icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 coisas que aconteceriam se a Lua desaparecesse nesse exato momento

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      04/12/17 às 14h38
capa do post 7 coisas que aconteceriam se a Lua desaparecesse nesse exato momento

A Lua é muito mais do que um fator predominante na astrologia, um "alimento" para os lobisomens ou simplesmente nossa luz noturna. Acredite ou não, mas esse astro é extremamente importante para os seres vivos da Terra e perdê-lo significa caos absoluto. Somos fortemente protegidos de diversas formas que provavelmente vocês nunca imaginaram. Para facilitar um pouco o entendimento, pense na Lua como uma guarda-costas da Terra, que é capaz até mesmo de tomar um tiro para nos proteger. Isso é motivo para todos nós agradecermos a existência dela e, mais do que isso, nos questionarmos qual seria o nosso destino caso ela fosse destruída.

Uma coisa já adiantamos: as marés ficarão totalmente descontroladas e, para ser mais sincero, não teríamos nem mesmo proteção contra os asteroides que vagam no espaço. Entre tantos maus que podem nos acontecer, até mesmo a inclinação da Terra seria afetada e a mudança climática seria extrema, podendo resultar em diversos fenômenos naturais totalmente mortais. Sendo assim, a redação da Fatos Desconhecidos resolveu buscar os efeitos de um desaparecimento da Lua. Se você se interessa por esse tipo de assunto, acompanhe com a gente e nos diga ao final o que achou.

1- As estações ficariam imprevisíveis

A Lua auxilia o planeta na hora de manter sua rotação de forma inclinada. Se o astro desaparecer, essa inclinação será atingida. O problema é que não sabemos de que forma isso aconteceria. Talvez a Terra pudesse se aproximar mais de Júpiter, ou do Sol, o que resultaria em grandes desastres. As estações ficariam "malucas" e sairiam de controle. Poderíamos enfrentar uma seca absoluta por vários meses e, em seguida, sermos soterrados pelo grande excesso de neve ou alagados com as chuvas fortes e constantes.

2- Alguns lugares ficariam inabitáveis

Sem a Lua no céu, a inclinação axial da Terra mudaria completamente, o que causaria uma grande mudança no planeta em um curto espaço de tempo. Isso atrapalharia o cultivo da terra para ser usada de forma agrícola, o que transformaria muitos lugares em desertos absolutos. Outros sofreriam com a grande quantidade de água, pois as geleiras derreteriam com rapidez.

3 - Grandes e poderosos furacões

Sem a Lua, a rotação do nosso planeta mudaria totalmente. A Lua controla o processo e torna grande parte da energia terrestre em força para a sua própria órbita. Sem isso, a Terra provavelmente começaria a acelerar esse processo e perderia muito da sua força gravitacional. Os furacões seriam mais intensos, aconteceriam com mais frequência e com muito mais força, levando a devastação total de alguns lugares.

4- Muitos vulcões entrariam em erupção

Se a Lua sumisse de uma hora para outra, veríamos com frequência as atividades vulcânicas. Cientistas afirmam que sem o astro, levaria apenas dois anos para que os vulcões conseguissem destruir tudo, ou quase tudo. Sem a força gravitacional, as placas tectônicas mudariam e causariam terremotos terríveis.

5- Perda total das marés

Isso talvez pareça algo sem muita importância, mas não é. Isso pode resultar em coisas terríveis, principalmente para os pescadores e para o ecossistema como um todo. A mudança da maré trás para a superfície uma série de organismos importantes para o nosso planeta. As marés ainda ajudam a controlar a temperatura do oceano, criando uma coisa chamada "protuberância de maré", que auxilia na estabilização da temperatura.

6- Um céu totalmente claro

Essa é uma das poucas coisas positivas que aconteceriam. Aqueles que amam noites estreladas poderiam contar com uma visão totalmente limpa do céu sem a luminosidade do astro. Mas infelizmente isso seria pouco aproveitado por causa da grande quantidade de tempestades e, provavelmente, dos furacões constantes.

7 - Grandes Tsunamis

Se você mora perto da costa, provavelmente sofreria bastante com as enormes ondas que invadiriam as cidades, caso a Lua fosse destruída. Devido a perca da atração gravitacional que o astro acumula no meio do oceano, esse efeito deveria ir para algum lugar com o seu desaparecimento, e assim aconteceria esse fenômeno.

E aí, você sabia sobre todos esses acontecimentos? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest