• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que a maioria das pessoas nem faz ideia sobre os Illuminati

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      01/09/17 às 21h05

Desde muito tempo atrás existem as famosas sociedades secretas, estas, que sempre atuam com interesses que podem ir desde políticos até religiosos, ou qualquer outro que seja. São sociedades que possuem inúmeros membros espalhados pelo mundo. Muitas delas já foram extintas, mas não se sabe ao certo quantas atuam até hoje.

A verdade é que quando se fala de sociedade secreta, já vem em nossa mente coisas como teorias da conspiração, domínio do mundo e coisas do tipo. Caso tenha curiosidade em saber um pouquinho mais, pode querer conferir nossa matéria 7 Maiores sociedades secretas do mundo! Enfim, talvez os mais populares de todos sejam os Illuminatis, e muito se especula a respeito deles, mas existem muitas coisas que nem fazíamos ideia a respeito deles... Dá uma olhada!

1 - Sua origem

Foi em 1 de maio do ano de 1776 que o professor de uma universidade de Ingolstadt, na Alemanha, Adam Weishaupt, fundou os Illuminati na intenção de criar um secreto refúgio para os alemães que buscassem por "liberdade do domínio da igreja sobre a ciência e a filosofia. Era uma espécie de clube feito apenas para homens ricos e fanáticos pela tolerância e democracia.

De forma surpreendente, a sociedade se tornou um sucesso e conseguiu em pouco tempo, atrair mais de 2000 membros. Pouco tempo depois, já havia se espalhado por toda a Europa e o segredo já não era exatamente tão secreto assim. Naquele período, as autoridades que democráticas não tinham nada, ficaram completamente insatisfeitos com aquilo e entre os anos de 1784 e 1787, Karl Theodor, o duque da Baviera, repreendeu todas as sociedades secretas dos Illuminati, os proibindo de atuar. Como a reputação de Weishaupt não estava mais em alta, ele decidiu que o melhor a fazer era se retirar e escrever um livro sobre a história do clube secreto.

2 - Do iluminismo ao satanismo

Bom, mas por que então a sociedade secreta que até então apenas lutava pela democracia foi relacionada ao satanismo? Isso só aconteceu devido às alegações que partiram de Augustin Abade Barruel, que dizia que os illuminatis apenas fingiam querer a democracia mas na verdade, planejavam uma "conspiração satânica global".

Todo esses escândalo provocado por ele alimentou o espírito conspiracionista de outros paranoicos, que passaram a se reunir para debater o que os illuminatis pretendiam afinal. Barruel escreveu alguns volumes explicando sua teoria e por fim, dizia que os maçons, templários, jacobinos, judeus e mesmo os bispos da Igreja Católica atuavam em favor de tal conspiração satânica.

3 - Aleister Crowley, o illuminati satanista

Por mais que a sociedade tenha lutado para desvincular a ideia de que os illuminatis eram satanistas, no início dos anos de 1900, tudo voltou a ser jogado novamente na parede quando Aleister Crowley (1875-1947), que era chamado de "illuminati científico" apareceu, sendo que supostamente, seria um adorador de satanás. Ele ficou muito conhecido pela mídia, esta, que passou a chamá-lo de "homem mais perverso do mundo".

É fato que o homem realmente era bastante controverso, fazendo questão de sempre assustar e fazer piadas sádicas com crédulos e ortodoxos. Relatos contam que ele era um verdadeiro "troll"  há cerca de um século antes do surgimento da internet, talvez o primeiro da história. Ele foi importante para os illuminatis pois se tornou um membro com um propósito rebelde e legal, diferente de tudo aquilo que a sociedade já era acostumada.

4 - Illuminati do século XX

Muita gente acredita que no século XX o governo federal dos Estados Unidos foi infiltrado por um illuminati, sendo ele J. Edgar Hoover, que era diretor do FBI. Tudo isso se deve ao fato de que, entre os anos de 1935 até 1972, o homem permaneceu firme em seu cargo, visto que era muito frequente pessoas entrarem e saírem do FBI. Hoover ficou encarregado de sempre estabelecer contato com a máfia americana e para fazer uma espécie de "lavagem cerebral" em cada presidente que assumisse.

Em 1950, um programa liderado por ele tinha o objetivo de "expor, perturbar, desacreditar, desviar, neutralizar, ou até mesmo eliminar" outros grupos políticos que se opusessem aos ideais já estabelecidos. No ano de 1961 o presidente Kennedy foi acusado de fazer um discurso illuminati, e no pior dos casos, conspiracionistas ainda dizem que ele foi morto por um deles.

4 -  A trilogia dos Illuminatis

Após o escândalo de Watergate, que levou à renúncia do presidente Nixon, e todas as teorias de conspiração que surgiam na época, houve um interesse muito grande em capitalizar tudo isso. Editores apenas por dinheiro, Robert Anton Wilson e Robert Shea, escreveram "Os Illuminatis! Trilogia" no ano de  1975, que são 3 novelas psiquiátricas  contando um pouco a respeito de todas as teorias que se tinham conhecimento a respeito da sociedade secreta. A obra acabou fazendo com que os dois se tornassem bem sucedidos no ramo.

5 - Teorias da conspiração

A teoria de Abade Barruel pode ter sido a mais maluca de todas ao relacionar os Illuminatis ao satanismo, mas ele também desenvolveu uma teoria de conspiração que relacionava o grupo à Revolução Francesa. O conspiracionista inglês John Robison tinha 3 teorias: os illuminatis poderiam ser agentes secretos do caos; poderiam ser uma grande ameaça para a estabilidade do governo em todo o mundo, ou teriam "sequestrado" a maçonaria da França.

6 - Illuminatis, bancários judaicos e Henry Ford

Na internet existem muitos boatos de que uma dinastia judaica chamada Rothschilds, controla o mundo todo. Suo patriarca seria um agente judicial e membro dos illuminatis, sendo que acumularia uma fortuna de mais de 500 trilhões de dólares! Bom, mas de acordo com especialistas, isso nem mesmo seria possível, porém, investigações mostram que um membro da dinastia se encontrava na lista entre os mais ricos, acumulando uma bela fortuna mas que não era tudo isso. O curioso da história, é que o nome de Heny Ford estava envolvido.

Acontece que ele fez a reimpressão de escritos que tinham falsas alegações sobre uma aliança dos com o judaísmo, em seu próprio jornal. Mas por que ele faria isso? Bom, fica aí a dúvida.

7 -  Será que ainda estão por aí?

Na internet podem ser encontradas muitas informações a respeito da existência da sociedade secreta ainda nos dias atuais, porém, faltam fontes realmente confiáveis. Mas por que é tão difícil provar isso? Por que são tão difíceis de serem encontrados? Bom, por mais maluco que pareça, alguns teóricos da conspiração alimentam a ideia que os próprios illuminatis desenvolveram a internet, com o intuito de controlar a "mente do mercado de massa" controlando toda a informação a ser disponibilizada e n os induzindo a notícias erradas.

É possível que muitas teorias continuem sem respostas durante muito tempo, mas também é preciso dizer que muitas delas parecem estranhas demais para ser verdade, afinal, será que eles são grandes reptilianos satanistas  que habitam alguma lua esquecida por aí? Existe mesmo um plano para estabelecer uma nova ordem mundial? Difícil dizer!

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam os fatos aqui mencionados? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+