icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas que acontecem quando você deixar a barba crescer, segundo a ciência

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      14/11/18 às 15h23
capa do post 7 coisas que acontecem quando você deixar a barba crescer, segundo a ciência

Aparentemente, as barbas caíram novamente no gosto da galera. Os homens passaram a deixá-las crescer e a ostentar um estilo mais rústico que a barba acaba agregando ao visual. Muitas pessoas até brincam dizendo que a barba faz para os homens o que as maquiagens fazem para as mulheres. O que não é um grande absurdo.

É inegável o quanto uma barba pode mudar o visual de uma pessoa. Além de oferecer diversos outros benefícios para a saúde da pele como um todo. Pensando nisso, hoje listamos para vocês algumas coisas que podem vir a acontecer caso você deixe sua barba crescer. Confira!

1 -  Proteção solar

Assim como nosso cabelo da cabeça protege o couro cabeludo de se queimar com o sol e ficar vermelho como um pimentão, a barba oferece a mesma defesa ao lábio superior, bochechas e queixo. E isso significa que a barba pode funcionar como uma barreira para nos proteger do câncer de pele.

Segundo estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, os pelos faciais reduzem as taxas de exposição em cerca de um terço, em comparação a um rosto barbeado. A barba pode nos proteger entre 90-95% dos raios ultravioleta. No entanto, isso não nos exime do uso de protetor solar.

2 - Economia de tempo

Segundo um artigo publicado pelo New York Times, um homem gasta cerca de 3.350 horas ao longo de sua vida se barbeando. Dessa forma, deixar a barba crescer pode lhe economizar um bom tempo na vida, que você pode gastar se divertindo com seus amigos ou assistindo um filme legal, por exemplo.

3 - Você se torna mais atraente

Segundo pesquisas, uma barba bem cuidada pode te fazer parecer mais atraente. Cerca de 8 mil mulheres heterossexuais participaram de uma pesquisa promovida pela Universidade de Queensland, onde foram questionadas sobre o fator de atração em relação aos homens. Os resultados variaram.

Homens de barba cerrada, por exemplo, foram eleitos como os ideais para encontros casuais, enquanto homens de barba mais longa foram avaliados como melhores parceiros a longo prazo. Mas a grande maioria delas preferem homens com uma barba de tamanho médio.

4 - Isolante térmico

Principalmente para aquelas pessoas que moram em regiões de climas muito frios, é interessante manter uma barba espessa. Segundo o dermatologista Anthony M. Rossi, em entrevista ao Wall Street Journal, as barbas longas podem servir como cachecóis. A barba pode conservar uma temperatura de até 1 grau mais quente do que a pele desprotegida.

5 - Pele saudável

Apesar de muitas vezes a barba dar a impressão de aspereza, a pele por baixo dela pode estar tão macia e suave quanto a de um bebê. Isso porque a barba protege a pele do envelhecimento, bloqueando raios solares, resultando em menos rugas, por exemplo. É por isso que quando aquele seu tio, que cultiva a barba há séculos, a faz, ele se parece mais jovem do que você.

6 - Menos bactérias

Há pouco tempo, muitos veículos mundo afora noticiaram sobre um estudo onde supostamente as barbas carregarem mais germes e partículas fecais do que um vaso sanitário. Na verdade, tudo está mais para o oposto disso. Um estudo publicado no Journal of Hospital Infectionmostrou que rostos barbeados carregavam até 3 vezes mais bactérias em seus rostos do que aqueles que possuíam barba.

Isso devido ao fato de que, ao nos barbearmos, criamos micro-ferimentos em nossa pele, e esses cortes se tornam zonas perfeitas para reprodução de bactérias. O estudo ainda descobriu que a barba pode apresentar uma bactéria que mata outras bactérias e se mostra um poder em potencial para serem transformadas em antibióticos no futuro.

7 - Livre-se dos pelos encravados

Muitos lugares proíbem os homens de ostentarem uma bela barba, o que é um fato lamentável. Uma vez que, segundo a GQ, o uso regular de lâminas para se barbear pode resultar em pelos encravados. E todos nós sabemos o quão dolorosos eles podem ser. Claro que a frequência para que eles apareçam depende da sua pele e do tipo de pelo que cresce.

No entanto, o ato de se barbear contribui fortemente para que eles apareçam, definitivamente. Sem falar que o barbear pode causar cicatrizes permanentes, marcas escuras e até mesmo infecções de pele.

Então pessoal o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest