7 coisas que acontecem com seu corpo quando você assiste filmes de terror

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      29/12/17 às 14h43
foto de destaque

O amor pelos filmes de terror pode parecer algo inexplicável para a maioria das pessoas. Até mesmo para seus fãs. Existe uma explicação para isso e com certeza muitos vão passar a assistir muito mais filmes desse gênero depois de ver o que isso faz com o seu corpo. A primeira coisa que muitos podem pensar é que assistir filmes que deem medo não vão trazer nada de bom para a pessoa e só vão deixa-las atordoadas. Para a felicidade dos amantes do terror existe muito mais por trás disso.

Por mais que a maioria não perceba o impacto causado pelos filmes em sua vida, eles são capazes de afetar você física e mentalmente. Eles conseguem ativar emoções em seus telespectadores e ainda transmitem pensamentos e opiniões. A importância da cultura carregada por eles é infinita e demostra como uma determinada sociedade chegou a ser e até pensar em certo período. Elas são um registro importante para a história e para as gerações presentes e futuras. Mas, se tratando dos filmes de terror, você com certeza irá se surpreender com o efeito que ele tem sobre o seu corpo.

1 - Aumento da taxa cardíaca

O nosso corpo sofre alterações enquanto estamos assistindo aos famosos filmes de terror. Isso serve até para aquele brincalhões que deixam escapar risos nervosos durante aquela cena assustadora. Acontece que o sistema do seu corpo reage da mesma forma independente da forma externa que você reage. Uma pesquisa feita pela UCLUniversity College London, analisou a reação de 10.000 pessoas ao verem os filmes classificados como os mais assustadores. O resultado mostrou que enquanto assistiam as pessoas tiveram um média de aumento em suas taxas cardíacas de 25,3%, sendo proporcional a escala adquirida ao fazer alguns exercícios leves. De forma geral ele faz com que ocorram mudanças na pressão sanguínea, nos batimentos cardíacos e nos nossos músculos cardíacos.

2 - Perda de calorias

Como dito no primeiro tópico algumas das alterações ocasionadas pelos filmes de terror provocam uma reação similar as causadas por exercícios leves. Para aqueles que sempre quiseram encontrar uma forma de emagrecer sem sair de casa ta aí uma dica. Que tal uma maratona de filmes de horror? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Westminster provou que a aceleração dos seus batimentos cardíacos e respiratórios causadas pelos filmes são o suficiente para queimar algumas calorias. Uma equivalência feita pelos pesquisadores afirma que um filme de terror pode queimar tantas calorias quanto fazer uma caminhada de 30 minutos. Alguns filmes analisados receberam uma média de calorias perdidas e esses são alguns deles; O Iluminado - 184 calorias, Tubarão - 161 calorias, O Exorcista - 158 calorias, Alien - 152 calorias e Jogos Mortais - 133 calorias.

3 - Prazer

É isso mesmo, algumas pessoas sentem prazer ao assistir filmes de terror. A dopamina liberada pelo corpo é a responsável por esse sentimento. Um estudo realizado pelo Dr. David Zald na Universidade de Vanderbild mostrou que existe uma diferença entre as pessoas que gostam de se colocar em situações em que sentirão medo, como ao assistir filmes de horror ou ir em casas assombradas. De acordo com ele as pessoas que gostam dessas coisas recebem melhor a dopamina e sentem mais prazer. Enquanto isso aqueles que não curtem muito não irão receber o hormônio tão bem assim.

4 - Diferença genética

Se você é um fã desse tipo de filme provavelmente já ouviu alguém que não goste dizendo que tem "algo de errado em você" ou que "você não é normal". Bem, a questão não é que ter algo de errado com você mas algo diferente. E sim, essa é uma diferença genética e está relacionada ao gene COMT. Esse gene é responsável por pelo estabelecimento dos níveis de alguns transmissores do nosso cérebro e sobre o direcionamento dos seus sinais para os próximos nervos. A Universidade de Bonn fez um estudo onde mostrou que as pessoas que possuem dois tipos diferentes do gene COMT são mais propensas a gostar de filmes de terror e até mesmo rir em algumas cenas. Esse pode ser o seu caso.

5 - Aumento dos leucócitos

Os leucócitos são glóbulos brancos presentes em nosso corpo e, para aqueles que não sabem, são responsáveis por combater doenças e infecções que venhamos a adquirir. O fato interessante é que um "simples" filminho de terror pode deixá-los em estado de alerta. A Universidade de Coventry fez algumas comparações usando voluntários que acabaram de assistir O Massacre da Serra Elétrica e outras pessoas que não viram o filme. Depois de analisá-los eles perceberam que a quantidade de leucócitos e hemoglobina no corpo dessas pessoas era muito maior do que aqueles que não assistiram.

6 - Ativação dos sentidos

Você já se perguntou como os diretores e escritores conseguem fazer com que você realmente sinta medo ao assistir seus filmes? Para que isso aconteça eles costumam usar de algumas técnicas que provocam os sentidos do seu corpo. Muitos acham que as cenas escurecidas nesse tipo de filme é apenas uma questão estética mas vai muito além disso. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison perceberam que os sentidos das pessoas ao assistirem essas cenas é aumentado. Os seus olhos ficam mais agitados e fixados devida a falta de luz e essa é exatamente a intenção. Além disso alguns diretores colocam uma baixa frequência de sons das quais não podemos ouvir mas chegamos a sentir. Tudo para aumentar os nossos sentidos durante a experiência.

7 - Desejo de luta ou fuga

Quem nunca se encontrou gritando com um personagem de um filme de terror que simplesmente não fazia as coisas óbvias como correr do assassino ou atacá-lo com aquele objeto próximo? Pois é, essa agitação toda em relação ao que aquele protagonista "burro" deveria fazer se deve porque os seus próprios instintos de sobrevivência foram ativados. O nosso cérebro possui algumas partes importantes responsáveis por essa reação e psicólogos da Universidade Concordia perceberam grandes aumentos nessas áreas durante aquelas cenas revoltantes. A amígdala é a responsável por avaliar uma ameaça, o Hipocampo provoca os estímulos e o Hipotálamo causa as respostas de luta ou fuga. Então da próxima vez que você ficar revoltado pela falta de ação de algum personagem em perigo saiba que na verdade é seu corpo quem queria estar correndo naquele momento.

É incrível como o nosso corpo reage de tantas formas diferentes a um filme de terror e, por mais estranho que pareça, até pode nos dar a sensação de prazer. Se você é um verdadeiro fã do horror com certeza vai se identificar com essas características. Pelo menos agora você sabe porque elas acontecem, não é mesmo? O que você achou de tudo isso?


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+