icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas que a 1ª Guerra Mundial mudou para sempre na humanidade

POR Magno Oliver EM Curiosidades 16/08/16 às 15h49

capa do post 7 coisas que a 1ª Guerra Mundial mudou para sempre na humanidade

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito global centrado na Europa que envolveu grandes potências de todo o mundo organizadas em duas alianças opostas.

Você já imaginou como seria o mundo hoje se a Primeira Guerra Mundial não tivesse acontecido? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você uma matéria relatando como seria isso.

Nossa redação separou para você uma listinha com algumas maneiras que a 1º Guerra Mundial afeta a humanidade até hoje. Você sabe quais são elas? Confira:

1 - Na forma como encaramos a morte

Uma das consequências da primeira guerra foi a construção de um memorial em Tyne Cot, perto de Ypres e o campo de batalha de Passchendaele, o maior cemitério da Comunidade Britânica do mundo. Isso fez com que as pessoas passassem a ter mais atenção na forma como se encara a morte hoje em dia.

No local, foram enterrados 12 mil soldados. Um detalhe curioso é que 8.400 deles foram identificados como "Um Soldado da Grande Guerra, Desconhecido Até Para Deus". O local é um ponto de visitação de várias pessoas.

2 - A simbologia das flores como homenagem

Prestar homenagem aos mortos virou uma tradição forte, principalmente depois da Primeira Guerra. De acordo com Steven Erlanger, do "The New York Times", em Zonnebeke, na Bélgica, em matéria para o jornal Folha de São Paulo, afirma que "a papoula é um dos emblemas da Grande Guerra e ganhou fama no poema de 1915 de um médico militar canadense, o tenente-coronel John McCrae: 'Nos campos de Flandres, as papoulas brotam entre as fileiras de cruzes que marcam nosso lugar'".

A simbologia dela é tão forte que as pessoas enlutadas, parentes e até grupos de estudantes visitam os campos de batalha preservados de Ypres depositando papoulas vermelhas sobre a terra enquanto caminha entre as lápides cinzentas do memorial de Tyne Cot. As flores como homenagem aos mortos são presentes até hoje no costume popular.

3 - Mudanças culturais

A guerra causou muitas cenas de terror, mortes, destruiu reis, impérios e deu impulsão a grandes mudanças culturais. Steven Erlanger conta que essas mudanças culturais incluíram "novos conceitos de psicologia, como a neurose de guerra e o estresse pós-traumático."

4 - Surgimento de potências e novas nações

Surgimento de novas potências e nações também afetam a humanidade até hoje. Segundo conta Steven, a guerra "colocou milhões de mulheres na fora de trabalho; deu independência a nações como Ucrânia e Polônia;

Criou novas nações no Oriente Médio, muitas vezes com fronteiras arbitrárias e também foi o passo inicial dos Estados Unidos se tornar uma potência global."

5 - O perigo nas colheitas para os agricultores

As munições lançadas durante a Primeira Guerra Mundial ameaçam a vida de agricultores na Bélgica, Alemanha e na França. Arar os campos pode ser perigoso por conta da possibilidade destes armamentos virem a explodir. Em 2012, a Bélgica descobriu 105 toneladas de munições, incluindo até mesmo gás venenoso.

6 - Prática do Pilates

Pilates é um método de exercício físico e alongamento que trabalha com o peso do próprio corpo para ser executado. E esse método nasceu em um campo de treinamento pelo nativo da Alemanha Joseph Pilates.

Ele havia sido internado como um potencial sabotador alemão em um campo de concentração e desenvolveu um método de exercício a ser feito dentro do próprio campo. Ele estimulava o exercício físico por meio do peso corporal. Em 1926, Joseph mudou para os EUA e abriu um estúdio em Nova York onde a técnica se espalhou pelo país.

7 - Passaportes

Até o fim do século 19, não existia a necessidade de viajar utilizando documentos de viagem porque o fluxo de entrada e saída de pessoas era aberto entre as fronteiras.

Depois da Primeira Guerra Mundial, tudo acabou mudando. Após a realidade das nações entrarem em guerra, o Reino Unido foi a primeira nação a estabelecer o sistema que hoje é conhecido mundialmente,  o passaporte.

Depois de algumas mudanças sofridas em sua estrutura, na década de 1920, os passaportes se tornaram o documento padrão e modelo para todas as viagens internacionais. Atualmente, alguns países ainda exigem o documento enquanto que em outros não se tem mais a exigência de uso dele.

O que você achou da maneira como a Primeira Guerra Mundial ainda tem influência sobre a nossa civilização? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest