icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 coisas que você não sabia sobre Che Guevara

POR Gustavo Camargo EM História 06/02/18 às 15h54

capa do post 7 coisas que você não sabia sobre Che Guevara

Ernesto Rafael Guevara de La Serna, foi um famoso socialista do século XX. Nasceu na cidade de Rosário em 14 de junho de 1928 na Argentina. Veio a falecer em 9 de outubro de 1967, na aldeia de La Higuera, na Bolívia.

Ele é considerado um dos maiores sucessos comerciais do socialismo e um dos mais brutais assassinos da história. Não é de admirar que um homem tão amado por alguns e mortalmente odiado por outros seja tão familiar para a maioria de nós. Bom, levando isso em consideração nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 coisas que você não sabia sobre Che Guevara. Confira:

1 - Nome

O nome "Che Guevara" pode transmitir dois sentimentos, amor ou ódio. O nome é sinônimo de liberdade. O que muitos não sabem é que o verdadeiro nome de Che não era assim tão bom. Ele nasceu Ernesto Lynch. Seu sobrenome vem do fato de que sua família era meio irlandesa.

2 - Mal cheiro

Quando Che Guevara era jovem, ele foi apelidado de "Chanco" (porco) por seu de seus hábitos higiênicos. Ele usava orgulhosamente uma "camisa semanal". Uma camisa que ele mudava uma vez por semana, o que causava um grande mal cheiro a sua volta.

3 - Juventude

Diferente da imagem que muitos tem de Guevara, em sua juventude ele era bastante geek. Ele adorava de jogar xadrez e até entrou em torneios. Além de sair com seus amigos de xadrez, Ernesto lia poesia, algo que ele amava.

4 - Cubano ou não?

Mesmo que Guevara seja lembrado por suas ações em Cuba, ele realmente nasceu na Argentina, tinha pais ricos e ele nunca se tornou um cidadão cubano. Quando ele nasceu, seu pai disse que "a primeira coisa a notar é que nas veias do meu filho fluem o sangue dos rebeldes irlandeses".

5 - Medicina

Existem muitas teorias sobre o nível de escolaridade de Che Guevara. Mas em junho de 1953, Guevara completou seus estudos médicos e se formou como doutor Ernesto Guevara. Enquanto ainda estava estudando, teve um interesse particular em uma doença específica, a Hanseníase.

6 - Filhos

Quando vamos falar de Che Guevara, não é comum o vermos um homem de família. O fato é que ele teve um filho com sua primeira esposa, Hilda Gadea, uma filha que nasceu na Cidade do México em 15 de fevereiro de 1956 e ele teve quatro filhos com sua segunda esposa.

7 - Sem mãos

Depois de sua execução, um médico militar amputou as mãos de Che. Oficiais do exército boliviano transferiram o corpo de Guevara para um local não revelado e se recusaram a revelar se seus restos foram enterrados ou cremados. As mãos foram preservadas em formaldeído para serem enviadas para Buenos Aires para identificação de impressões digitais.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest