icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 coisas que você não sabia sobre o desenho dos Jovens Titãs

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      03/04/20 às 19h05
capa do post 7 coisas que você não sabia sobre o desenho dos Jovens Titãs

Aqueles que cresceram durante o início dos anos 2000 tiveram a oportunidade de testemunhar a exibição de animações que, hoje, são consideradas clássicos. Além disso, em uma época onde a internet não era tão democratizada quanto hoje, TV Globinho, Bom Dia & Cia e Cartoon Network eram responsáveis pelo entretenimento do público infantil. Sendo assim, diante dos diversos desenhos que poderíamos citar, resolvemos focar especialmente em um. Embora atualmente adaptações live-action como Vingadores e Liga da Justiça sejam responsáveis por apresentar o mundo dos quadrinhos à audiência geral, anos atrás, a principal forma de trazer super-heróis ao mainstream era através de desenhos animados. Portanto, resolvemos falar sobre um dos maiores sucessos da área, Jovens Titãs.

Originalmente transmitida entre os anos de 2003 e 2006, a série animada, criada por Sam Register e Glen Murakami, conta com 5 temporadas e adapta as aventuras da equipe homônima de super-heróis dos quadrinhos. Logo abaixo, você pode conferir algumas curiosidades sobre o programa.

7 - O programa tinha duas introduções

Jovens Titãs possui um tema de abertura que dispensa apresentação. No entanto, o que poucos sabem é que a música, responsável por introduzir a animação, é cantada por Puffy, um famoso grupo japonês. Você, provavelmente, deve conhecer as vocalistas, pois elas inspiraram Hi Hi Puffy AmiYumi, um dos desenhos mais amados do Cartoon Network. Embora a série animada do Puffy tenha sido cancelada prematuramente, tivemos a oportunidade de conferir o trabalho do grupo na abertura de Jovens Titãs. Contudo, existem duas músicas tema, por um motivo específico. Enquanto o vídeo acima mostra a abertura em inglês, abaixo, podemos ver a versão japonesa.

Assim como dissemos acima, ter duas versões da música não foi uma decisão aleatória. Acontece que, enquanto a versão em inglês conta com uma letra mais séria, a canção japonesa optou por um tom mais divertido. Como resultado disso, quando episódios mais sombrios e complexos eram exibidos no Japão e em algumas regiões, eles optavam pela introdução inglesa. Em contrapartida, episódios mais leves e engraçados eram introduzidos pela música em japonês.

6 - Jovens Titãs se relaciona com outras animações do DCAU

Em um mundo onde a Marvel consolidou o conceito de universo compartilhado, vivemos em busca de conexões entre uma obra e outra. Logo, o caso de Jovens Titãs não seria diferente. Sendo assim, muitos acreditam que a narrativa dos Titãs se correlaciona com outras produções do DCAU, o Universo Animado DC. Pois então, visto que fatos se fazem necessários nessas horas, vamos lá. O primeiro indício que reforça essa afirmação é o episódio de Super Choque em que o Batman aparece. Assim que Virgil pergunta ao Cavaleiro das Trevas onde está Robin, o Morcego responde que "ele está com os Titãs". Aliás, outros episódios desse programa acenam para a existência do grupo de heróis.

Além disso, em Liga da Justiça vemos Wally West assumindo o manto de Flash. Todavia, de acordo com os quadrinhos, anteriormente ele carregava o título de Kid Flash. Pois bem, acontece que, tanto em Liga da Justiça quanto em Jovens Titãs, ambos personagens partilham do mesmo dublador, indicando que o Kid Flash de JT pode sim ter se tornado o Flash da Liga. Por fim, em Liga da Justiça Sem Limites, o mesmo Ricardito de JT apareceu como ajudante do Arqueiro Verde.

5 - Ravena ficou tão popular na série que até a reviveram nos quadrinhos

Já vimos por aqui que a televisão e o cinema têm o poder dar visibilidade à vários personagens que antes estavam fadados ao esquecimento. Pois - acredite se quiser - Ravena se aplica nesse caso. Embora hoje a personagem seja super popular, antes de Jovens Titãs ela estava morta nos quadrinhos e tinha tudo para permanecer assim. Felizmente a animação a trouxe de volta ao mainstream e ela ganhou uma nova série nos quadrinhos.

4 - Eles não podiam chamar o Deathstroke por esse nome

Embora aborde temáticas relevantes, Jovens Titãs foi desenvolvida tendo crianças como público-alvo. Sendo assim, a série contava com bastante eufemismo. Só para ilustrar, ao invés de "matar", os personagens tinham de usar expressões como "eliminar" ou "destruir". Logo, foi exatamente isso que impossibilitou o uso do nome Deathstroke. Apesar de não ter o mesmo peso em português, em inglês esse nome está diretamente associado à palavra "death" que significa morte. Sendo assim, os roteiristas optaram por chamar o vilão apenas de Slade.

3 - Eles contam com vários crossovers

Assim como dissemos acima, Jovens Titãs existe no mesmo universo que diversas outras séries da DC. Contudo, a animação também realizou diversos crossovers com outras produções da Cartoon Network. Só para ilustrar, podemos citar seu encontro com o pessoal de Scooby Doo e As Meninas Superpoderosas. Ao menos na versão Em Ação.

2 - As razões pelas quais a série foi cancelada

Seja quando criança, seja quando adulto, é sempre difícil entender o porquê da sua série preferida simplesmente ter deixado de ser produzida. Apesar de hoje em dia a comunicação com a audiência funcionar de forma efetiva e, as vezes, conseguirmos compreender a razão do cancelamento, ainda sim é difícil. Então, imagina antigamente, quando só ficávamos sabendo disso porque a série deixava de ser transmitida. Pois então, foi isso que aconteceu com o púbico de Jovens Titãs. Após 65 episódios serem exibidos, o programa simplesmente parou de ser atualizado. Inclusive, para piorar a situação, a emissora nunca nos concedeu uma explicação convincente.

Contudo, de acordo com David Slack, produtor da animação, existem duas razões primárias para o cancelamento da mesma: primeiro, uma disputa entre a Mattel e a Bandai, pelos direitos envolvendo a produção de brinquedos dos Jovens Titãs; e, em segundo, a queda de avaliações positivas após a exibição da temporada mais sombria do programa. De qualquer forma, esse cancelamento ainda parece estranho, ainda mais se considerarmos a forma como a animação retornou mais tarde.

1 - O porquê deles terem retornado como Os Jovens Titãs em Ação

Sete anos após o cancelamento da série original, os Jovens Titãs retornaram como Jovens Titãs em Ação. No entanto, por que isso aconteceu exatamente? Não teria sido mais fácil simplesmente retomar a produção de novas temporadas da série original? Bom, aparentemente, os Titãs retornaram reformulados para as telinhas com o intuito de aumentar a venda de produtos relacionados aos personagens. Sendo assim, a série contou com diversas atualizações que a deixaram mais digerível para o público infantil. Porém, muitos acreditam que, apesar das mudanças, Jovens Titãs em Ação continua carregando a essência da série original.


Próxima Matéria
Via   WhatCulture  
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest