icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas que você não sabia sobre a Al-Qaeda

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      01/02/19 às 17h44
capa do post 7 coisas que você não sabia sobre a Al-Qaeda

Por influência de Abdulla Azzam, Osama bin Laden era o responsável e um dos maiores líderes da rede global de terror, e que comandou os ataques que resultou na morte de milhares de pessoas ao World Trade Center, nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001. Era a famosa Al-Qaeda. Além do ataque em Nova York em 2001, a organização comandou vários outros ataques terroristas ao redor do mundo.

O significado para Al-Qaeda é "a base", em tradução livre. Após a morte de bin Laden, um novo líder tomou frente da organização e já publicou vídeos fazendo críticas ao atual presidente norte americano, Donald Trump. Hoje, trouxemos para vocês algumas coisas que vocês podem não saber sobre a Al-Qaeda. Confira!

1 - Origem

A  Al-Qaeda remonta a uma associação de guerreiros árabes (mujahideen) que queriam combater a invasão soviética do Afeganistão na década de 1980. Após a retirada soviética da Arábia Saudita, em 1989, Osama bin Laden, que havia voltado para o país, se ofereceu para levantar um exercito islâmico para combater o Iraque, quando o país invadiu o Kuwait.

Assim nasceu a Al Qaeda. Bin Laden e seus seguidores estabeleceram sua base no Afeganistão e uma sequência de ataques terroristas se iniciara. Em agosto de 1996, o líder do grupo emitiu uma "declaração de guerra" aberta aos Estados Unidos.

2 - Os líderes

Osama bin Laden foi o mais notável comandante do grupo. Ele foi assassinado em 1 de maio de 2011, em Abbottabad, no Paquistão. O cirurgião Al-Zawahiri, médico e consultor pessoal de bin Laden, juntou-se ao movimento islâmico na década de 1970. Em junho de 2011, a Al-Al-Qaeda anunciou Al-Zawahiri como sucessor bin Laden no comando da organização.

3 - Os créditos

Muitos ataques terroristas que supostamente eram de responsabilidade da Al-Qaeda, não estão tecnicamente relacionados a eles. Bombardeios como os de Bali, Londres, Madri e Argélia, foram creditados à Al-Qaeda, mas foram, na verdade, realizados por grupos terroristas ligados a eles ou que compartilham da mesma motivação filosófica da organização. Não que isso os incomode.

4 - A empresa Al-Qaeda

A organização fundamentalista é tão estruturada que existe uma separação entre as lideranças centrais e os vários grupos de ação. Permitindo que ela funcione como um empreendimento em diversas partes do mundo, onde ela pode recrutar afegãos árabes. Além de que, a Al-Qaeda também fornece apoio financeiro e logístico para várias outras organizações terroristas mundo afora.

5 - Pedidos de desculpas

Apesar de ser uma grande contradição, essa grande organização formada para defender valores islâmicos mata mais muçulmanos do que eles gostariam que a gente soubesse. Eles costumam lançar vídeos comemorando seus ataques bem sucedidos.

No entanto, vez ou outra, eles também publicam vídeos após ataques os quais eles "lamentam" ter tido que realizar. Como foi o caso de um bombardeio de um hospital perto do Ministério da Defesa do Iêmen.

6 - Revistas Online

Milhões de pessoas podem ser alcançadas por meio de canais online ligados à Al-Qaeda, os influenciando e compartilhando a sua ideologia. A revista online Inspire fornece aos terroristas diversas lições e artigos sobre terrorismo. Até mesmo como eles podem construir bombas caseiras e dispositivos de tortura. A revista já contou inclusive com colunas escritas pelo próprio Osama bin Laden.

Até mesmo as mulheres foram "contempladas" com edições de um zine chamado Al-khaansa, sobre questões feministas e a forma sobre como criar futuros terroristas.

7 - Finanças

Muitas pessoas acreditam que a Al-Qaeda seja patrocinada pela fortuna pessoal de bin Laden, o que não é bem verdade. Apesar de que, durante a década de 1990, parte do financiamento do grupo tenha sido realmente feito por bin Laden. Porém, as agências de inteligência do mundo todo ainda não conseguiram compreender as estruturas de financiamento da Al-Qaeda. Mas, acredita-se que seja arrecadando dinheiro de doadores, mesquitas e organizações "simpáticas" à causa.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest