• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você mais sente falta no Orkut

POR Arthur Porto    EM Entretenimento      18/11/19 às 21h54

Ei, pessoal, vocês lembram do Orkut? Em suma, o Orkut foi a primeira rede social a fazer sucesso. No Brasil, a plataforma chegou a conquistar cerca de 30 milhões de usuários. Em contrapartida, com o passar do tempo, e com novos meios tecnológicos surgindo, a popularidade do Orkut acabou saindo de cena.

Afinal, após o Google anunciar o fim do Orkut, em 2014, para se dedicar a outras plataformas, como, por exemplo, YouTube, Blogger e Google+, os brasileiros foram consumidos por um clima nostálgico.

Vez ou outra, internautas acabam relembrando momentos e recursos oferecidos pela rede social, que já não está no ar. Quem não adorava receber scraps, depoimentos e participar daquelas comunidades insanas?

Como o Orkut deu super certo aqui no Brasil, nós resolvemos relembrar os recursos que nos fazem sentir saudade da incrível rede social. Confira:

1 - Convites para o Orkut

Esse tópico é um dos que mais trazem saudade. Afinal, inicialmente, quando surgiu, o acesso ao Orkut era restrito, lembram? Só podia participar da rede de relacionamentos quem recebesse convite de um amigo. Tal pegada acabou oferecendo um status vip ao Orkut. Em contrapartida, alguns anos depois, o acesso foi liberado para todos. Com lançamento do Novo Orkut, a rede social tentou, novamente, oferecer a ideia de exclusividade. Nesse caso, apenas usuários convidados tinham acesso ao novo layout da rede.

2 - Visitante recente

Em síntese, outro recurso que o Orkut proporcionava e que alimenta a saudade, era o fato de visualizar os visitantes recentes. Nesse ínterim, por meio de tal ferramenta, era possível saber quem andava dando aquela olhadinha básica, no seu perfil. A função, que basicamente era uma maneira de alimentar a curiosidade dos usuários, era um dos recursos mais amados e, ao mesmo tempo, odiados do Orkut. A ferramenta, analogamente, vinha habilitada por padrão e, todos os dias, a lista de visitantes recentes era atualizada na página inicial dos usuários.

3 - Sorte do dia

Quem não adorava saber a sorte do dia? Para quem não se lembra, a rede social trazia "previsões" e frases de motivação diárias. Em suma, as mensagens ajudavam os usuários a começarem a dura rotina, de uma maneira mais leve. Conteúdos com valorização da autoestima e superação davam força à ferramenta.

4 - Comunidades

As comunidades, em suma, foram o maior destaque do Orkut. Com mais de 50 milhões de comunidades, o recurso era a melhor maneira de fazer novos amigos e encontrar pessoas com os mesmos interesses. Além disso, participar de algumas era, praticamente, obrigatório. Nesse ínterim, é importante lembrar também que era ali, nas comunidades, que todos os tipos de assuntos ganhavam vida nos fóruns.

5 - Depoimento

Analogamente, os depoimentos eram ilustrados por elogios e declarações, que os amigos faziam a um determinado usuário. Esse, sem dúvidas, foi um dos maiores atrativos da rede social. Com o tempo, o recurso ganhou outra finalidade. Muitos usuários passaram a usar a ferramenta para enviar mensagens privadas. O conteúdo, nesse ínterim, variava, e muito, desde fofocas até cantadas. Além disso, os usuários que gostavam de mandar depoimentos secretos já começavam com aquele velho e famoso aviso "Não aceita".

6 - Ranking

Até 2009, quatro ícones avaliaram a reputação do usuário. Nesse ínterim, o sorriso demonstrava qual era a porcentagem de confiabilidade, o cubo de gelo apontava o percentual de pessoas que achavam o usuário legal e o trio de corações apontava o quanto alguém era considerado sexy. A estrela amarela, em contrapartida, mostrava o total de fãs.

7 - Jogos

Um dos jogos que mais fez sucesso na rede social foi o Colheita Feliz. Em suma, o jogo simulava uma fazenda em tempo real. O usuário, nesse cenário, podia plantar todos os tipos de alimentos e ainda "roubar" a plantação do vizinho. E, vamos combinar, muitos eram viciados nisso, o que acabou ocasionando polêmicas e, consequentemente, popularidade. Além deste, outro jogo, que ganhou o coração dos usuários, foi o Buddy Poke, onde era possível criar um avatar de si mesmo e se relacionar com o avatar dos outros perfis.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+