• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia que aconteceram logo depois da Segunda Guerra Mundial

POR Toni Nascimento    EM História      01/10/18 às 16h46

Em 1945, após cerca de 60 a 80 milhões de pessoas terem morrido, a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim. No dia 15 de agosto daquele ano, o Japão se rendia e os Aliados brindavam a vitória. Essa data marcou o fim de vários anos de uma das maiores guerras já vivenciadas pela humanidade. Após o fim do conflito, elementos marcantes e desumanos do período foram encerrados, como o holocausto por exemplo. Além disso, alguns meses antes, o maior ditador de todos os tempos, Hitler, tirava a própria vida diante sua derrota. O mundo nunca se permitiu esquecer das cicatrizes da Segunda Guerra Mundial, na intenção de nunca repetir coisa igual.

Ainda assim, pouco se fala do que aconteceu logo após o fim do conflito. Faz parte do senso comum que após o término da Segunda Guerra Mundial, o mundo passou por um breve período de paz. Mas ao olharmos mais atentamente a história, percebemos que as coisas não funcionaram bem assim na prática. Algumas coisas estranhas e desagradáveis aconteceram no mundo inteiro após o fim daquele traumático período - e é preciso olhar para elas. Listamos 7 coisas que você não sabia que aconteceram logo depois da Segunda Guerra Mundial.

1 - Alemães expulsos

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os cidadãos e comunidades alemãs espalhados pela Europa passaram a ser vistos com um olhar torto por bastante gente. A solução que os Aliados encontraram foi mandar todos os alemães de volta para a Alemanha. Apesar de a primeira vista parecer algo ruim, é bom lembrar que migrações em massa sempre são caóticas e geram muita desumanidade. Muitas mortes, torturas e injustiças aconteceram. Nos cinco anos decorrentes após o fim do conflito, cerca de 13 milhões de alemães foram deportados. Esse fenômeno ficou marcado como a maior transferência de um grupo étnico da história moderna.

2 - Linha de Ratos

A América Latina não esteve muito envolvida com a guerra militarmente, participando mais ativamente do ponto de vista econômico. Ela só se envolveu mais profundamente no conflito após o seu fim. Uma das formas bem negativas foi acolhendo nazistas após o final da guerra. Tais nazistas correram para a América do Sul, apoiados por comunidades alemãs no Chile e no Brasil. Porém, o maior apoio veio da Argentina. O presidente do país na época, Juan Peron, ordenou que seus homens apoiassem e ajudassem diretamente os nazistas que vieram fugidos da Alemanha.

Esse movimento ficou conhecido como Ratlines (ou Linha de ratos, em tradução literal) e tinha como objetivo contrabandear nazistas para a América do Sul com o maior nível de segurança e apoio possível. Foram por volta de 9 mil nazistas que vieram para os lados de cá. Só na Argentina foram 5 mil pessoas que nunca pagaram legalmente pelos crimes cometidos na Segunda Guerra Mundial.

3 - Discriminação contra sobreviventes da bomba atômica

Apesar de parecer impossível, existiram sobreviventes das duas bombas atômicas liberadas pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Apesar de alguns escaparem com saúde e sanidade mental do acontecimento trágico, eles foram condenados ao ostracismo em seu próprio país. Aqueles que sobreviveram a Nagasaki e Hiroshima ficaram conhecidos como hibakusha, e sofreram intenso e forte preconceito e discriminação pelas décadas posteriores ao acontecimento. Isso era uma consequência direta ao medo das pessoas da radiação a que os hibakusha foram expostos.

4 - Prisioneiros continuaram nos campos de concentração

Quando o conflito chegou ao fim, os Aliados se viram diante de uma situação delicada: o que fazer com aquelas milhares de pessoas ainda vivas nos campos de concentração? Até pensarem no que fazer efetivamente, eles mantiveram muitas daquelas pessoas dentro das "muralhas". Mas logicamente, eles os trataram bem, dando-lhes água, comida e assistência médica. Eles só conseguiram fechar 100% dos campos de concentração em 1951, 6 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.

5 - Invasão na Indonésia

A Holanda passou praticamente toda a Segunda Guerra Mundial sob o poder e as ordens dos Nazistas, vivendo no país uma ocupação alemã. Você deve imaginar que essa experiência deve ter sido traumática, e que por terem sido explorados, não explorariam outra nação, não é? Errado. Logo após o fim do conflito, a Holanda levantou seu exército e poder para invadir a Indonésia.

Em um resumo rápido, a Indonésia era colônia da Holanda antes da Segunda Guerra Mundial, porém, quando o conflito começou, o Japão tomou o poder do país para si. Após o final da guerra, a Indonésia aproveitou a situação para declarar independência. Porém, a Holanda levou suas tropas para o país, para impedir que conseguissem sua liberdade. Só em 1950, com a ajuda dos Estados Unidos, a Holanda retirou suas tropas e a Indonésia conseguiu respirar aliviada e livre.

6 - Violação em Berlim

Nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, para se vingar da Batalha de Stalingrado, o Exército Vermelho (o exército da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) invadiu a capital alemã. Neste instante, começou uma onda de estupro no local que durou cerca de meses e até anos depois. Ocorriam até casos de estupros em massa, sem nenhuma punição ou problema para os soldados.

7 - Trabalho escravo adolescente

Adolescentes que terminaram a escola em 1945 acabaram em uma situação muito ruim. Milhares desses jovens foram pegos após a guerra para trabalho escravo. A média da idade dos jovens alemães que foram submetidos ao trabalho escravo era de 16 anos. Eles foram enviados para o leste europeu, onde ficaram trabalhando nas minas de cobre do Cazaquistão ou na tundra gelada da Sibéria. Todos eles foram mantidos lá até depois da morte de Stalin, em 1953. Quando liberados, voltaram para as suas respectivas nações 8 anos depois, e eles descobriram que ninguém se importava com eles ou tinham sentido suas faltas, ficando desempregados e totalmente sem amparo.

E aí, você sabia que os tempos de paz após a Segunda guerra Mundial não foram de tanta paz assim? Conhece outros acontecimentos sombrios após o fim do conflito entre o Eixo e os Aliados? Comenta aqui com a gente e não deixa de compartilhar essa lista nas suas redes sociais. Para você que estuda até as partes tristes da História para não permitir que os erros sejam cometidos novamente, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   G  
Imagens HM BBC
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+