icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas mal compreendidas sobre o Oriente Médio

POR Bruno Dias EM Curiosidades 04/06/19 às 16h50

capa do post 7 coisas mal compreendidas sobre o Oriente Médio

A região que é chamada de Oriente Médio fica localizada na parte oeste do continente asiático, que é conhecida como Ásia oriental. A área tem uma extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados com uma população de aproximadamente 260 milhões de pessoas. E a área é composta por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia.

Essa área entrou realmente no radar da maioria das pessoas depois do 11 de setembro. E por causa disso, as pessoas tendem a pensar coisas negativas quando se fala sobre Oriente Médio. Com o passar do tempo, vários esteriótipos surgiram a respeito desse lugar e várias pessoas têm uma visão confusa a respeito. Por esse motivo, mostramos aqui algumas coisas mal compreendidas a respeito do Oriente Médio.

1 - Diversidade religiosa

É difícil falar em números exatos porque o Oriente Médio é feito de várias regiões distintas. O que a maioria das pessoas acha é que todas as pessoas dessa região são muçulmanas. Mas existe uma variedade religiosa maior do que as pessoas pensam.

Os cristãos não são a única outra religião. Existem religiões bem mais antigas como os yazidis, os zoroastrianos, os samaritanos e outros. Além do que, mesmo que a maioria do Oriente Médio seja muçulmana, não significa que a maioria dos muçulmanos viva no Oriente Médio. Apenas 20% deles vivem na região.

2 - Deserto

Quando pensamos na paisagem do Oriente Médio, com certeza, vamos pensar em desertos que se estendem até onde os olhos conseguem ver. Mas isso depende de qual parte do Oriente Médio você está. Dependendo da região, neve pode ser uma coisa comum. Alguns países como Líbano, a Jordânia, a Síria, o Irã, Israel e a Turquia têm neve todos os anos.

O Oriente Médio é uma região bem grande com uma diversidade climática que abrange vários tipos de clima. O clima irá mudando conforme a sua localização na área.

3 - Cobrir a cabeça

Várias pessoas acreditam que o Oriente Médio é um dos piores lugares para mulheres. É certo que alguns países podem ser menos progressistas que outros, mas existem vários países no Oriente Médio com leis mais amenas para as mulheres. E em vários casos, esse "controle" é mais cultural do que imposto pelo governo.

Não são todos os países do Oriente Médio que tem uma lei com relação as mulheres cobrirem suas cabeças. Mas acredita-se que se uma mulher vem de uma família muçulmana tradicional, que acredita que as mulheres têm que cobrir suas cabeças, ela provavelmente terá uma pressão social para fazê-lo.

4 - Língua

Pode-se pensar que o inglês não é muito falado no Oriente Médio, mas na verdade é completamente o oposto. A língua é aprendida por ser a segunda mais falada no mundo e ser a mais usada para fazer negócios. Nos estados do Golfo, por exemplo, o inglês já está se tornando mais popular que o árabe.

Lugares como os Emirados Árabes Unidos e os países mais ricos em petróleo também têm as famílias falando inglês em casa. E também tentando convencer seus filhos a aprenderem a língua.

5 - Poesia

No mundo ocidental atual, a poesia se tornou uma arte quase que obsoleta. Mas no Oriente Médio, principalmente nos estados do Golfo, ela é super popular. Ela é tão popular que, em 2007, foi lançada uma competição em Abu Dhabi, chamada Príncipe dos Poetas. E várias pessoas enviaram as suas poesias para tentar ganhar o concurso.

As competições de poesia são bastante populares e às vezes até mesmo feitas pelo governo. A Arábia Saudita fez uma com todos os países podendo participar. E o prêmio para o ganhador era de, impressionantes, 53 mil dólares.

6 - Contra drogas

O Oriente Médio é visto como uma região onde não há uma grande quantidade de drogas. Vários países são conhecidos por não beber, fumar maconha e alguns países até proíbem cigarros. Mas eles têm a sua própria forma de diversão, como fumar tabaco no narguilé. Muitos consideram um hábito relativamente saudável, mas na verdade não é.

7 - Homossexualidade

Nos anos 1980, o aiatolá Khomeini decretou que um homem poderia estar preso no corpo de uma mulher e vice-versa. Desde então, o Irã tem várias cirurgias de ressignificação de gênero. Segundo as agências governamentais do Irã, as cirurgias passaram de 170 para 370 em apenas quatro anos. Mas uma coisa chocante é que a maioria das pessoas que passa por tal cirurgia não são trans, pelo menos não antes da cirurgia.

Isso porque ser gay no Irã é ilegal e pode ser punido com a morte. Mas a mudança de sexo não tem nenhum problema. E depois de feita, a pessoa pode se relacionar com o gênero que ela realmente sente atração. Por isso, muitos gays acabam fazendo a cirurgia.


Próxima Matéria
Via   Toptenz  
Imagens Toptenz
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest