icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas mais estúpidas que já aconteceram no espaço

POR Bruno Dias EM Curiosidades 29/05/19 às 18h31

capa do post 7 coisas mais estúpidas que já aconteceram no espaço

Os seres humanos são adaptados para as condições terrestres e sair dela pode apresentar um enorme risco. Aqueles que se aventuram no espaço podem sofrer graves consequências e até mesmo perderem suas vidas. Ainda assim, dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz com que ele se arrisque em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo?

Os astronautas que conseguiram ir para a lua, por exemplo, tiveram uma oportunidade única de olhar e ver nosso planeta de outro ângulo. Contudo, tiveram que lidar com coisas adaptadas para contextos bastante adversos do que estamos acostumados. Sendo assim, os astronautas podem ser as pessoas que mais experimentaram algumas estupidezes terrestres projetadas para situações atípicas. Falamos aqui algumas dessas coisas.

1 - Cocô

É claro que a tecnologia espacial melhorou com o passar do tempo. Mas os astronautas da missão Apollo 10, por mais que tivessem um dos veículos mais tecnológicos da época, lidavam com banheiros que não seguiam o mesmo padrão. Os três astronautas tinham um saco plástico que eles colocavam em suas nádegas com uma fita. Infelizmente, a fita não era das melhores, e em alguns momentos, o saco voava e deixava os astronautas em uma situação bem desconcertante.

2 - Micróbios

Existem cientistas que estudam o que acontece, em um nível microbiológico, com a flora e a fauna que habitam nosso corpo quando saímos da gravidade da Terra. Preocupantemente, os micróbios que habitam nosso corpo podem se tonar traidores em gravidade zero. O conhecido vírus da salmonela fica extremamente virulento fora do espaço. Isso significa que uma intoxicação alimentar no espaço poderia matar alguém. Outro fator é que os voos espaciais conseguem diminuir a vida útil dos medicamentos.

3 - Resfriado permanente

Nosso corpo se desenvolveu e evoluiu em uma gravidade praticamente estável. Quando essa gravidade é tirada, as pessoas, que são mandadas para explorar a imensidão do universo, experimentam sintomas que teriam se estivessem doentes. Sem a gravidade para levar a massa líquida para onde ela deveria ir, ela fica em lugares que não deveria. Por isso, os astronautas experimentam desorientação vertiginosa, nariz escorrendo permanentemente e ranho flutuando para fora do nariz. Os astronautas ficam então com um nariz permanentemente escorrendo.

4 - Estudos sem sentido

Os engenheiros da NASA são frequentemente elogiados por seus domínios técnicos. Já os cientistas, têm um tempo mais difícil, já que seu orçamento tem sido bastante reduzido com o tempo. E para passar a impressão de que estão ocupados, eles criam estudos que, teoricamente, não precisavam ser estudados. Em 2001, um estudo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine disse que os astronautas que sofrem com o ronco na Terra, não têm esse sintoma no espaço.

5 - Consequências horríveis

Alguns pequenos erros no espaço podem ter consequências terríveis. Por isso, sempre é bom testar em nosso planeta primeiro para depois mandar a tecnologia para o espaço. Em 1965, no auge da corrida espacial, a NASA estava testando um novo tipo de traje espacial em um lugar onde eles conseguiriam criar aproximadamente um vácuo puro. O Centro de Naves Espaciais tripuladas, na NASA, tem uma câmara de vácuo. O homem entrou para testar o traje e, depois de 14 segundos no teste, ele perdeu a consciência. O tempo foi curto, mas o suficiente para ele sentir água nos seus olhos e começar a queimar. A sua última lembrança foi a saliva fervendo em sua boca.

6 - Sal e pimenta líquida

Quando vamos comer alguma refeição, os temperos ajudam bastante a dar um gosto bom. E uma comida gostosa é querida em todos os lugares. Mas no espaço, as partículas de sal e pimenta, flutuando e entupindo instrumentos vitais, são bastante perigosas. Então, uma invenção foi feita, o sal e pimenta líquidos. Vários foram os relatos de astronautas colocando sal nos olhos achando que era colírio.

7 - Banheiro

Atualmente, as últimas versões de banheiros, como os da Estação Espacial Internacional e "nibus Espacial, são altamente desenvolvidos. E como é complicado o manuseio do banheiro, ele tornou-se uma parte do treinamento dos astronautas. Ainda tem uma câmera no centro do vaso para que os astronautas vejam o que está acontecendo. A NASA tentou outras maneiras de evacuação, mas sem sucesso.


Próxima Matéria
Via   What culture  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest