• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre Mao Tsé-Tung

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      28/01/19 às 16h58

A China é o maior país da Ásia Oriental e o país mais populoso do mundo com seus 1,38 bilhão de pessoas. Assim como todos os países, a China também tem suas histórias com líderes que marcaram o país. Mao Tsé-Tung foi um deles. Ele era um líder sagaz, perverso e com muita astúcia. Ele derrotou um exército de mais de quatro milhões de soldados. Também foi líder do partido comunista e assumiu o poder da China e ficou nele por mais de 26 anos.

Entre os anos de 1946 e 1949, uma guerra civil aconteceu na China e, lideradas por Mao Tsé-Tung, as forças populares saíram vitoriosas do conflito e com isso, Mao se autointitulou Grande Timoneiro, assumindo a lideranças do país. Aqui listamos algumas coisas mais sobre a vida de Mao Tsé-tung.

1 - Origem

Mao Tsé-tung nasceu na cidade de Hunan, em 1893, fruto de uma família de trabalhadores rurais. Ele viveu sua vida toda no mesmo lugar e a educação era considerada útil somente se pudesse ser aplicada nas tarefas que as pessoas desempenhavam. E por esse motivo, ele deixou a escola aos 13 anos e se dedicou totalmente à granja da família.

2 - Estudo

Quando jovem, Mao deixou a casa do pai e foi para a escola de magistério de Changshga e foi lá que teve o primeiro contato com o pensamento ocidental. Depois, ele se alistou no exército nacionalista e serviu por um ano e meio. Quando saiu do exército, ele voltou para Changsha e virou diretor da escola primária. Um tempo depois, ele trabalhou como bibliotecário auxiliar na Universidade de Pequim. Foi lá onde ele teve contato com duas pessoas que seriam chave para a revolução socialista chinesa: Chen Dixiu e Li Dazhao.

3 - Movimento

No dia quatro de maio de 1919, aconteceu uma revolta estudantil contra o Japão e nisso, Mao Tsé-Tung era uma parte ativa. Em 1921, ele participou da criação do Partido Comunista e depois de dois anos formou uma aliança com o Partido Nacionalista e Mao era responsável pela organização. E quando ele voltou pra sua cidade, ele viu que o sofrimento dos camponeses era a força que tinha que mudar o país.

4 - Casamentos

Mao Tsé-Tung se casou várias vezes. A primeira vez foi com uma mulher mais velha, que tinha sido escolhida por sua família, mas com essa, ele não consumou o casamento. A segunda vez foi em 1920 e ele se casou com uma menina chamada Yang Kai-hui. Eles viveram em uma casa em Changsha. Sua segunda mulher se interessava por política assim como ele e foi executada em 1930, por um governador anticomunista da província de Hunan.

Na terceira vez, Mao se casou com Ho Tsu-chen, que era uma professora primária. E depois, na quarta e última vez, se uniu à atriz de cinema Jiang Qing e os dois tinham o mesmo ideal de que a arte devia servir ao povo e à causa revolucionária. Ao todo, Mao teve cinco filhos.

5 - Vitória

A guerra civil foi retomada depois da Segunda Guerra Mundial e teve a vitória dos comunistas. E no dia 1º de outubro de 1949, foi proclamada oficialmente a República Oficial da China e Mao era o presidente. No começo, eles seguiram o modelo soviético mas, conforme o tempo passou, eles foram introduzindo mudanças importantes como, por exemplo, dando mais importância para a agricultura.

6 - Socialismo

Depois de 1959, Mao deixou o cargo de presidente da China mas continuou na presidência do partido. Nesse cargo, ele promoveu uma campanha de educação socialista e mostrou que a participação popular era a forma de conseguir um verdadeiro socialismo.

Esse período ficou conhecido como Revolução Cultural Proletária e com isso, Mao conseguiu desarticular e em seguida reorganizar o partido graças à participação da juventude na Guerra Vermelha.

7 - Princípios

Mao Tsé-Tung se descrevia como um professor de escola primária. E entre os seus princípios, estava buscar a verdade a partir dos fatos, o fato de tudo ter vários lados e estar em mudança e que se o seu inimigo é maior e mais armado, você deve crescer aos poucos. Além disso, para ele, tudo era feito das massas para as massas.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+