icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas insanas que os médicos indicam no lugar de medicações

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      13/06/19 às 16h57
capa do post 7 coisas insanas que os médicos indicam no lugar de medicações

Na maioria das vezes que visitamos um médico, acabamos saindo da consulta carregando um prescrição de medicamentos. Porém, entre a comunidade médica, parece estar crescendo um movimento para a prescrição de alternativas não convencionais. Algumas dessas indicações feitas pelos médicos, muitas vezes, servem para suplementar uma medicação ou tratamento. Ou podem serem prescritas sozinhas, substituindo as medicações comuns.

Alguns desses tratamentos alternativos incluem brincar, ouvir música, beber cerveja e visitar museus. Todas essas prescrições são feitas por médicos reais e são apoiadas por departamentos de saúde e pesquisas sobre sua eficácia. Pensando nisso, hoje, listamos algumas das coisas mais inusitadas já prescritas pelos médicos que vocês provavelmente não sabiam. Confira!

1 - Cerveja Guinness

A Cerveja Guinness é conhecida por ser uma bebida com várias propriedades medicinais, que incluem compostos antioxidantes que podem prevenir ataques cardíacos. A cerveja irlandesa também contém ferro. 1 litro da bebida contém 3% da necessidade diária de ferro de uma pessoa adulta (19 mg).

A Guinness costumava ser prescrita para mulheres grávidas e pacientes que estavam em recuperação de cirurgias. Em alguns lugares na Irlanda, depois que as pessoas doam sangue, elas costumam receber gratuitamente latas de Guinness. Outro composto da cerveja é o fitoestrogênio, que melhora as habilidades mentais e previne a obesidade. Além de tornar os ossos mais densos.

2 - Brincar

Segundo alguns médicos, se uma criança não brinca, isso pode prejudicar sua saúde. Isso porque as brincadeiras são importantes para seu aprendizado, criatividade, redução do estresse e seu desenvolvimento mental. Por isso, a Academia Americana de Pediatria e Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, aconselha os médicos a prescreverem brincadeiras regulares para as crianças.

3 - Andar de bicicleta

Os médicos em Cardiff, no Reino Unido, e em Boston, nos Estados Unidos, costumam fazer prescrições onde orientam seus pacientes a praticarem o ciclismo. Tais prescrições costumam ser emitidas para pacientes que não praticam exercícios físicos regularmente ou que precisam perder peso.

4 - Observar os pássaros e passear pela praia

A partir de 2001, o Serviço Nacional de Saúde de Shetland, na Escócia, passou a permitir que médicos prescrevessem a observação de aves para pacientes com doenças crônicas e debilitantes, como o diabetes, doenças mentais e cardíacas. Além do mais, os médicos ainda poderão prescrever passeios pela praia ou outros lugares do agrado do paciente.

5 - Jardinagem

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, em 2016, considerou oferecer prescrições de jardinagem para pacientes que sofrem de câncer, obesidade e uma série de problemas cardíacos e mentais, incluindo a demência. De acordo com o órgão, a jardinagem e diversas outras atividades ao ar livre melhoram o sono, reduzem a solidão, a ansiedade, o estresse e a depressão.

6 - Canto, músicas e outros hobbies

Além de jardinagem, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido tem considerado liberar os médicos para prescrição de música para pacientes com demência. Isso faz parte de uma tentativa do governo em reduzir o problema da ''medicação excessiva da população". O governo tem considerado a alternativa depois de observar que pacientes com demência, ao ouvirem músicas, pareciam menos aflitos e tomavam menos medicações.

7 - Visitas a museus

Uma nova legislação, aprovada em 2018, libera os médicos em Montreal, no Canadá, para prescreverem visitas a museus para seus pacientes. Segundo Nathalie Bondil, do Museu de Belas Artes de Montreal, a medida foi adotada porque visitas aos museus têm um efeito positivo sobre o sistema nervoso. A vice-presidente do Medecins francophones Du Canada, Helene Boyer, afirmou que uma visita a um museu aumenta a secreção de serotonina, o que estimula o humor.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest