• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre a rainha Nefertiti

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      31/10/19 às 20h18

Nefertiti é uma dos governantes egípcios mais notáveis e fascinantes da História. Muitos de nós sabíamos de sua posição como rainha. Porém, poucos sabem que ela também era uma alta sacerdotisa e pode até mesmo ter sido um faraó. Junto de seu marido Aquenáton, eles impuseram a adoração ao deus Áton, expulsando os deuses antigos.

Ao longo de seus 14 anos de governo, Nefertiti foi muito respeitada por seu marido e seus súditos reais. Bem como por Tutmés, o escultor que imortalizaria seu rosto em uma das retratações mais populares da rainha egípcia. Pensando nisso, hoje, listamos alguns fatos e curiosidades sobre Nefertiti, que vocês podem não conhecer. Confira!

1 - Ela era mais poderosa do que as rainhas egípcias anteriores

Nefertiti é retratada com uma coroa de faraó e, por isso, alguns arqueólogos acreditam que ela era vista como o faraó Aquenáton e tinha os mesmos poderes de um faraó. Inclusive, ela pode ter governado como faraó depois que seu marido morreu sob o nome de Djeserkheperure Smenkhare, antes do reinado de Tutancâmon. Inscrições revelam que, de alguma forma, ela esteve envolvida e encarregada da corte real. Além do mais, ela era considerada uma alta sacerdotisa do deus Áton.

2 - Um de seus olhos deu origem a muita especulação

Em uma de suas representações mais famosas, Nefertiti é vista com um olho em branco. Muitas foram as especulações sobre as circunstâncias que levaram a isso. Uma delas inclui uma teoria de que a rainha possuía uma dobra natural de pele sobre o olho. Uma outra teoria é que Tutmés, o artista que fez o busto, teria se apaixonado por Nefertiti e, supostamente, ele teria sido rejeitado. Assim, ele teria deixado seu olho branco, na peça que criou, como um símbolo de que a rainha era incapaz de enxergar o amor do artista.

3 - Aquenáton e Nefertiti governaram igualmente

Nefertiti e Aquenáton se casaram quando ela tinha apenas 15 anos. Eles tiveram seis filhas e, possivelmente, um filho. Juntos, o casal governou o Egito em meados dos anos 1300 a.C. O casal revolucionou o Egito ao designar o próprio sol como novo deus, o tornando o centro da estrutura política e religiosa, substituindo o deus Ámon por Áton. Eles criaram uma nova capital, Amarna, a mais de 300 km ao norte de Tebas. O que não agradou a muitos, porém, ninguém iria se opor aos governantes.

4 - Ela possuía seu próprio templo

A família real de Aquenáton vivia em estruturas construídas em Carnaque. Uma das maiores era o palácio Gempaaten. Um templo totalmente dedicado a Nefertiti foi construído dentro deste palácio.  No terceiro ano de seu reinado, Nefertiti e Aquenáton teria feito um festival dentro do templo. Uma inscrição mostra o casal junto de seus filhos observando as pessoas durante o festival a partir de seu ponto de vista em um determinado local do palácio.

5 - Seu marido quase levou o Egito a ruína

Aquenáton herdou um Egito muito rico de seu pai. Entretanto, as mudanças impostas por ele ao longo de seu governo enfraqueceu a economia. Depois que ele estabeleceu o novo deus do sol, as coisas começaram a mudar lentamente. Ele se tornou em relação a outras crenças e iniciou uma campanha para destruir outras religiões. Isso resultou em diversos problemas com a população e dívidas começaram a atormentar seu império.

6 - O busto de Nefertiti ainda é um problema entre a Alemanha e o Egito

O busto de Nefertiti foi escavado por arqueólogos alemães, em Tutmés, em 1912. O artefato foi levado para a Alemanha, sob licença do governo egípcio. Na época, o país era dominado pelo Império Otomano e se encontrava sob o domínio britânico. Existem diversos relatos a respeito de como os alemães receberam o direito legal do busto do Egito. O busto passou a ser exibido no Museu Neues, em Berlim, a partir de 1913. Depois que os nazistas chegaram ao poder, assim como fizeram com outras obras de arte valiosas, eles tomaram posse do busto e ele foi escondido.

Tropas americanas descobriram o objeto em uma mina de sal durante a ocupação. Posteriormente, ele foi transferido para um outro museu em Berlim. Em 2009, o busto voltou para o Museu Neues. O Egito considera a posse do busto pela Alemanha um verdadeiro ultraje, uma vez que a posse da peça se encontra sob condições legais questionáveis.

7 - Ay seria supostamente o pai de Nefertiti

Ninguém sabe, ao certo, quem eram os pais de Nefertiti. Entretanto, existem algumas teorias a respeito disso. Uma das mais famosas afirma que a rainha era filha de um dos principais conselheiros egípcios Ay (ou Aye). Além do mais, Ay teria continuado a governar como faraó, após a morte do rei Tut.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+