icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 coisas que todo mundo acredita que aconteceu durante a Guerra Fria mas é mentira

POR Gustavo Camargo EM História 24/11/17 às 15h54

capa do post 7 coisas que todo mundo acredita que aconteceu durante a Guerra Fria mas é mentira

A Guerra Fria teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial. Estados Unidos e União Soviética disputariam a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A União Soviética tinha um sistema socialista, que era baseado na economia planificada e partido único "comunista". Já os Estados Unidos, outra grande potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado.

A definição para a expressão "Guerra Fria" é por causa que não ouve embate militar, apenas conflito no campo ideológico. Até porque um conflito armado entre essas duas potências significaria o fim dos dois países, pois estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Ao passar do tempo algumas informações acabaram recebendo ruídos e foram entendidas de uma forma errada. Bom, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores 7 coisas que todo mundo acredita que aconteceu durante a Guerra Fria mais é mentira. Confira:

1 - A Ameaça Vermelha foi apenas uma caça às bruxas

Os Estados Unidos liderou uma forte política para combater o comunismo no mundo inteiro. Utilizando de recursos como o cinema, televisão, jornais e até mesmo histórias de quadrinhos, divulgaram uma campanha valorizando o "american way of life". Vários americanos foram marginalizados no processo por defenderem ideais próximas ao socialismo.

A União Soviética não fez diferente. Seus integrantes perseguiam, prendiam e até chegavam a executar todos aqueles que não seguiram as regras estabelecidas pelo governo. Muitas pessoas acreditaram que toda essa perseguição se tratava apenas de uma caça ás bruxas, mas como vemos não foi.

2 - As pessoas odiaram viver sob o comunismo

Em uma pesquisa feita em 2009 pela Pew Global, residentes da Europa Oriental foram questionados se as pessoas estavam em pior estado agora ou quando estavam sob o comunismo. Apenas os residentes da Polônia e da República Checa preferiam a vida pós-comunista. Muitos afirmaram não notar diferença no seu dia a dia.

3 - Fim do comunismo significaria o fim da história

Francis Fukuyama ficou famosos devida a uma única previsão. Em 1989, ele anunciou que chegaríamos ao fim da história. A Guerra Fria já estava no fim e os americanos pareciam seguros. "O que podemos estar testemunhando não é apenas o fim da Guerra Fria, nem a passagem de um período particular da história pós-guerra, mas o fim da história como tal: isto é, o ponto final da evolução ideológica da humanidade e a universalização da democracia liberal ocidental como a forma final do governo humano ".

Apesar da enorme popularidade dessa afirmação, eventos recentes provaram que, estavam longe de "venver" qualquer coisa, e que a democracia liberal ocidental estaria em crise. Mostrando assim que talvez o comunismo não teria sido a melhor ideia.

4 - Que a União soviética teria sobrevivido

O colapso total da União Soviética teve Início nos anos 90. Estava claro desde 1985 que as coisas estavam mudando, com as reformas de Gorbachev e o Rocky KO ing Ivan Drago, mas ninguém esperava que a segunda super potência do planeta não estivesse apta a essas mudanças. O pensamento das pessoas era que a URSS estava aqui para ficar. Mas o desaparecimento da URSSA, foi tão rápido que mais parece um acaso. O cientista político Bruce Bueno de Mesquita, em 2002 aplicou modelos de previsão estatística testados e provados para o conhecimento que tínhamos da URSS antes de 1990. Ele concluiu que havia fatores suficientes em jogo para prever com precisão o colapso soviético já em 1980.

5 - Países soviéticos eram lugares sombrios com pessoas de aparência sombria

Se estiver planejando fazer uma viagem, ex-estados soviéticos não estarão na sua lista, não é mesmo? Bom, o fato é que as pessoas imaginam que países comunistas, possuem habitantes tristes, cinzas, sem o brilho de viver. Até mesmo alguns guias de viagens podem lhe dizer que pode ser resumir os estados socialistas com uma única palavra "sombrio". O fato é, não é bem assim. Esses lugares possuem uma população alegre e uma das paisagens mais bela do mundo.

6 - Os comunistas sempre foram o inimigo

A geopolítica pode ser um tema bem confuso. Durante a Guerra Fria, a mídia ocidental pode ter tentando fazer com que os comunistas sempre fossem inimigos, o que não era verdade. Deve-se saber que Washington estava disposto a trabalhar com os regimes comunistas em Londres.

7 - Somente as nações capitalistas poderiam produzir grandes obras culturais

Na Guerra fria, os americanos se esforçaram para mostrar que a arte socialista poderia ser bem precária, e que somente os Estados Unidos poderia produzir grandes obras culturais. Mas essa ilusão só duraria se ninguém quisesse experimentar a arte socialista pessoalmente. O que fez muitos espetáculos soviéticos serem censurados nos Estados Unidos.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Grunge  
Imagens Politize
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest