icone menu


7 coisas que você descobre indo em um terreiro de Candomblé

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      12/07/16 às 20h19
capa do post 7 coisas que você descobre indo em um terreiro de Candomblé

Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você o que você aprende indo em um terreiro de umbanda, uma religião espiritualista que é muito parecida com o candomblé.

De acordo com o portal uol, "O candomblé é uma religião africana trazida para o Brasil no período em que os negros desembarcaram para serem escravos.

Nesse período, a Igreja Católica proibia o ritual africano e ainda tinha o apoio do governo, que julgava o ato como criminoso, por isso os escravos cultuavam seus Orixás, Inquices e Vodus omitindo-os em santos católicos."

Essa religião é conhecida por conta de seus rituais dançantes e bonitos que são feitos ao ritmo de atabaques e cantos que cultuam vários orixás.

Confira algumas curiosidades que você descobre indo em um terreiro de Candomblé que nossa redação separou para você:

1 - O lugar escolhido para os rituais

23_MHG_sp_candomble-532x340

Os adeptos do Candomblé fazem os seus rituais em templos chamados roças, casas ou terreiros(lugares onde só as mulheres podem assumir a liderança), patriarcal(o mesmo para os homens) ou a mista, que é quando ambos os sexos podem assumir a liderança do terreiro.

2 - Como um ritual acontece

candomble_amazon_africanamerican

Quem faz a celebração do ritual ou é a mãe de santo ou fica a cargo do pai de santo. Um deles inicia o despacho do Exu(em ritmo de dança), quando um tambor começa a ser tocado e os filhos de santo começam a invocar seus orixás para que sejam incorporados. O mínimo de tempo de duração de um ritual é de duas horas.

3 - É bem diferente da Umbanda

terreiro-viking-de-umbanda-na-irlanda-atrai-estrangeiros

O candomblé é bem diferente da Umbanda porque os orixás que são incorporados são divindades da natureza. Já na Umbanda, temos a incorporação de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação.

4 - As oferendas

20160220152304_buzios-01

Depois que a mãe de santo ou o pai de santo iniciam o rito, são feitas oferendas e consultas espirituais por meio do jogo de búzios, que são aquelas conchas do mar que são usadas como uma espécie de oráculo para fazer previsões e buscar orientar as pessoas.

5 - Os grupos que cultuam o Candomblé

bgreligion

No Brasil, se destacam dois grupos que cultuam o Candomblé. Um deles é os sudaneses, composto por negros que vinham da Nigéria e do Benin(iorubas, nagôs e os jejes) e os bantos, que são aqueles que vinham de regiões como o Congo, a Angola e Moçambique.

6 - O que é usado em um ritual

423918

Os rituais de candomblé são conhecidos por serem representações artísticas com rituais muito bonitos. Eles são realizados ao ritmo de atabaques e cantos em idioma ioruba ou nagô. A variação entre eles vai depender do orixá que está sendo cultuado.

7 - A iniciação para acompanhar um ritual

Para se iniciar no Candomblé, é preciso conhecer os orixás. A pessoa se acomoda em um cômodo que é chamado runcó e passa 21 dias recolhida e toda de branco com contato apenas do zelador da casa. Depois ela passa pelo processo da saída e está apta para frequentar o ritual. Confira o que diz no vídeo:

O que você achou do Candomblé? Um religião interessante, não é mesmo? Mande seu comentário para gente!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+