• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre Freud

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      17/01/19 às 16h53

Você já deve ter ouvido falar sobre Sigmund Freud, ou melhor, "só" Freud, né? Para quem não sabe, esse  homem foi o fundador da Psicanálise e responsável por produzir ideais seminais que influenciaram de forma impactante nossa compreensão da mente humana. No entanto, apenas isso não era o suficiente para que ele fosse amado e admirado por todos. Apesar de suas ideias revolucionárias em relação à mente humana, há quem discorde veementemente de suas ideias e métodos. Algumas pessoas chegam a odiá-lo. Seja odiando ou amando, é impossível dizer que seus estudos sobre a mente e o corpo não são impactantes e usados em vários campos de conhecimento.

Sigmund Schlomo Freud era austríaco. Nasceu no dia 6 de maio de 1856 e faleceu em 23 de setembro de 1939. A causa de sua morte foi um câncer no palato que o obrigou a realizar 39 cirurgias. Há diversas coisas que você provavelmente não sabe a seu respeito e foi pensando nisso que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas coisas que você não sabia sobre Freud. Se tiver alguma coisa que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - A causa de seu câncer

Como todos sabem, o uso excessivo de tabacos causa diversos tipos de problemas para a saúde. Freud teve um sério vício em charutos e isso foi a causa do seu câncer. O pai da psicanálise lutou contra o vício por muito tempo. Ele era um fumante ativo e esse foi o principal vetor de sua doença, que era grave.

2 - Uso de drogas

 

Freud usou cocaína por três anos, indo de 1887 a 1900. Ele usava a droga como uma maneira de ajudar com sua "depressão, falta de energia, problemas de estômago e como afrodisíaco", segundo Cohen. Além de fazer uso, Freud também receitava cocaína para seus pacientes, pois os efeitos nocivos eram desconhecidos na época e a droga agia como um analgésico. Sua carreira de médico sofreu após os efeitos e propriedades viciantes serem revelados.

3 - Freud psicanalisou sua filha Anna

Freud fazia sessões de psicanálise regularmente com Anna Freud, sua filha. Ele a via às 22h, pouco antes dela ir para a cama. Tudo começou quando Anna tinha 23 anos e continuou até sua morte.

4 - Artigo acadêmico sobre cocaína

Freud publicou, em 1884, um artigo chamado "On Coca". Esse falava sobre os efeitos terapêuticos da cocaína. Ele receitou doses da droga para sua esposa e vários amigos porque acreditava na capacidade do fármaco em melhorar a digestão e humor.

5 - Tornou-se médico por razões práticas

Freud se envolveu com Martha Bernays quando estava com 26 anos. Ele trabalhava em um laboratório de ciências na época e esse emprego não era o suficiente para manter sua família, financeiramente falando. Como resultado, ele abandonou a carreira de cientista e dedicou-se à medicina. Poderíamos dizer que ele virou médico por amor à esposa.

6 - Filho favorito

Sua mãe o chamava de "Siggie de ouro", o que fazia com que ele se sentisse o filho mais amado de sua mãe. Ele chegava a dizer que recebia mais carinho do que seus demais irmãos. De acordo com ele, este era um favor especial que recebia de sua mãe e isso deu origem a seu otimismo e auto suficiência.

7 - Melhor presente

Freud ganhou de uma das pacientes, Madame Benvenisti, um divã como forma de agradecer e expressar sua gratidão pelo psicanalista. Ele considerava esse o melhor presente que já ganhará de um paciente e isso foi bastante importante em sua vida.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+