icone menu


7 coisas inesperadas que podem ajudar no tratamento contra depressão/ansiedade

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      07/06/19 às 18h38
capa do post 7 coisas inesperadas que podem ajudar no tratamento contra depressão/ansiedade

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está sofrendo uma epidemia de ansiedade em nível estratosférico. Daniel Martins de Barros, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, confirma em entrevista para o Estado. Segundo o profissional, as duas frases que mais escuta estão ligadas com a vontade de tomar remédio na primeira consulta e a de não querer parar mais. "A gente tem muita resistência porque existem muitos mitos: ficar viciado, bobo, impotente, engordar", reforça. Atualmente, o nosso país tem o maior número de pessoas com ansiedade. Aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno e isso é gravíssimo. Por isso, preparamos uma lista com 7 coisas inesperadas que podem ajudar no tratamento contra depressão/ansiedade.

É importante lembrar que dicas e estratégias não substituem os cuidados médicos. Se você perceber que a sua situação está além da conta, não hesite: consulte um médico.

1- Comece com um fundamento básico de sobrevivência: respire

Envie uma mensagem positiva para o seu cérebro por meio de sua própria respiração. Isso ajuda a mente e o corpo a relaxar. Para aproveitar ao máximo, deite-se em uma superfície plana e coloque uma mão na barriga e a outra no peito. Respire sem pressa.

2- Acenda uma vela aromática

Usar óleos essenciais ou acender uma vela perfumada pode ajudar a reduzir seus sentimentos de estresse e ansiedade. Alguns aromas são especialmente relaxantes, como lavanda, rosas, vetiver, bergamota, camomila romana, neroli, sândalo, flor de laranjeira e gerânio. Essa é uma das coisas inesperadas que podem ajudar no tratamento contra depressão/ansiedade.

3- Evite o consumo de cafeína ou refrigerantes

Embora muitos estudos mostrem que o café pode ser saudável, tente não exagerar. Em geral, cinco ou menos xícaras por dia é considerado uma quantidade moderada. A cafeína é um estimulante encontrado no café, chá, chocolate e bebidas energéticas. Altas doses podem aumentar a ansiedade. Se você perceber que a cafeína está te deixando nervoso ou ansioso, pense em cortar.

4- Pare o que você está fazendo e... escreva

Uma maneira de lidar com o estresse é escrever sobre tudo o que você alcançou desde então. Lembre-se que você só está vivo por causa de todas as experiências que lhe impulsionaram para o hoje. É necessário manter-se grato por conseguir levantar da cama, apesar dos pesares. Toda vitória já é uma vitória. Não se despreze valorize os pequenos detalhes. No fim das contas, são eles que importam de verdade. Essa é uma das coisas inesperadas que podem ajudar no tratamento contra depressão/ansiedade.

5- Compre gomas de mascar

Para um alívio à curto prazo, tente consumir gomas de mascar. Um estudo mostrou que o simples gesto de mastigar chicletes garante maior sensação de bem-estar e menor estresse. De acordo com os pesquisadores, a explicação reside no fato de que a goma de mascar causa ondas cerebrais semelhantes às das pessoas relaxadas. Outra é que chiclete promove o fluxo sanguíneo para o cérebro.

6- Tente rir, mesmo que seja de nervoso

É difícil sentir-se ansioso quando você está rindo. É bom para sua saúde e há algumas maneiras de aliviar o estresse por meio disso. Um estudo entre pessoas com câncer descobriu que as pessoas no grupo de intervenção do riso experimentaram mais alívio do estresse do que aquelas que estavam simplesmente distraídas. Assista sua série de comédia favorita ou saia com os seus amigos. Mantenha-se com a inerente vontade de gargalhar com situações aleatórias. Essa é uma das coisas inesperadas que podem ajudar no tratamento contra depressão/ansiedade.

7- Durma com cobertores pesados

Sim, isso mesmo. Cobertores pesados ??são usados ??em várias formas de terapia, até mesmo para pessoas que têm síndromes autistas. O objetivo é o de ajudar na busca do relaxamento e do sono profundo. Tentando racionalizar isso, é verdade que um cobertor pesado gruda no corpo como um caloroso abraço e já sabemos que os abraços tendem a ter um efeito calmante nas pessoas.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Bruno Destéfano
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+