• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que o homem descobre quando vai fazer o exame de próstata

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      30/06/16 às 15h07

Todo homem adulto que tem mais de 50 anos precisa fazer exame na próstata. O câncer na glândula pode se desenvolver nessa fase da vida adulta e, quando diagnosticado em estágios inicias, tem tratamento. Pesquisas indicam que a maioria dos homens só vai ao hospital para isso por iniciativa das mulheres.

Muitos mitos são gerados em torno do exame e mentiras acabam sendo tomadas como verdade por gente que evita fazê-lo. A realidade é que o exame é muito mais simples do que contam e não gera dores ou mudanças na sua vida. Ele funciona como mais um exame de rotina e é importante para manter a saúde das partes íntimas.

Entenda algumas coisas sobre o exame da próstata que você só descobre quando faz e evite confiar em mitos e terror que espalham por aí.

1 - A importância do exame

American doctor talking to senior man in surgery

Ao consultar um médico para fazer o toque retal, você vai ouvir informações sobre a importância dele e os riscos que pode correr se não fizer. Ao conhecer os reais problemas que podem ser diagnosticados, você vai quebrar qualquer barreira de preconceito.

2 - Ele não é a pior coisa do mundo

2

Por mais que exista muito terror e mito sobre o exame, na hora que você realmente precisar fazê-lo vai perceber que não é tão tão aterrorizante assim. É tudo tratado formalmente, num ambiente profissional, além de ser essencial para garantir a manutenção da saúde do homem mais velho.

3 - É rápido e não causa dores

American doctor talking to senior man in surgery

É clara que se você nunca teve nada entrando no seu ânus antes, você vai sentir incômodo durante o exame. Além disso, quanto menos relaxado o paciente estiver, mais desconforto sentirá. No entanto, só sente dor o homem que já tem algum problema na próstata e, nesse caso, é importantíssimo que você tenha feita o exame.

4 - Deve ser feito regularmente

4

Depois que você fizer exame na próstata, vai descobrir que não está livre disso. Por ser o tipo de câncer mais comum em homens, abaixo do tumor de pele, deve provocar alerta. É preciso que seja feito regularmente, pois em idades mais avançadas a chance do problema aparecer é ainda maior.

5 - Detecta não só câncer, mas outros problemas

5

Muito se fala do câncer na próstata ao mencionar o exame. É verdade que é importantíssimo detectar o problema em estágios iniciais, mas além do câncer o exame também pode encontrar outras doenças, como inflamações no canal retal.

6 - Ninguém deixa de ser hétero ou homem por isso

6

Se você tem medo de fazer o exame por causa de sexualidade, pode relaxar. O procedimento envolve apenas o contato do médico com o paciente e é tão simples como tirar sangue ou medir a pressão, não influenciando nas suas atitudes ou personalidade. Quando mais preocupado você estiver com isso, maiores são as chances de sentir dores ou atrapalhar a realização eficaz do exame.

7 - Que tem um problema

7

A expectativa antes de ir ao médico é de ouvir que está tudo bem e você não tem problemas. Porém, em alguns casos o exame realmente vai encontrar algo de errado e é só nesse momento que você descobre. Quanto mais cedo você fizer, mais fácil diagnosticar o problema em estágios iniciais e conseguir tratar.

Deu pra perceber que é muito importante fazer o exame e ainda manter a periodicidade dele, não é? Agora que você já tem informação, pode perder o preconceito contra o exame e passar para frente o conhecimento para ajudar a todos.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+