icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas impressionantes que os curandeiros e bruxas do passado eram capazes de fazer

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      22/11/17 às 15h57
capa do post 7 coisas impressionantes que os curandeiros e bruxas do passado eram capazes de fazer

Muitas pessoas com poderes de cura e conhecimentos místicos eram, na verdade, indivíduos que possuíam conhecimentos sobre a natureza e suas propriedades. Bruxas, feiticeiros, magos, curandeiros, evocadores eram os nomes dados para aqueles que sincretizavam ciência e crença. Dentro desses nomes, são as bruxas que mais chamam a atenção historicamente. A história dessas "ciências mágicas" vem de muito tempo atrás, de pessoas que buscam conhecimentos do "oculto" desde o primórdio da humanidade. Elas purificavam o espírito, expandiam a mente e curavam as feridas, tudo isso usando substâncias da própria natureza.

Não há mistério, as bruxas e curandeiros eram os médicos e cientistas dos velhos tempos. A Fatos Desconhecidos traz hoje para você algumas das coisas que essas pessoas faziam, em especial as "bruxas medievais". Perseguidas e queimadas em fogueiras, muitas dessas pessoas eram somente mulheres que se desprendiam da mentalidade normativa da época. Conheça 7 coisas impressionantes que os curandeiros e bruxas do passado eram capazes de fazer.

1 - Herbalismo

Não se sabe bem quando essa tendência começou, mas muitas mulheres (principalmente emancipadas), aprenderam a dominar o conhecimentos das plantas e das ervas para sobreviver. Na lógica medieval, essas mulheres não tinham a capacidade de ter adquirido aquele conhecimento sem estudo ou instrução. Consequentemente, muitas delas eram tidas como bruxas (mesmo que não fossem).

2 - Contraceptivos

O estupro e a violência contra a mulher nessa época era algo comum. Muitas dessas mulheres, que possuíam conhecimentos "proibidos" pela igreja, faziam poções contraceptivas. Na verdade, essas poções atuavam de forma abortiva e eram uma forma dessas mulheres ganharem a vida. Elas vendiam ou davam essas poções para quem as procurassem. Na época era muito comum utilizarem poejo e artemísia para esses fins.

3 - Afrodisíacos

Bruxas e curandeiros também eram famosos por suas poções do amor e afrodisíacos. Quando alguém buscava por certo "estímulo" para suas relações ou "conquistar" outra pessoa, buscavam os produtos desses "místicos".

4 - Cosméticos

Maquiagem não era algo muito bem visto na Idade Média. Mulheres que usassem produtos desse tipo poderiam acabar indo para a fogueira. Na verdade, naquela época você poderia ir para fogueira por basicamente qualquer coisa. Não era comum ver pessoas fazendo cosméticos, pois era algo condenado pela igreja. Da mesma forma alguns hábitos de higiene também eram proibidos. Não é atoa que doenças na "idade das trevas" se espalhavam tão rapidamente. Felizmente, as tais "bruxas" faziam esses produtos por conta própria e muitas vezes vendiam clandestinamente para quem se interessasse.

5 -  Venenos

Se você fosse um camponês ou plebeu e quisesse matar alguém, com certeza você não buscaria um veneno eficiente com alguém de dentro da igreja ou algo similar. A primeira coisa que viria a sua cabeça é: "Preciso de uma fonte clandestina". Um(a) bruxo(a) poderia dar conta do recado pelo preço certo. Esses não se preocupavam com as regras do clero e possuíam conhecimentos que um camponês jamais teria acesso.

6 - Voar

Okay, esse ultimo tópico não é bem necessariamente "voar", está mais para "ficar alto". Essa lenda que as bruxas voavam surgiu por causa do ritual de algumas feiticeiras. Elas dançavam nuas sob vassouras e utilizavam Mandrágora, que em certas doses causa alucinações, sensação de leveza e euforia.

7 - Hipnose

Usando o aspecto simbólico de Anúbis, é dito que sarcedotes-curandeiros egípcios através do que era chamado erroneamente de "magnetismo", hipnotizavam seus pacientes como uma forma de aliviar dores e outros males. Essa não era a única situação que a hipnose está presente no curanderismo da antiguidade. O grego Esculápio levava seus pacientes ao sono profundo através dessa técnica. Outro famoso místico que utilizava essa técnica era Rasputin, famoso "bruxo" russo.

E aí, o que achou da matéria? Deixe sua opinião e até a próxima!


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest