icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 coisas que funcionam e os cientistas não fazem a mínima ideia de como

POR Jesus Galvão EM Ciência e Tecnologia 04/07/18 às 19h04

capa do post 7 coisas que funcionam e os cientistas não fazem a mínima ideia de como

A história da humanidade é repleta de capítulos de invenções e descobertas que permitiram, na grande maioria das vezes, uma melhoria em nossa qualidade de vida e que até mesmo contribuíram para nossa evolução como sociedade e como humanos propriamente ditos. No entanto, apesar de entender muitos fenômenos que nos cercam, cientistas e pesquisadores ainda esbarram em questões que apesar de compreendê-las, não podemos necessariamente explicá-las.

Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre como a fome deixa qualquer pessoa furiosa e sobre os 7 mistérios dos oceanos que desafiam a ciência. Hoje, listamos algumas das coisas que apesar de compreendermos as suas funcionalidades e ações, os cientistas ainda não entendem suas razões. Confira!

1 - A medicina não consegue explicar como funciona os antidepressivos

Os antidepressivos aumentam os níveis de neurotransmissores no cérebro. No entanto, ainda é um mistério como ter mais neurotransmissores podem reduzir a depressão uma vez que nossos cérebros utilizam neurotransmissores para tudo e isso acaba por não revelar muita coisa.

2 - Por que as mariposas voam para a luz? Ninguém sabe!

Os cientistas estão tentando descobrir isso há décadas. Primeiramente, eles imaginavam que a luz poderia alterar o sentido de orientação de voo das mariposas ou que elas pudessem estar confundindo a luz com os feromônios das mariposas fêmeas. Porém, nenhuma dessas teorias foram confirmadas.

3 -  De onde vem a consciência?

Bom, este é um grande mistério até mesmo para cientistas e pesquisadores. Uma vez que eles sequer conseguiram identificar ainda a área do cérebro responsável pela consciência.

4 - A acupuntura

A acupuntura foi desenvolvida há mais de dois milênios e é usada para o tratamento de diversas doenças e problemas desde então. Mas, ninguém consegue explicar ou entender completamente como ela funciona.

5 - Por que as cortinas de banho são "sopradas" em nossa direção quando tomamos banho?

Alguns acreditam que seja devido a temperatura da água ou por conta de uma queda na pressão do ar. Mas uma coisa é certa: a ciência ainda não é capaz de explicar o fenômeno.

6 - Por que bocejamos e por que isso é tão contagioso?

O fato é que não existe um consenso na comunidade cientifica sobre as razões para esse reflexo comum. Alguns acreditam que a ação acalme o cérebro para aumentar o desempenho intelectual. Outros afirmam que nossos antepassados usavam o bocejo como um sinal de comunicação.

7 - Síndrome de Savant adquirida

UA Síndrome de Savant é uma condição onde uma pessoa desenvolve incríveis habilidades, geralmente após uma concussão em seu crânio. Derek Amato, após um sofrer um forte impacto em sua cabeça após mergulhar em uma piscina, descobriu uma poderosa habilidade para tocar piano. Derek nunca havia tocado piano anteriormente.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixe nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest