icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 coisas que você jurava que eram verdade, mas não são

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      12/12/16 às 15h15
capa do post 7 coisas que você jurava que eram verdade, mas não são

Existem coisas que você achava que eram totalmente naturais e, na verdade, não são nada disso que você pensava. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são elas:

Desde o tempo de nossa infância, nossos pais nos ensinam coisas que levamos para a nossa vida inteira e sem nunca questionarmos se isso realmente é verdade ou não.

Alguns fatos você acredita tão fielmente que são verdade, e que, de acordo com a ciência, não são nada do que você aprendeu ou lhe disseram.

Cerveja dar barriga, depilação faz engrossar os pêlos, confira aí algumas coisas que você jurava que eram verdade, mas na realidade não são

1 - Depilar-se com frequência não faz mal

Segundo uma pesquisa feita com mais de 7,5 mil americanos adultos e publicada na revista médica Sexually Transmitted Infections, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, alerta que a depilação feita com frequência pode facilitar a ocorrência de infecções e que "pessoas que depilam ou aparam os pelos pubianos têm uma chance maior de apresentar um comportamento sexual de risco, com mais parceiros sexuais."

2 - Os dedos engrossam, se estalados

Pesquisadores americanos resolveram usar ultrassom para um teste com 30 pessoas que adoravam estalar as articulações dos dedos. A intenção era monitorar o que acontece quando uma articulação é estalada. O pesquisador Robert Boutin, da Universidade da Califórnia, Davis, em entrevista ao The Washington Post, afirmou que " o que vimos foi um lampejo bem claro no ultrassom, como um fogo de artifício explodindo nas articulações".

Segundo o pesquisador, não foi encontrada nenhuma diferença significativa entre pessoas que estalam e não estalam os dedos, além de nenhum tipo de dano às articulações que foram estaladas.

3 - Morcegos preferem a noite porque odeiam o dia

Na verdade não é bem isso e sim por se tratar de um caso de equilíbrio energético. Cientistas do Instituto Leibniz de Pesquisa Zoológica e da Universidade Livre de Berlim, concluíram em estudo que os morcegos preferem bater asas logo após o crepúsculo porque esquentariam demais debaixo da luz solar. A explicação é que por conta das asas membranas e escuras, o voo noturno evita que o organismo dos morcegos entre em pane, porque absorvem luz solar, o que facilitaria seu superaquecimento de dia.

4 - Depilar com lâmina engrossa os pêlos

Segundo o especialistas do programa Bem-Estar, "outro mito é que a lâmina engrossa os pelos. Os métodos que os puxam pela raiz, como as ceras depilatórias, podem até afiná-los ou provocar falhas na região, quando repetidos muitas vezes. Mas, basta usar uma ou duas vezes uma técnica de depilação superficial, que corte o fio rente à pele, como as lâminas, para que ele volte ao normal.
A lâmina de barbear não costuma provocar encravamentos, portanto, quem sofre com esse problema deve considerar a opção de tempos em tempos. Como o método não arranca os pelos da raiz, não prejudica o crescimento deles."

5 - Jogos violentos te deixam com comportamento violento

Segundo um estudo sobre games do British Medical Journal, as características pessoais de uma criança não são passíveis de sofrer algum tipo de influência negativa por conta dos vídeogames.

A pesquisa foi feita com 11 mil crianças a partir dos cinco anos de idade que foram submetidas a testes de exposição diária a televisores e vídeogames.

6 - O calor do notebook no colo pode te deixar estéril

Esse mito surgiu depois de um estudo afirmar ter encontrado indícios de que a radiação eletromagnética de um notebook poderia danificar o DNA do esperma e diminuir a sua mobilidade. Em entrevista à rede CBS News, o presidente da Sociedade de Reprodução Masculina e Urologia dos Estados Unidos, o médico Dr. Robert Oates, ""Isso não é biologia da vida real. É um ambiente completamente artificial. O estudo é cientificamente interessante. Mas ele não tem qualquer relevância biológica humana". Oates contou que a pele pode queimar o tecido, caso o computador se aqueça demais e colocado no colo por um certo tempo.

7 - Cerveja causa a famosa barriguinha

Segundo estudos científicos , publicados no portal G1, e o especialista em nutrição Steve Miller, "não há nada específico na cerveja que provoque gordura abdominal. São as calorias do álcool que engordam. O problema de beber generosamente é que isso dá um grande trabalho para o fígado, que precisa se concentrar em queimar o álcool e eliminar suas toxinas. A barriga será tão grande de acordo com o excesso de comida ou bebida e a falta de exercícios. Por isso, o melhor para perder a barriga é beber com moderação, evitar alimentos gordurosos e manter-se em forma fisicamente."

O que você achou sobre a verdade sobre estes mitos? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest