• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que só existem em um lugar do planeta

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      21/01/20 às 15h03

O planeta Terra é um lugar diversificado. Tem de tudo. E quando digo tudo, é tudo mesmo, né? Por outro lado, mesmo abrangendo uma gama infinita de coisas, existem algumas que existem em lugares específicos. Ou seja, não nossas respectivas terras natais. Confuso? Explico melhor. O urso polar, por exemplo, não pode ser encontrado aqui, no Brasil. Seguiu o raciocínio?

Como somos curiosos demais, decidimos fazer uma lista de coisas que existem em um único lugar. Bacana, né? Fica melhor ainda se você acompanhar a gente… Confira portanto, os itens que selecionamos.

1 - Planta carnívora

É de comer ou de passar no cabelo? Nenhum dos dois. É uma planta e é uma planta que todo mundo adora. A Dionaea muscipula (Venus Flytrap) é a famosa planta carnívora que todo mundo acha um máximo. Elas crescem no litoral da Carolina do Sul e do Norte, nos Estados Unidos. Inicialmente, atraiu a atenção dos Botânicos devido a seu movimento rápido ao apanhar a presa. Cientificamente falando, é um fenômeno único no mundo vegetal.

2 - Esquilos gigantes e coloridos

Esquilos coloridos existem. Sim, isso mesmo. Eles são gigantes e correm livremente pelos bosques do sul da Índia. Apesar dos seus tons variarem entre tons acastanhados, alguns nascem com pelo amarelo e azul. Além disso, é uma das quatro espécies de roedores mais pesadas que existem. Esses seres, que são conhecidos como Ratufa indica ou esquilo gigante de Malabar, podem atingir um metro de comprimento e pesar até dois quilos.

3 - Pinguim africano

O pinguim africano é uma espécie de pinguim que vive somente na costa sudoeste da África. Os Pinguins Africano tem cerca de 60 centímetros de comprimento e pesam entre 2,4 e 3,6 kg. Além disso, possuem uma plumagem negra no dorso e branca no ventre, com um colar branco junto à garganta. Apresentam também uma máscara facial negra, com tonalidade rosácea junto do olho.

4 - Lagartixa satânica rabo de folha

É uma espécie de lagartixa, pertencente à família Gekkonidae. Esse animal vive nas selvas de Madagascar. A pequena lagartixa é tão feia que sua cara chega a parecer a de um pequeno diabinho. Possui olhos graúdos, vermelhos opacos, sem pálpebras e chifrinhos; já seu corpo é semelhante a uma folha seca.

5 - Rochas deslizantes de Racetrack Playa

Em um lago seco no Vale da Morte, nos EUA, a presença de várias rochas deixam pesquisadores perplexos há décadas. Por quê? Bom, porque elas se movem sozinhas. Isso mesmo. As rochas são empurradas por delicadas camadas de gelo, que deslizam na areia. Essas pedras podem ser encontradas na Racetrack Playa.

6 - Dallol

O Vulcão Dallol está localizado na região de Afar, no norte da Etiópia, África. Está a 48 metros abaixo do nível do mar, sendo um dos mais baixos do mundo. Além disso, tem uma cratera de apenas 1,450 metros de diâmetro, formada há 900 milhões de anos atrás. Após a erupção de 1926, o lago formado na cratera, encheu-se de ácido. E as cores brancas, amarelas e vermelhas características da superfície são o resultado da coloração causados pela variações iônicas do enxofre e do potássio.

7 - Sapo-dourado

O sapo-dourado ou sapo-de-monteverde habitou alguns bosques de Monteverde, na Costa Rica, América Central. A espécie, hoje, está extinta. Desde 1989 não se avistou mais nenhum indivíduo. A espécie foi descoberta, em 1960, e sua extinção é citada como exemplo do declínio das populações de anfíbios. Entre as causas são apontadas as mudanças climáticas, ligadas ao aquecimento global.

E aí, sabe de outras coisas que não citamos aqui? Deixa um comentário para a gente, então. Adoraríamos saber.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+