• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você definitivamente não aprendeu na aula de Geografia

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      14/12/18 às 14h52

As aulas de Geografia nos ensinam muito sobre temas da atualidade e sobre o mundo ao nosso redor. É provável que muitas pessoas tenham achado divertido saber sobre os temas atuais, que muitas vezes eram noticiados na TV. A matéria é muito atual e sempre há coisas novas para aprender sobre o assunto.

É por isso que essa lista vai te deixar de queixo caído, porque muitas coisas que você sempre ouviu falar que aconteceriam, aconteceram! E muitas outras, você simplesmente nunca ouviu falar porque realmente não daria tempo de abordar todos os temas interessantes que existem.

Confira agora algumas novidades que você não aprendeu nas aulas de Geografia.

1 - Ponto Nemo

Este é o ponto mais distante de qualquer porção de terra que existe, é o local mais isolado de todo o planeta. O ponto de Nemo fica no meio do Oceano Pacífico e o local mais próximo, com terra firme, fica a 2.688 quilômetros de distância. Tais pontos são a ilha Motu Nui e a ilha Maher.

O local é tão distante de qualquer rastro de civilização que a Estação Espacial Internacional é o seu vizinho mais "próximo". Isso porque quando orbita, passa bem próxima do local. Além disso, o local também é utilizado como uma espécie de lixão espacial, para despejo de objetos espaciais que orbitem a Terra. Por ser o local mais distante da civilização e inabitado, é o melhor lugar para esse tipo de descarte.

2 - Ponto mais alto do mundo

Eu sei que você pensou no Monte Everest, mas não, este não é o ponto mais alto do mundo. Mas se tomarmos com base outra forma de calcular isso, o ponto mais alto do mundo não será o Everest. Se formos contar a partir do centro da Terra, o Monte Everest tem 6.381 quilômetros de extensão, contra 6.384 do monte Chimborazo, no Equador.

3 - Geleiras

Quase todo o globo terrestre é coberto por água, mas nada mais que 3% é composto por água doce. Ao menos, não em estado líquido e potável. Mas há mais água potável no mundo, o que acontece é que 75% da água potável de todo o Planeta está congelada. São cerca de 15 milhões de quilômetros quadrados de gelo em toda superfície terrestre.

4 - O maior deserto do mundo é de gelo

Você sabe porque um deserto é definido dessa forma? Os desertos são lugares secos, onde há pouca precipitação, seja da forma que for: chuva, granito, neve etc. Então, locais frios também podem ser desérticos, aliás levando isso em consideração, o maior deserto do mundo é o Antártico, que tem 13,8 milhões de quilômetros quadrados. O Saara é o deserto mais quente do mundo, mas o maior de forma geral é o deserto Antártico.

5 - O Mar Morto é o ponto mais baixo da Terra

Parece estanho mas, na verdade, o Mar Morto está abaixo do nível do mar. Sua marcação é de 430 metros abaixo do nível do mar, o que o dá a colocação de local mais baixo do mundo.

6 - Primeiro território a desaparecer do globo terrestre

Sabe todo aquele papo sobre aquecimento global e que isso traria sérias consequências à vida humana? Então, alguns desses efeitos já estão se tornando notórios, o derretimento das calotas polares é apenas um deles. E esse derretimento tem interferido também no nível do mar, o que pode colocar em risco a vida das pessoas que moram em regiões costeiras. Ou pior, daquelas que vivem em ilhas. As ilhas Kale, Zollies, Rehana, Kakatina e Rapita que ficavam no Pacífico Sul e desapareceram completamente.

7 - Mais ovelhas do que gente

Já pensou morar em um lugar onde há mais ovelhas que gente? Nas Ilhas Malvinas isso é realidade! Com cerca de 3 mil habitantes, há mais de 100 vezes o número de ovelhas do que de habitantes. No local, há mais de meio milhão de ovelhas. Mas não pense que isso é visto como um problema, o país tem a lã como principal produto exportador.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+