• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre Abraham Lincoln

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      31/01/19 às 15h39

Com certeza, a maioria das pessoas já ouviu falar de Abraham Lincoln. Ele foi o 16º presidente dos Estados Unidos entre março de 1861 até ser assassinado em 1865. Ele foi um herói, mártir e até mesmo caçador de vampiros nas telonas. Além do que, ele é um modelo a ser seguido e que todos os presidentes querem ser.

Lincoln teve um único mandato e neste, ele aboliu a escravidão e mostrou ao mundo como gerenciar um país como figura máxima dele. Mas nem só coisas boas ele fez. Ele era atrapalhado, autoritário e relativizava tudo. Aqui listamos alguns outros fatores sobre a vida de Abraham Lincoln.

1 - Origem

Abraham Lincoln nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809 em um quarto de uma cabana na Fazenda Sinking Spring, no Condado de Hardin, Kentucky. Ele era o segundo filho de Thomas Lincoln e Nancy Lincoln. Ele perdeu sua mãe quando tinha nove anos. Sua mãe morreu bebendo o leite de uma vaca que havia comido uma erva venenosa.

2 - Carreira

Em 1834, Lincoln foi eleito para o Legislativo do estado de Illinois e ficou lá até 1943. Em 1837, ele se tornou advogado e foi eleito para a Câmara Representativa dos Estados Unidos, em 1846. Ele cumpriu seu mandato e depois voltou para Springfield para poder trabalhar como advogado. Ele participou como orador de vários debates sobre a escravidão, onde se discutia se deveria ou não ser legalizada nos lugares que tinham se tornado estado.

3 - Casamento

Em dezembro de 1839, Lincoln conheceu Mary Todd, em Springfield, e um ano depois, eles noivaram. Eles romperam o noivado, mas se casaram dia quatro de novembro de 1842. O casal teve quatro filhos, mas apenas um viveu até a fase adulta. Em 1843, nasceu Robert Todd Lincoln e em 1846, Baker Lincoln. No dia 1 de fevereiro de 1850, Edward morreu. 'Willie' Lincoln nasceu em 21 de dezembro de de 1850 e morreu no dia 20 de fevereiro de 1862.

O quarto filho do casal foi Thomas Lincoln, que nasceu em quatro de abril de 1853 e morreu, aos 18 anos, em 16 de julho de 1871. E o único filho que sobreviveu foi Robert, que viveu e conseguiu ter filhos. O descendente de Lincoln teve seu o neto, Robert Todd Lincoln Beckwith, que morreu em 1835.

4 - Eleição

Lincoln tinha uma oratória muito boa e foi visto nos debates com Stephen Douglas. Por sua fama, o Partido Republicano recém-formado o escolheu para concorrer contra Douglas nas eleições para o Senado americano, em 1858. Ele perdeu, mas em 1860, os republicanos quiseram ele para ser candidato à presidência, ocasião na qual ele foi eleito.

5 - União

Em 1861, no dia 4 de fevereiro, depois que Lincoln assumiu a presidência, onze estados sulistas se separaram da União e formaram os Estados Confederados da América. Eram eles: Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Louisiana, Carolina do Norte, Mississípi, Carolina do Sul, Texas, Tennessee e Virgínia. Mas o presidente quis ir para a guerra para tentar restaurar a União. Isso foi o início da Guerra Civil Americana ou Guerra de Secessão.

6 - Conquistas

Abraham Lincoln conseguiu que os Estados Unidos não se dividisse, o que certamente resultaria na falência do sistema democrático norte-americano. Além disso, no dia 1º de janeiro de 1863, Lincoln emitiu a Proclamação da Emancipação, que libertava os escravos.

7 - Assassinato

No dia 14 de abril de 1865, ele foi assassinato no Teatro Ford em Washington por John Wilkes Booth. O homem era um ator que apoiava à causa dos Estados Confederados. E logo depois de sua morte, Abraham Lincoln já era reconhecido como um dos presidentes mais importantes dos EUA.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+