• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre Loki, o deus traiçoeiro

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      01/02/19 às 14h16

Não, você não vai encontrar aqui curiosidades sobre o personagem dos filmes de super-heróis da Marvel. Estamos falando sobre Loki, o deus traiçoeiro da mitologia nórdica. Muito provavelmente você está familiarizado sobre os deuses escandinavos ou nórdicos através de Odin, o "Pai de todos" e principal deles, ou pelo seu filho, Thor, o deus do trovão. Mas e Loki, você sabe quem foi o deus da trapaça?

1 - O seu nome

Diferentemente dos outros deuses, o seu nome não possui um significado claro, como por exemplo Thor, que significa trovão, ou Odin que significa furor. Porém, existem algumas hipóteses etimológicas que podem dar significação ao seu nome: lobo, fim, aranha, chama ou fogo. Aliadas ao contexto histórico, esses significados ganham mais sentido. A sua relação próxima ao "deus do fogo", ou mesmo a ligação com o Ragnarök pela ideia de fim, e ainda por um dos seus filhos ser um lobo gigante.

2- Sua descendência

Seria Loki, um deus, um semideus, um gigante ou um trickster? Essa é uma questão que ainda intriga os mitólogos do mundo. Para os escandinavos, para ser um deus, é preciso ter um pai deus, independente da mãe ser humana ou não. No caso de Loki, ele era filho de gigantes. Seu pai se chamava Fárbauti e sua mãe se chamava Laufey.

Porém, sua descendência ainda gera discussões, para alguns mitólogos ambos seus pais eram gigantes, no entanto, outros acreditam que Laufey seria uma deusa associada a natureza. No entanto, a linhagem divina era paterna, no caso de Loki, ele seria uma exceção, e seria um deus por linhagem materna. Sendo chamado de Loki Laufeyjerson, ou filho de Laufey.

3 - Casamento e filhos

Loki teve uma única esposa, a deusa Sigyn. É importante salientar que nem todos os deuses e deusas eram cultuados em rituais. Como era o caso de Sugyn, que mesmo sendo uma deusa, não teve papel importante na mitologia nórdica. Loki e Sigyn tiveram dois filhos, Nari e Vali. Mas seus filhos mais conhecidos não foram os frutos do seu casamento. Loki tinha um caso com a giganta Angrboda, com o qual teve outros filhos. O mais notável filho de Loki, o lobo gigante Fenrir, a serpente Jormungand e a deusa dos mortos, Hel.

4 - Deus da trapaça

Em toda a história mitológica, Loki ficou conhecido por diversos apelidos, de acordo com a civilização que era mencionado. Entre eles, "Herrero Liar", "Shifters", "Língua de prata", "Sky Walker", "Mágico de mentiras" entre vários outros. Todos esses apelidos estão relacionados a mentir, enganar ou trapacear, relacionando ele como um personagem traiçoeiro e amante do mal, por esse motivo ficou conhecido como Deus da trapaça.

5 - Loki não era cultuado como um deus

Segundo a mitologia, Loki, assim como outros deuses não tinham um ritual de culto em seu nome, não havia prédios em sua homenagem ou mesmo uma religião que o seguisse. Mesmo que alguns não se refiram a ele como uma divindade pelo sentido estrito. Mas alguns mitólogos o definem como um deus menor, enquanto outros o classificam apenas como um ser mitológico.

6 - Relação próxima aos deuses

Sendo ou não um deus, não se pode negar o seu relacionamento próximo com outros deuses. No qual ele trabalhou junto e ajudou vários deuses com planos malignos idealizados por ele. No entanto, nem tudo foi contra os deuses, ele também participou de obras a favor dos deuses quando era de seu interesse, inclusive foi dado a ele o famoso martelo de Thor por sua contribuição aos deuses.

7 - Teve a boca costurada por um anão

Uma pedra, encontrada em 1950, permite conhecer um pouco melhor quem foi Loki. A pedra conta com uma gravura da face do semideus com os lábios cortados, confirmando uma das histórias contadas sobre ele. No conto, o anão Brok teria costurado os lábios de Loki a fim de impedi-lo de trapacear, resultando em suas cicatrizes na boca, uma das suas características físicas.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+