icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas que provam que o machismo também prejudica os homens

POR Fatos Desconhecidos (Acervo) EM Curiosidades 23/10/15 às 14h02

capa do post 7 coisas que provam que o machismo também prejudica os homens

Você se considerada uma pessoa machista? Ao contrário do que alguns acreditam, o fim do machismo não causaria apenas vantagens às mulheres, mas também aos homens. Difícil imaginar como? Calma, vamos explicar direitinho para você o porquê disso. Para começar, podemos observar algo muito simples: apesar de atingir principalmente as mulheres, o machismo também interfere negativamente na vida dos homens. Aposto que você deve estar se perguntando como.

É justamente por isso que mostraremos a seguir algumas situações da vida cotidiana masculina que demonstram como eles também são atingidos pela famosa desigualdade entre os gêneros, que tem sido pauta de discussões fervorosas nas redes sociais nos últimos tempos.

1 - Provar a masculinidade o tempo todo

Desde criancinhas os homens são pressionados socialmente a provarem o quanto são "machos", ser chamado de "mulherzinha" ou "gay", figuras consideradas mais fracas, são algumas das piores ofensas que eles podem receber. É como se o homem precisasse mostrar o tempo todo que ele se encaixa em um padrão de macheza, mesmo que isso signifique fazer coisas que ele não quer no momento ou deixar de fazer coisas que ele gosta, mas que não são consideradas "de homem".

2 - Estar sempre pronto para o sexo

Outra desvantagem que o machismo causa aos homens, e que está associada ou item anterior, diz respeito ao sexo. Os homens são cobrados a se relacionarem sexualmente com várias mulheres. Enquanto as mulheres devem inibir a sexualidade, os homens precisam se mostrar sexualmente ativos. Dessa maneira, eles nunca podem dizer não caso uma garota esteja disposta a transar. Dispensar uma transa ou, pior, não conseguir concluí-la, são acontecimentos que podem gerar ainda mais cobranças e ferir a "masculinidade".

3 - Não falhar nunca

Homem que é homem, do ponto de vista do machismo, não pode falhar apenas na cama. Os indivíduos do sexo masculino também são proibidos de falhar nos esportes, na carreira e em qualquer outro meio. Há uma cobrança exagerada para que eles se deem bem em tudo. O que sabemos que não é sempre possível, certo? Falhar também faz parte de ser humano.

4 - Gostar necessariamente de futebol e ser bom nos esportes

A máxima de que futebol é coisa de homem não atrapalha apenas a vida das mulheres que se interessam pelo esporte, os homens que não vêem a menor graça nele também sofrem bastante. A primeira roupinha de muitos bebês é um macacão do time de futebol do coração do pai ou algum familiar próximo, depois do nascimento é comum que a criança seja levada aos campos de futebol e matriculada em uma escolinha do esporte. Nenhum problema em tudo isso, desde que a criança desperte interesse no futebol. No entanto, e quando o homem detesta o esporte?

5 - Não poder usar certas roupas

Até pouco tempo um homem usar uma camiseta cor-de-rosa ou calças mais justas era suficiente para ele ter a sua "masculinidade" questionada, atualmente o quadro mudou. Mesmo assim os homens ainda são impedidos de usar certas roupas com muitas cores ou com algum estilo em específico. A situação piora no verão, quando as mulheres podem recorrer à saias para ir ao trabalho, por exemplo, mas os homens continuam presos às calças compridas.

6 - Não poder demonstrar as suas emoções

Já ouviu aquela frase de que "homem não chora"? Do ponto de vista biológico, todos os seres humanos, independente do sexo, choram. É normal ficar triste, especialmente diante de uma perda ou situação emocionalmente complicada, mas até nesses casos os homens são cobrados para segurarem os sentimentos. Apenas as mulheres podem demostrar as suas emoções, já os homens não.

7 - Sociedades menos avançadas científico e tecnologicamente

Durante muito tempo as mulheres foram impedidas de estudar e as poucas que conseguiam o feito sofriam um total descrédito pelas suas pesquisas ou descobertas que faziam. Imagine quantas descobertas científicas e tecnológicas deixaram de ser feitas por conta disso. Vamos pensar juntos, se no passado as mulheres pudessem ter acesso à educação assim como os homens, teríamos mais pesquisadores e, com isso, viveríamos em uma sociedade mais avançada, não acha?


Próxima Matéria
avatar Fatos Desconhecidos (Acervo)
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest