• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre Carlos Magno

POR Toni Nascimento    EM História      08/02/19 às 15h49

O Império Carolíngio ocupou grande parte da região central da Europa, sendo uma das várias dinastias que surgiram após a ruína do Império Romano. Essa nova forma de organização foi construída com a sociedade feudal, na Idade Média. Esses núcleos de reinos pela Europa foram os embriões de muitos países como os conhecemos hoje, como a França e a Inglaterra.

A Dinastia Carolíngio foi fundada por Pepino, o Breve. Ele depôs o último merovíngio e colocou um fim na dinastia merovíngia em 751. Mas vamos admitir uma coisa? Dificilmente, você se lembra de Pepino, o Breve. O nome mais importante e marcante do Império Carolíngio foi Carlos Magno, filho de Pepino, o Bravo. O magnata é lembrado até hoje como uma das figuras históricas mais importantes do mundo. Listamos 7 informações sobre ele.

1 - Carlos Magno e a tomada de poder

Após a morte de Pepino, o Grande, era necessário que um dos dois herdeiros assumisse o trono para cuidar da região. Neste momento, entrou em cena um dos maiores conquistadores da história, Carlos Magno. Ele assume o torno em 768.

O início do seu reinado foi voltado para a conquista militar. Ele tinha como objetivo principal expandir os limites do reino conquistado por seu pai. Ele conquistou a Saxônia, Lombardia, Baviera, e uma faixa do território da atual Espanha.

2 - Educação clássica

Um monge inglês, chamado Alcuíno, foi o responsável por uma reforma educacional comandada por Carlos Magno. O principal ponto dessa reestruturação educacional era tornar obrigatório a manutenção dos conhecimentos gregos e romanos.

As escolas funcionavam junto aos mosteiros (escolas monacais), aos bispados (escolas catedrais) ou às cortes (escolas palatinas). Eram ensinadas as sete artes liberais: aritmética, geometria, astronomia, música, gramática, retórica e dialética.

3 - Alfabetização

Carlos Magno tinha como um dos seus principais objetivos alfabetizar o máximo número de pessoas possíveis. Ele tinha como opinião que uma pessoa não conseguia viver bem e agir como se não tivesse conhecimento das palavras e não soubesse usá-las bem na hora de se comunicar.

Em uma Epístola de Carlos Magno endereçada a Baugulgum, abade de Fuldens, ele disse:  "está escrito (quer dizer, está escrito no Antigo Testamento ou no Novo Testamento): 'Tu serás justificado ou condenado por tuas palavras'. Se bem seja muito melhor agir bem do que ser sábio, entretanto é preciso saber antes de agir".

4 - Território

Como era o território era muito extenso, Carlos Magno precisou criar um sistema para cuidar de tudo. As regiões foram divididas em condados, onde cada uma era cuidada por um Conde. Os chamados missi dominici eram funcionários enviados pelo imperador para fiscalizar os territórios. Ou seja, eles deveriam verificar e avisar ao imperador sobre a cobrança dos impostos, aplicação das leis etc.

5 - Arte carolíngia

Devido a grande influência grega, romana e bizantina, a arte Carolíngia é um dos grandes destaques do período. Uma marca dessa arte são as construções dos grandes palácios e das igrejas.  As iluminuras (livros pequenos com muitas ilustrações e detalhes em dourado) e relicários (recipientes decorados para guardar relíquias sagradas) também marcaram esse período.

6 - Imperador

No ano 800, Carlos Magno deu um grande passo político, tornando o imperador do Sacro Império Romano-Germânico, pelo papa Leão III. Assim, ele colocou-se como um defensor e disseminador da fé cristã pelas terras dominadas.

7 - Morte

Em 28 de janeiro de 814 d.C., Carlos Magno morre. Ele faleceu após sofrer uma pleurisia. Após sua morte, o Império Carolíngio perdeu força. As terras do império foram divididas entre os netos de Carlos Magno, em 843, através do Tratado de Verdun.

E aí, você conhecia um pouco sobre Carlos Magno? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Abraço.

Próxima Matéria
Via   Idade Média     Essas e Outras     Info Escola     Brainly  
Imagens Idade Média
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+