icone menu


7 coisas que nós devemos a Revolução Francesa

POR Lucas Curado    EM História      01/02/18 às 17h34
capa do post 7 coisas que nós devemos a Revolução Francesa

A revolução francesa foi um grande marco na história da humanidade. Ela serviu de grande influência para diversos movimentos e ideais que se sucederam ao longo dos anos subsequentes. Essa revolução ocorreu entre 1789 e 1799 e foi uma mudança drástica no país. Em 3 anos o regime absolutismo que reinava na França foi derrubado mudando a vida da população para sempre. Com a queda do regime, novos ideias de liberdade e igualdade foram estabelecidos no país e este deu seus passos para um sistema bem mais democrático e menos estratificado. Isso não só influenciou a frança, mas teve um grande impacto na Europa como um todo. Consequentemente, isso reflete nos dias de hoje e na vida que levamos

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pouquinho dessa história que transformou o mundo que nós conhecemos. Uma revolução que modificou toda a estrutura de uma sociedade e disseminou ideias de igualdade e da tão sonhada igualdade. Mudanãs não só na economia ou no governo aconteceram, mas também em várias outras coisas. O sistema métrico mudou, a alimentação, vestimentas e até a medicina. Conheça 7 coisas que nós devemos a Revolução Francesa.

1 - O sistema métrico

Antes de 1793, a França possuía mais de 800 métodos de medida. Contudo, foi nesse período que foi adotado o "metro" como uma forma de unificar e simplificar formas de medição. Dessa forma qualquer pessoa poderia utilizar essa medida de forma mais prática. Todavia, o metro foi introduzido na lei somente em 1799.

2 - Pão para todos

Foi em 1973 que o governo oficial, declarou que o pão seria "padronizado". Antes disso, a diferença de qualidade do pão para os ricos e para os pobres eram discrepante e absurda. A ideia é que todos tivessem o direito de comer a mesma refeição básica, e assim foi feito. A quem acredita que a baguete foi inventada nesse período.

3 - Padronização da língua

Antigamente, a França possuía em torno de 30 dialetos diferentes, inclusive, grande parte da população não falava o "francês correto". para acabar com isso, foi criado uma única língua francesa que era mais acessível para a população. Diferente do francês do rei, que era uma variação mais rebuscada e pouco falada, o "novo francês" possibilitou a melhor comunicação com e entre a população de diversas classes sociais. Essa inclusão linguística se espalhou por todo país, e serviu de exemplo para o mundo.

4 - Moda para todos

O código de vestimenta do antigo regime francês era feito para, literalmente, dividir a sociedade. Nobres, sacerdotes e pobres vestiam-se de forma diferente. Os revolucionários quebraram isso, a sociedade agora se vestia de uma forma que não havia distinção de ricos ou pobres.

5 -Democratização da gastronomia

Com a revolução, a própria comida que era colocada na mesa do povo mudou. O "elitismo" existente na época mudou em vários parâmetros, inclusive na forma de se cozinhar e nos hábitos alimentares. Houve uma democratização gastronômica e um maior acesso a diversidade pela população.

6 -  Técnicas médicas

No antigo regime, não era qualquer pessoa que poderia se tornar um médico. Dá mesma forma que era o resto da sociedade, a medicina era estratificada da mesma forma. E estava sujeita várias normas de condutas e a ideia do status. Quando isso foi quebrado na revolução, abriu portas para novos métodos de ação e técnicas médicas. Isso se deu pela ideia de liberdade e igualdade que começou permear a sociedade.

7 - Implementação de uma "cruz vermelha"

Dr. Pierre-Francois criou um sistema similar a cruz vermelha, antes dessa existir. Ele criou um tipo de ambulância para levar feridos das batalhas, podendo carregar até 4 pessoas até o hospital mais próximo. Em 1799, Percy criou um modelo que poderia levar uma mesa médica dentro. Tanto Larrey como Percy não viam estratificavam classe social, afiliação ou nacionalidade, foi um serviço totalmente neutro focado em atender feridos.

E aí, o que você achou da matéria? Deixe seu comentário e até a próxima!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+