icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 coisas que acontecem com seu corpo depois que você morre

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 06/02/18 às 18h04

capa do post 7 coisas que acontecem com seu corpo depois que você morre

Já fizemos uma matéria mostrando os 25 últimos desejos de pessoas à beira da morte que vão tocar o seu coração. Mas hoje resolvemos falar de algo não tão fofo assim como a matéria que acabamos de citar. Na verdade, resolvemos trazer para os nossos leitores algumas coisas óbvias e outras bizarras que acontecem com o nosso corpo depois que morremos.

Já parou para pensar em quando começa a nossa decomposição? E os órgãos, alguns continuam a funcionar depois que morremos ou todos eles param? São duvidas assim que vamos esclarecer para vocês. Então, confiram agora a nossa matéria com as 7 coisas que acontecem com o seu corpo depois que você morre:

1 - Autodigestão

Já ouviram falar que um cadáver apodrecendo está cheio de vida? Parece contraditório, mas é a mais pura verdade. A decomposição do corpo começa minutos depois da morte. O processo se chama autólise, ou autodigestão. Depois que o coração para, as nossas células ficam privadas de oxigênio e a acidez aumenta, conforme os subprodutos tóxicos das reações químicas começam a acumular dentro delas. Nessa hora as enzimas começam a digerir as membranas celulares e vazam, fazendo com que as células comecem a se romper.

Esse processo costuma começar no fígado, que é um órgão rico em enzimas, e no cérebro por possuir um nível maior de água. Depois disso, os outros tecidos e órgãos se desmembram.

2 - Coloração e temperatura

Quando morremos, caros leitores, os glóbulos brancos danificados começam a vazar dos vasos rompidos. Por causa da gravidade, eles instalam-se nos capilares e nas veias menores, fazendo com que comece a descoloração da pele.

E aí chega a hora da temperatura do corpo abaixar até aclimatar ao ambiente. Depois, vem o rigor mortis (rigidez cadavérica), que começa pelas pálpebras, pescoço e queixo, depois vai para o tronco e outros membros. Quando estamos vivos, as células dos músculos se contraem e relaxam por causa da ação de duas proteínas filamentosas (actina e miosina). Quando morremos, as células não tem energia e as proteínas filamentosas ficam paradas. Isso faz com que o nosso músculo fique rígido e prenda as articulações.

3 - Seus cabelos e unhas não crescem, mas sua pele encolhe

Vocês já devem ter escutado por aí que nossos cabelos e unhas continuam crescendo depois que morremos, certo? Pois fiquem sabendo que isso não passa de uma grande mentira. Na verdade, caros leitores, o que acontece é que a nossa pele seca e encolhe, fazendo com que as unhas e cabelos pareçam mais longos.

4 - Você pode fazer  xixi nas calças e até peidar

Mas como assim? Bom, depois que falecemos os músculos do nosso corpo relaxam. Certamento os músculos da bexiga e intestino também relaxam, diz Jeff Jorgenson, diretor de uma casa funerária. Sendo assim, se algo começar a expelir de um cadáver, podem ficar tranquilos que esse acontecimento é completamente natural.

5 - Alguns órgãos ainda "vivem" por um tempo

Já se perguntaram como é feita a doação de órgão já que a pessoa morreu? Pois bem, o fato é que alguns órgãos e tecidos continuam vivos por um tempo, o que possibilita a doação de órgãos. Os pulmões, o coração e tecidos como córneas, peles, medula óssea e válvulas cardíacas por exemplo, pode ser doadas até 15 horas depois que uma pessoa morre. Curioso, não!?

6 - Odor

Todo mundo sabe que um cadáver, depois de algumas horas, começa a feder, certo? Mas porque isso acontece? Nosso intestino e trato respiratório superior são repletos de bactérias. Essas bactérias aproveitam para entrar na nossa corrente sanguínea e precorrer todo o nosso corpo. Quando isso acontece, caro leitor, surge aquela famosa carniça.

7 - Ciclo completo

Com o passar dos anos, plantas e animais se alimentam dos restos mortais do nosso corpo, inclusive dos ossos. Tudo que nos resta vira alimento para outros seres vivos e assim continua gerando vida. Você acha assustador a natureza consumindo o seu corpo? Pois saiba que isso é completamente natural e tudo tem sua razão de ser.

E aí, caros amigos, já sabiam que todas essas coisas aconteciam depois que morremos? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest