• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre estar bêbado

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      11/09/19 às 20h08

O consumo recreativo de álcool, a princípio, é inofensivo. A maioria das pessoas sabe o quanto o álcool é prejudicial à saúde, mas não liga muito pois não exagera na bebida. Mesmo assim, vale lembrar que a embriaguez ainda continua sendo um espectro, em nossa sociedade. Por isso, se você é do tipo que sabe muito bem sobre como é estar bêbado, cuidado.

Afinal, alguns copos a mais fazem qualquer um sentir dificuldade de falar com desenvoltura correta. Além disso, também existe a questão da falta de coordenação e equilíbrio. Para piorar, o julgamento já não é tão confiável. Entretanto, recentemente, pesquisadores revelaram o surpreendente papel que o álcool, em algumas situações inusitadas. Confira agora, 7 fatos que você não sabia sobre estar bêbado.

1 - O efeito do amigo sóbrio

Pessoas sóbrias fazem as pessoas embriagadas se sentirem mais bêbadas do que realmente estão. Esse foi o resultado de um estudo, que começou em 2016. Por um ano, os pesquisadores realizaram testes de bafômetro em quatro zonas da cidade de Cardiff, no País de Gales. Em suma, cerca de 1.800 testes foram realizados. Entretanto, apenas 400 pessoas concordaram em fazer parte da pesquisa. Após analisar os dados, a equipe de pesquisadores descobriu que, quando cercados por amigos que gostam de beber, o bêbado sempre subestima a quantidade de álcool ingerido. Os pesquisadores perceberam também que os embriagados consideram o ato de beber mais aceitável. Entretanto, se os amigos estão sóbrios, eles acabam achando que estão mais bêbados que o usual.

2 - A moral permanece a mesma

Em 2019, os pesquisadores decidiram testar se o álcool poderia afetar a moral. Durante o estudo, os voluntários tiveram que ingerir doses vodka. Em seguida, os pesquisadores mostraram fotografias que retratavam emoções humanas. Os embriagados sentiram mais empatia quando viram fotos com pessoas tristes. Em contrapartida, ficavam irritados quando viam fotos com pessoas que pareciam felizes. O estudo, depois, foi repetido, mas sem o uso de bebida alcoólica. Os cientistas, então, perceberam que os participantes tiveram as mesmas reações.

3 - Compras

De acordo com um estudo, realizado neste ano, quase 4 em cada 5 pessoas fazem compras online quando estão bêbados. Cerca de 2.174 pessoas participaram do estudo. Em suma, os produtos adquiridos são bastantes diversos. Um dos participantes comprou um castelo inflável, para a sala de estar. Outro comprou 90 kg de bambu e um óculos de visão noturna, avaliado em US$ 2.200. Dois terços compraram roupas. Jogos e filmes também foram adquiridos. Além disso, cerca de 85% dos clientes embriagados escolheram como loja o site Amazon.

4 - Bêbados sobrevivem mais a acidentes

Um estudo, de 2012, analisou 190.612 pacientes de trauma de Illinois. Dentro os pacientes analisados, os níveis de álcool no sangue variavam drasticamente. De acordo com o resultado do estudo, as pessoas bêbadas tinham maior probabilidade de sobreviver. Por quê? Bom, traumas podem desencadear perigosas reações no corpo, como choque, inflamação e desidratação. Muitos pacientes, que vivem certos traumas, morrem devido a essas reações. Agora, por incrível que pareça, os embriagados reagem melhor a esses processos.

5 - Brigas em bares

Michael Parks é pesquisador, na Penn State University, e ele queria saber quantas pessoas são capazes de intervir em uma briga de bar. Durante 503 noites, a equipe de Parks frequentou 87 clubes e bares. Ao todo, 860 eventos foram testemunhados. Um terço dos espectadores interferiram quando a situação continha dois homens bêbados, prestes a iniciar uma briga física.

6 - Dormir bêbado

É normal todo mundo querer tirar uma soneca, depois de tomar umas de leve, não? Sim, é, no entanto, também é perigoso. De acordo com especialistas, o teor de álcool no sangue pode aumentar enquanto o embriagado dorme. Em suma, o aumento do teor de álcool no sangue pode provocar vômitos, asfixia, convulsões, coma, dificuldades respiratórias e até a morte.

7 - Pássaros embriagados

Em 2014, pesquisadores queriam descobrir se os pássaros bêbados também perdem a desenvoltura vocal. O estudo analisou tentilhões-zebra. Para embebedá-los, os pesquisadores utilizaram suco de cravo, com 6% de álcool. O teor de álcool, no sangue dos pássaros, varia entre 0,05 a 0,08 por cento. Curiosamente, os pássaros cantaram menos. Além disso, quando o fizeram, as músicas saíram arrastadas e, muitas vezes, pareciam não estar afinadas.

Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens List Verse
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+