icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas inacreditáveis que as pessoas acreditavam sobre os animais antigamente

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 03/06/19 às 16h39

capa do post 7 coisas inacreditáveis que as pessoas acreditavam sobre os animais antigamente

Entre o século VIII a.C até o século V d.C, Grécia e Roma eram culturas dominantes em grande parte do mundo. Nessa época, os mitos greco-romanos de deuses e deusas, assim como as de heróis e animais fantásticos, estavam no auge. Coincidindo com as primeiras tentativas de catalogar a flora e fauna do mundo.

Esses registros e detalhamentos sobre os animais muitas vezes eram relatados por pessoas que muitas vezes não tinham sequer visto os animais em questão. Mesmo escrevendo sobre animais desconhecidos pelos autores, a maioria dos contos e crenças acabaram se tornando fontes de informações. Com a queda do Império Romano, muitas dessas crenças e ideias peculiares sobre determinados animais fizeram parte do senso comum por vários anos. Confira a seguir, algumas coisas inacreditáveis sobre animais que foram tidas como verdade, e que hoje ninguém acredita mais.

1 - Ursos

Antigamente, havia uma crença de que um bebê urso recém-nascido era apenas uma massa branca e disforme do tamanho de um rato. A única semelhança a um urso crescido eram as suas garras, que se destacavam nessas bolas de massas estranhas. Com o tempo, a mãe ursa ia lambendo os filhotes em forma de massa, e assim, formava as suas pernas, braços, corpo e cabeça. Inclusive, essa crença é que originou a expressão em inglês "lamber em forma", que significa forçar alguém ou algo a crescer ou melhorar.

2 - Abelhas

As abelhas intrigaram bastantes os antigos por um motivo específico. Como as abelhas nunca foram vistas fazendo sexo, ninguém sabia dizer como elas se reproduziam. Várias teorias bizarras sobre as abelhas foram criadas, até que os antigos finalmente chegassem em um consenso. Eles acreditaram, por muito tempo, que as abelhas nasciam dos corpos de animais mortos, principalmente das carcaças de bois. Isso porque, existe uma mosca parecida com uma abelha, e essa mosca põe os seus ovos em bovinos mortos. Graças a essa observação básica, eles acreditavam que as abelhas se originavam de animais mortos.

3 - Cavalos

Para os antigos, os cavalos nasciam com uma substância venenosa na testa, dentro de um caroço do tamanho de um figo. A mãe deveria comer esse "caroço" no momento em que o potro nascesse, para poder amamentá-lo. Caso a mãe não o comesse, ela não amamentaria o filho e nem cuidaria dele. Além do mais, essa substância poderia ser usada para fazer poções do amor.

4 - Águias

Por muito tempo, acreditou-se que as águas faziam rituais com os filhotes bastante estranhos. A águia forçava os seus bebês a olhar fixamente para o sol, caso ele conseguisse olhar sem desviar o olhar, ele seria bem cuidado. Caso o bebê águia desviasse o olhar ou se os seus olhos lacrimejassem, ele seria jogado para fora do ninho.

5 - Hienas

As hienas podiam mudar de gênero a cada ano, de macho para fêmea e vice e versa. A vantagem dessa mudança incomum é que as hienas não precisam de sexo para se reproduzir, podendo ficar grávidas quando fazem a transição de macho para fêmea. Dessa forma, uma única hiena poderia gerar mais hienas sozinha.

6 - Lobos

Caso um lobo veja um homem antes que o homem o veja, o animal consegue tirar a voz do humano, o que não seria nada bom. Os lobos também têm pelos em suas caudas que têm propriedades afrodisíacas. No entanto, conseguir isso é um desafio e tanto. Para funcionar, os pelos precisam ser retirados do animal ainda vivo e você é quem deve fazer o processo. Além do mais, se presos, os lobos soltam esses pelo imediatamente, os tornando inúteis.

7 - Ratos

Os pequenos roedores são capazes de roer metais, escudos de prata e lingotes de ferro. Os ratos também roem minas de ouro. Quando capturados, em minas de ouro, os estômagos dos ratos são abertos porque neles certamente haverá ouro. Ser visitado por um rato branco é um presságio de boa sorte, a menos que o rato comece a cantar.

E você, o que acha? Quais dessas crenças sobre os animais é a mais inacreditável? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   List Verse  
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest