As pessoas já ouviram que homens são de Marte e as mulheres são de Vênus. E para um entender o outro, é preciso bastante esforço das duas partes. As mulheres costumam ser um enigma para os homens. Desde os tempos remotos da Grécia Antiga, há o mito da "mulher fatal" e desde então, existe toda uma fábula por trás dos mecanismos e pensamentos femininos.
Talvez por não entender as mulheres, ou por não prestar muita atenção, os homens acabam falando coisas que não deveriam. Se você é homem, você pode pensar que é porque as "mulheres estão loucas", mas essa nunca é a razão. Existem algumas coisas que os homens precisam aprender a não falar para as mulheres e mostramos elas aqui e as razões para abolir de vez do repertório essas falas.
Quando um homem vai dar em cima de uma mulher comprometida e diz essa frase, ele pode achar que está dizendo: "nossa, estou com vergonha. Nunca quis desrespeitar você ou seu relacionamento, me desculpe".
Mas o que se entende é: "eu não sabia que outra pessoa já tinha te reivindicado. E essa é a única possibilidade para você não ficar comigo". Então, se você é homem e já falou isso para uma mulher quando ela não quis te beijar, saiba que isso mostra que você tem dificuldades em enxergar limites estabelecidos pela própria mulher em questão.
A intenção do homem é de falar que a mulher é incrível, maravilhosa, alegre. Ele quer dizer que ela é especial. Pretende reforçar como foi bom tê-la encontrado. Mas isso, que pode ser dito com a intenção de elogiar, na verdade, é uma forma de rebaixar todas as outras mulheres, apenas para colocar a que ele está junto no topo.
Essa fala mostra também que antes o homem colocou todas as mulheres em um mesmo patamar de generalização maçante. E isso admite a incapacidade de reconhecer que outras mulheres podem gostar de coisas ditas como "não femininas".
O que o homem pensa que está dizendo é que está feliz por sua namorada estar comendo junto com ele. Ele certamente pensa que está fazendo-a se sentir menos culpada pelo seu grande apetite. Mas o que realmente é interpretado é: "nossa você é magra e ainda come carboidratos? É mágica?!".
Os homens acham que dizer isso é um grande elogio para as mulheres. Mas será que falariam isso para uma mulher que esteja com um pouco de sobrepeso? Isso é reservado apenas para mulheres magras e cria uma competição entre as próprias mulheres. Além de ainda reforçar estereótipos.
Quando um grupo de amigos fala isso sobre outros homens, eles pensam que, na verdade, estão tirando sarro com a imaturidade do mencionado em questão. Mas, na verdade, o problema aqui é que estão colocando a culpa em todas as mulheres com quem ele já esteve.
Agrupar as mulheres em um grupo tida como "loucas", por terem uma reação específica a um fato, não é uma coisa boa. Isso mostra que ela é humana e não louca. E o que está colocado em jogo não é a brincadeira com o amigo em questão, mas a forma desumanizadora como se enxergam os sentimentos de todas as mulheres com quem ele esteve.
As pessoas podem achar que, com isso, estão dizendo que entendem como deve ser difícil conciliar a vida social com um filho, e ao mesmo tempo, mostrando uma preocupação por onde a criança está.
Mas o que se entende que eles estão falando é: "nossa como seu marido é exemplar por cuidar do próprio filho por um dia. Eu não penso que vocês podem dividir os deveres de pais. E acho que a mulher deve ser a principal cuidadora". O homem quando exerce a função, dentro dessa visão expressa na fala, é visto como alguém que faz de uma obrigação, uma mera gentileza.
O homem pode pensar que está falando: "eu amo a sua beleza natural e adoro olhar seu rosto sem nenhuma maquiagem". Mas o que é entendido é que ele quer dizer que, normalmente, as mulheres enganam os homens com tanta maquiagem. E assim, não mostram o "verdadeiro" rosto.
Além do que existe sempre a chance de a mulher que está ouvindo, estar com maquiagem. Então, isso pode significar que não se respeitou o trabalho e até mesmo a vontade que ela teve de se maquiar. Pode significar ainda que ela não agradou com sua produção.
As pessoas podem achar que estão mostrando um suporte e que entendem a mulher querer e poder ficar em casa, cuidando dos filhos ou então da casa. Mas quase sempre isso soa como uma crítica. O argumento é que o feminismo, na verdade, é somente sobre mulheres com empregos, politicamente ativas e que, se uma mulher não está fazendo essas coisas, ela está regredindo.
Você deve respeitar a escolha das pessoas. Em um mundo igualitário, se uma mulher trabalha e tem filho, isso deve ser visto como algo ótimo. Se ela não trabalha e tem filhos, é algo ótimo também. Se uma mulher decide não ter filho nenhum, a opção deve ser vista como igualmente certa.
|
|
Instagram