• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas mais fortes do mundo

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      29/08/19 às 14h49

Não, o diamante não o material mais resistente do mundo. Se você aprendeu na escola, ou na internet, que o diamante é o material mais resistente que existe, sinto lhe informar, mas você acreditou numa falsa verdade. É certo que o diamante até pode ser um dos, mas existem outros que são tão resistentes quanto.

Por isso, saiba, e desde de já, que é realmente difícil criar uma seleção sobre os materiais mais fortes do mundo. Difícil, mas não impossível. Selecionar tais materiais envolve diversos fatores. Um deles, por exemplo, é a força. Em suma, o tipo de força, se é força tensão ou resistência, ajuda muito a definir quais materiais podem fazer parte de tal seleção.

A cada dia, novas pesquisas trazem materiais e substâncias que são simplesmente incríveis, que desafiam o conceito de resistência e, até mesmo, a lógica em si. Aqui, na lista, você encontra alguns. Confira:

1 - Teias de aranhas

A teia da aranha é conhecida como um dos materiais naturais mais sólidos do mundo.Os fios de proteína, que formam a intrincada teia com que as aranhas capturam suas presas, são cinco vezes mais fortes que fios de aço do mesmo diâmetro e podem ser esticados até quatro vezes o seu comprimento sem se partir.

2 - Carbeto de silício

Este material forma a base da armadura usada nos tanques de batalha. Para se ter uma ideia do quão resistente esse material é, nem um tanque britânico Challenger foi destruído na Operação Tempestade no Deserto.

3 - Nanoesferas

Em suma, o material foi criado por cientistas israelenses, da Universidade de Tel-Aviv. O material é transparente, constituído de nanoesferas e é mais resistente do que o Kevlar. Em suma, as nanoesferas são similares a um tipo de proteínas, que são encontradas nos cérebros de pessoas que sofrem de Alzheimer, mas reforçadas com uma camada protetora adicional, que as torna muito fortes. Além de serem resistentes, também são minúsculas. Seu tamanho pode variar entre 30 nanômetros e 2 microns. Para se ter uma idéia, o cabelo humano mede 80 microns de largura! De acordo com os cientistas, apenas superfícies com ponta de diamante foram capazes de fazer um arranhão no material.

4 - Diamante

Em suma, é o material mais duro da Terra.

5 - Nitreto de boro wurtzite

O nitreto de boro wurtzite é um misterioso produto encontrado nas erupções vulcânicas. Curiosamente, possui ligações atômicas flexíveis e, por isso mesmo, se mostra 18% mais duro do que o diamante quando colocado sob pressão. Ambos são extremamente raros na natureza.

6 - Lonsdaleite

A lonsdaleite é produzida por meio da colisão de asteróides. Além de também ser produzida por carbono, a lonsdaleite chega a ser 58% mais resistente que o diamante.

7 - Grafeno

O Grafeno é um material composto por uma fina camada de grafite. Além disso, mesmo sendo o material mais fino que existe, com apenas um átomo de espessura, ele continua sendo visível. Apesar de ser fino e leve, o grafeno é um material extremamente forte, sendo o elemento mais rígido que já se conheceu, superando até mesmo o diamante. Mesmo sendo muito rígido, o grafeno é um material com grande elasticidade, se esticando até 25% a mais do seu comprimento.

Próxima Matéria
Via   transmet  
Imagens bueno
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+