• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você aprendeu errado sobre as cores

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      13/01/20 às 00h34

Quando você achar que sabe tudo sobre uma coisa tão simples quanto as cores, talvez, você deva rever os seus conceitos de cores. Sim, e não é só você, todos nós entendemos errado muitas coisas a respeito das cores. Para começar, uma bem simples, a crença de que o sol é amarelo, mas será mesmo? E a à noite, o que vemos é realmente preto? E sobre a água, temos a tendência a acreditar que a água é incolor, mas isso é uma espécie de cor? E o melhor de todos, há apenas sete cores no arco-íris?

O simples ato de enxergar as cores é mais complexo do que se imagina. Envolve uma série de variáveis, ciência, nossos olhos, cérebro e até a linguagem determinar como vemos as cores. Enquanto vemos apenas as cores para as quais demos nomes, existem uma infinidade de cores sem nomes que geralmente são mal identificadas. Confira a seguir, 7 coisas que você aprendeu errado sobre as cores.

1 - Na ausência de luz o que enxergamos é preto

Que cor você enxerga à noite? Praticamente, todo mundo diria que é preto, mas na verdade não. Isso não é preto, é eigengrau. Eigengrau é uma palavra de origem alemã, que significa "próprio cinza" ou "cinza intrínseco". Essa cor também é chamada de eigenlicht, que significa "luz própria" ou "luz intrínseca". A cor eigengrau é um pouco mais brilhante que o preto tradicional, para os designers gráficos, ela é representada pelo número 16161d, em código hexadecimal.

2 - O arco-íris tem sete cores

Quantas cores você acha que existem no arco-íris? No passado, as culturas antigas tinham respostas diferentes para essa pergunta. Para Homero, o arco-íris tinha apenas uma cor, no caso o roxo. Já para Xenófanes, existiam três cores, o vermelho, o verde-amarelo e o roxo. Mas nem uma, nem três, e nem sete como a gente acredita. A verdade é que a resposta é relativa e depende de quem está contando. Como não há bordas claras, que separem as cores, as pessoas tendem a ver apenas as cores que têm um nome. No caso de uma pessoa com vasto conhecimento de cores, ela pode enxergar centenas de cores.

3 - A água é incolor

Perguntada sobre as principais características da água pura, a maioria das pessoas responderão que ela é insípida, inodora e incolor. Mas nem todas estão certas, as primeiras sim, mas a última não. Isso porque a água não é incolor como muitos acreditam, na verdade, a água pura tem uma cor azul muito clara.

4 - Podemos enxergar todas as cores existentes

Isso é totalmente falso, porque existem pelo menos duas cores que nunca veremos, não importa o quanto tentemos. Essas cores são o vermelho-verde e o azul-amarelo. Lembre-se que o vermelho-verde não é o mesmo que um verde-avermelhando, ou vermelho e verde. É basicamente uma cor que está em algum lugar entre o vermelho e o verde. Imagine uma cor única, que é meio vermelho e meio verde, o mesmo acontece com o azul-amarelo.

5 - Não é possível criar novas cores

Seguindo a lógica comum, devemos conhecer todas as cores existentes. Isso, provavelmente, é verdade, uma vez que todas as cores são derivadas das três cores principais, que são o vermelho, o azul e o amarelo. Porém, ainda assim, é mais do que possível inventar novas cores. Prova disso são as cores yinmn blue, ntp yellow e vantblack.

6 - Todo mundo enxerga a mesma cor

Já parou para pensar que a linguagem tem influência, no tipo de cores que vemos? Pois é, as cores que vemos depende do idioma que falamos. Isso porque identificamos apenas as cores que já têm nomes. Quando somos apresentados a uma nova cor, geralmente, chamamos do nome de outra cor que acreditamos estar intimamente relacionada. Mas sem perceber estamos olhando para uma nova cor. E isso, é muito evidente com a cor azul, que foi considerada um tom de verdade, durante grande parte da história.

7 - O sol é amarelo

Esse é o equívoco mais comum de todos. O sol não é amarelo, como a gente cresceu acreditando, ele na verdade é branco puro. É possível ver a cor real do sol ao decompor a sua luz, usando um prisma triangular ou retangular. Ao observar o sol dessa forma, veremos que a cor se decompõe nas cores do arco-íris. Então, se reverter o processo e combinar todas essas cores, acabaríamos chegando no branco, que é a sua cor real.

Enfim, o que você achou desses fatos sobre as cores? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+