onde ele estava e disparou um tiro na parte de trás da cabeça de Lincoln.

O que ocasionou a morte do presidente aconteceu muito rápido. Quando o martelo da pistola atinge o pino de disparo, a bala sai com uma grande velocidade por segundo. E demoraram aproximadamente alguns milésimos de segundo, para que a bala fosse do cano da arma até a cabeça de Lincoln.

4 - Edison acendendo as lâmpadas

No dia 31 de dezembro de 1879, Thomas Edison acionou um interruptor fazendo com que uma corrente elétrica passasse pelos fios a uma velocidade bem próxima a da luz. As lâmpadas que o inventor usava antigamente levavam um ou dois segundos para se acenderem por completo. Mas a iluminação mais histórica desde que o fogo foi descoberto levou somente uma fração de segundo para começar.

5 - Primeira mensagem de rádio sem fio

Quando Guglielmo Marconi apresentou a sua invenção sem fio, o telégrafo já estava em uso há 50 anos. E no fim do século XIX, ele provou que todos que o desacreditaram, estavam errados quando ele mandou sua mensagem para o outro lado do atlântico sem usar fio nenhum.

6 - Bombas de Hiroshima e Nagasaki

O curso da Segunda Guerra Mundial foi mudado quando as duas bombas atômicas foram lançadas, em 1945. Os danos que elas causaram foram devastadores e duraram décadas. Todo o processo para que a bomba exploda leva aproximadamente um microssegundo ou um milésimo de segundo.

7 - Primeira mensagem da internet

A primeira mensagem enviada através de computadores em rede foi enviada pelos pesquisadores da UCLA, em 1969, usando uma conexão experimental chamada ARPANET. A mensagem foi recebida pelos pesquisadores de Stanford e dizia "LO". A palavra, que teria que ser lida, era "login" porque essa era a senha do sistema, mas o sistema travou depois das duas letras enviadas.

A velocidade da  ARPANET na época era de 50 kilobits por segundo. Com oito bits em um byte, duas letras levariam 16 bits. Isso seria aproximadamente 10 mil segundos de tempo de transmissão.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens Listverse
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+