7 coisas que um astronauta não pode fazer no espaço

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      04/04/19 às 15h47
foto de destaque

A vida de um astronauta não é tão simples quanto as pessoas acham. Mesmo sendo o sonho de diversas crianças ao redor do mundo, viajar para o espaço pode ser algo bastante complicado e limitado. Não é porque eles saem do planeta, que podem fazer o que quiserem. As aventuras dignas de roteiros para filmes não é tão liberal quanto muitos acreditam ser. A falta de gravidade ao ultrapassar os limites terrestres, por exemplo, traz consigo diversas complicações. A Estação Espacial Internacional (ISS) está longe de ser um hotel de luxo aqui da Terra. Comer, tomar banho e várias outras tarefas acabam se tornando tarefas quase impossíveis para um astronauta.

Pensando um pouco sobre tudo o que eles passam, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas coisas que um astronauta não pode fazer no espaço. Se você sabe de alguma outra grande limitação para eles, comenta pra gente aí embaixo. Aproveite desde já para compartilhar com seus amigos nas redes sociais e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Chorar

As lágrimas no espaço se comportam de maneira totalmente distinta por causa dos efeitos da microgravidade. Elas estão longe de serem um alívio para as dores de qualquer astronauta. Se não forem enxugadas, viram uma espécie de bolha líquida que fica flutuando. Um astronauta canadense disse que chorar no espaço é péssimo, pois elas até mesmo "pinicam".

2 - Comer um Snack

Segundo a NASA, uma vez no espaço, o astronauta perde o seu paladar. Diversos deles relataram que ao voltar para a Terra, os alimentos possuem um sabor mais forte do que quando consumidos no espaço. A falta de gravidade faz com que os fluídos do corpo se movimentem de forma atípica, assim, em vez de se concentrar nas regiões inferiores, o sangue vai em direção à cabeça. Como o paladar muda, é impossível sentir o sabor real de um snack no espaço.

3 - Fazer o número dois com privacidade

Ao se aliviar, o astronauta precisa se preocupar com os efeitos da microgravidade e ainda se adaptar ao fato de que o banheiro da ISS não se parece com o que ele usa em casa. O banheiro não tem porta e é dividido apenas com uma cortina. Possui riscos de alguns dejetos serem dispersos. "O número dois... é bem mais desafiante porque você está tentando atingir um alvo pequeno", disse Peggy Whitson, um astronauta que passou 665 dias no espaço.

4 - Comer um pão

A NASA substituiu o consumo de pão no espaço por tortilhas, então não é possível um astronauta comer pão na chapa pela manhã. O astronauta corre risco de engasgar com as migalhas e as mesmas ainda podem danificar os equipamentos. Sal e pimenta também são banidos no espaço pelo mesmo motivo.

5 - Usar uma caneta

A tinta de qualquer caneta que temos da Terra precisa de gravidade para fluir. Sendo assim, é impossível usar uma caneta no espaço. Segundo a revista Scientific American, lápis mecânicos são usados por astronautas da Rússia e Estados Unidos. Em 1956, a Fisher Pen Company patenteou um cartucho que puxa tinta para a ponta da caneta, permitindo que ela funcionasse até mesmo de cabeça pra baixo.

6 - Dormir de acordo com o nascer do Sol

Imagine ver o pôr do sol mais de dezesseis vezes por dia. É isso que acontece com os astronautas no espaço. Antes de ir ao espaço, o astronauta é submetido a um treinamento intensivo para regularização das sonecas. Há clínicos especialistas em saúde comportamental a disposição dos astronautas.

7 - Fazer sexo

Ter relações sexuais durante missões espaciais, além de ser proibido, é super difícil. Isso por causa da falta de privacidade e a extensão ocupada pelos equipamentos e ambientes de trabalho. A falta de gravidade também atrapalha, deixando o clima desfavorável. Os efeitos da microgravidade causam sintomas como dor de cabeça, náusea e aumento no fluxo sanguíneo. Esse aumento compromete a ereção masculina.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Imagens Youtube E Farsas
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+