• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que as pessoas mais se lembram da década de 1990

POR Ana Luiza Andrade    EM Entretenimento      02/08/17 às 18h56

Quem nasceu no ano de 1990 tem hoje 27 anos e quem nasceu em 1999 tem hoje 18. O tempo realmente passou mais rápido do que havíamos previsto e se você teve a sorte de vivenciar a década de 90 sabe que durante esse período aconteceram coisas marcantes não só no Brasil, como no mundo.

Em 1991, Ayrton Senna conquistava o seu tricampeonato de Fórmula 1. Em 94, uma multidão saía as ruas para chorar as saudades que Ayrton Senna deixaria em nosso país e nas pistas de corrida. Foi nesse ano também que Galvão Bueno abraçou Pelé gritando "É TETRA!" na conquista do tetracampeonato do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. Em 98, voltamos a chorar com um derrota amarga na Copa do Mundo na França.

Os anos noventa também foram marcantes para a tecnologia. Acompanhamos o primeiro mamífero sendo clonado, a inesquecível ovelha Dolly. Também corremos para comprar um DVD, a sensação do cinema em sua casa.

Foi em 90 que a Alemanha foi reunificada. No ano seguinte, os Estados Unidos invadiu o Iraque, dando início à Guerra do Golfo. Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil, acalmava a inflação brasileira com a criação do Plano Real em 94. E os jovens se divertiam ouvindo e dançando ao som de É o Tchan.

Ficou com saudades? Essa década foi mesmo especial. Por isso reunimos outras 7 coisas que você com toda certeza vai se lembrar, e que eram sucesso na década de 90. Fique saudoso conosco:

1 - Tamagotchi

Você também passou noites em claro preocupado com seu bichinho eletrônico? O animal exigia cuidados intensos que ocupavam grande parte do nosso tempo.

Como era bonitinho ver ele dormir, crescer e depois ficar adulto. Com certeza você já sofreu quando deixava ele morrer sem querer. Mas aí você começava tudo de novo. Era um vício.

2 - Thaty

Se você viveu mesmo durante a década de 90 você já usou esse perfume. Ou então sentiu esse cheiro em alguma mulher. Era o perfume mais popular da época. Todo mundo tinha o mesmo cheiro e todo mundo usava Thaty. O perfume azul de lavanda.

3 - Push Pop

O pirulito mais legal das crianças nos anos 90. Você colocava o dedo indicador embaixo da embalagem e empurrava para cima o pirulito. Que sumia e desaparecia quando a gente quisesse. Você não precisava chupar tudo de uma vez. Mas era impossível. Pusp Pop era muito bom.

4 - Banheira do Gugu

Os domingos eram mais animados com a banheira do Gugu. A brincadeira consistia em duas ou mais pessoas dentro da banheira lutando para pegar os sabonetes que estavam caídos dentro da água.

Os biquínis escorregavam, assim como as sungas. As pessoas realmente se batiam e se afogavam para conseguir agarrar o sabonete. E a cena, no contexto geral, era bem hilária.

5 - Minha brasília amarela, tá de portas abertas...

"Pra mode a gente se amar, peladxus em Santxus. Pois você minha pitchula, me deixou legalzão... Não me sintxu sozinho, você é meu chuchuzinho."

Nem "É o Tchan" é capaz de superar a sensação que foi a banda "Mamonas Assassinas" na vida de todos os brasileiros, independente da idade, nos anos 90.

Com um som único, cômico e original, eles criaram uma maneira própria de fazer rock brasileiro de qualidade. Eles gravaram apenas um disco em 1995 e venderam mais 3 milhões de cópias.

Infelizmente nesse mesmo ano de sucessos e conquistas, os Mamonas deixaram a nação triste e um pouco mais órfã, quando a banda sofreu um acidente fatal de avião, na Serra da Cantareira, e todos os integrantes vieram à óbito precocemente.

6 - Pokémon

Você conhece esses animaizinhos fofos do mundo Pokémon. Eles voltaram com tudo ano passado com um jogo que virou febre no Brasil e no mundo, o Pokémon GO. Mas esse desenho começou lá atrás, em 1997 e as crianças não perdiam um episódio sequer da saga de Ash e seu inseparável Pikachu.

7 - Leitura

Mas se você gostava de ler, deve se lembrar que as aventuras de Harry Potter também começaram nos anos 90. O bruxinho tinha na época apenas 11 anos de idade, então muitas crianças dessa idade cresceram juntos, ao mesmo tempo que o bruxo da história.

Mas não foram apenas as crianças que ficaram impressionadas com o sucesso estrondoso de Harry Potter e a realidade mágica de Hogwarts. O mundo todo se rendeu a leitura fantástica que a escritora J. K. Rowling inventou durante uma viagem de trem. E essa década ficou marcada com o primeiro livro dessa saga.

Gostou de relembrar um pouco da história dos anos 90? A saudade dói e é a sensação é de que não aproveitamos o suficiente. Mas tudo que é bom acaba e devemos aproveitar o presente, com suas delícias e mazelas.

Tem mais exemplos que fizeram sucesso nessa década? Então não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite para aumentar ainda mais a nossa lista.

Próxima Matéria
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+