icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas que você não sabia sobre a Arca da Aliança

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 09/05/19 às 15h23

capa do post 7 coisas que você não sabia sobre a Arca da Aliança

A Arca da Aliança, também conhecida como Arca de Deus ou Arca do Pacto, é descrita na Bíblia como um objeto sagrado em que as tábuas dos Dez Mandamentos teriam sido guardadas. Além de armazenar os ensinamentos de Deus, a Arca também era considerada um veículo direto de comunicação entre Deus e o seu povo escolhido.

No entanto, o objeto de veneração entre os hebreus desapareceu depois da conquista de Jerusalém por Nabucodonosor. Segundo referências da Bíblia, no livro de Deuterocanônico de II Macabeus, o profeta Jeremias teria sido o escolhido para esconder a Arca.

Durante séculos após o seu desaparecimento, várias pessoas tentaram encontrar esse antigo tesouro, mas sem sucesso. Hoje reunimos aqui algumas coisas que você, muito provavelmente, não sabia a respeito de um dos objetos mais misteriosos já descritos na Bíblia.

1 - A fabricação

No livro de Êxodo, é contada a história por trás da montagem da Arca. Segundo a Bíblia, a Arca foi fabricada por Moisés, seguindo instruções divinas que indicaram o seu formato e tamanho. Segundo a descrição, a Arca é uma caixa e tampa de madeira de acácia. Suas proporções são 111 centímetros de comprimento e 66 centímetros de largura e altura. Depois de pronta, a estrutura foi coberta de ouro puro por dentro e por fora. Acredita-se que tinha sido construída a cerca de três mil anos atrás. O objeto foi feito para carregar as duas tábuas da lei, onde estavam escritos os Dez Mandamentos.

2 - Tesouros

Além das famosas tábuas dos Dez Mandamentos, a Arca da Aliança também guardava a vara de Aarão e um vaso de maná. Segundo o que é descrito no Novo Testamento aos Hebreus, o primeiro rolo de Torá, escrito por Moisés, também estava na Arca. Todos esses objetos eram uma representação da aliança de Deus com o povo de Israel. Daí o nome Arca da Aliança.

3 - Presença de Deus

Sob a tampa da Arca, foi esculpida uma peça em ouro, que formava dois querubins ajoelhados, um de frente para o outro, com as asas esticadas para frente. A escultura de ouro formava um arco de modo defensor e protetor. Os dois querubins se curvavam em direção à tampa em posição de adoração. Segundo relato no livro de Êxodo, Deus se fazia presente no propiciatório entre os dois querubins de ouro, e os Judeus nomearam essa presença de Shekiná.

4 - Os escolhidos

O objeto era tão sagrado que somente os sacerdotes levitas escolhidos poderiam tocar e transportar a Arca da Aliança. Quando a luz de Shekiná se manifestava e entrava no templo sagrado, apenas o Sumo-Sacerdote poderia estar presente. Caso o sacerdote escolhido estivesse em pecado, ele morreria instantaneamente.

5 - Roubo da Arca

Segundo relatos bíblicos, o objeto sagrado foi roubado pelos povos inimigos de Israel, os povos filisteus. Os filisteus sofreram de muitas doenças enquanto tinham a Arca em seu poder, isso porque qualquer homem que a tocasse e não fosse levita ou sacerdote, morria. Então, com as terríveis doenças causadas pela presença da Arca, os filisteus tiveram que se livrar do objeto de adoração. Foi quando a Arca foi enviada para a cidade de Gate. Mas lá, o objeto também foi rejeitado e então devolvido ao povo de Israel.

6 - Amuleto

A Arca era uma representação do próprio Deus entre os homens. A crença da presença de Deus fez com que os hebreus carregassem o objeto à frente de seus exércitos nas batalhas. No começo, apenas a presença da Arca já era o suficiente para os hebreus exterminarem exércitos inimigos inteiros. Mas quando não a levavam eram frequentemente derrotados.

7 - Paradeiro

O paradeiro da Arca até hoje é um mistério. Para muitos historiadores, ela poderia ser encontrada na Etiópia, na cidade de Aksum, escondida na Catedral de Santa Maria de Sião. Eles acreditam que o objeto tenha sido levado para lá pelo filho do Rei Salomão com a Rainha de Sabá. E estaria guardado sob os cuidados de um único sacerdote.

E você, já conhecia a Arca da Aliança? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest